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Administração e Organização de Eventos

Formato: presencial

Objetivo
Especializar profissionais para criar projetos de eventos; planejar, administrar e gerir recursos e processos envolvidos em todas as fases do evento e elaborar projetos para captação de recursos a fim de viabilizar a realização do evento.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Administração e Organização de Eventos do Senac diferencia-se por abordar ferramentas de gestão e planejamento como forma de agregar valor estratégico para pessoas e organizações que realizam eventos.

Os alunos têm a oportunidade de realizar efetivamente um evento: por meio do Projeto Prático de Eventos, eles vivenciam a idealização, o planejamento e a organização de um evento real.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho:
O profissional formado por este curso poderá atuar como gestor de eventos em empresas produtoras, promotoras e organizadoras de eventos; agências de comunicação, publicidade e de viagens que trabalham com eventos; departamentos de eventos de empresas em geral; casas de espetáculos e de entretenimento; instituições culturais; departamentos de marketing; centros de convenções, hotéis e outros meios de hospedagem; órgãos públicos, escolas, clubes esportivos, recreativos e sociais; buffets e restaurantes.

Poderá também atuar como empreendedor em negócios próprios, seja como consultor, apontando soluções, seja como assessor, ao auxiliar operacionalmente na implementação, reformulação e reposicionamento de empresas de eventos.

Panorama de mercado:
O mercado de eventos, de acordo com a pesquisa II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, 2013, o país vem ganhando maior visibilidade internacional nos últimos anos com a realização de grandes eventos esportivos e culturais. As empresas organizadoras e fornecedores do segmento estão cada vez mais bem preparados e comprometidos com a melhoria dos serviços. Por isso, o mercado de eventos no Brasil está em plena expansão e cresce 14% ao ano. O estudo revela que esse segmento movimentou R$ 209,2 bilhões em 2013, o que representa uma participação do setor de 4,32% do PIB do país. Nesse mesmo período, o Brasil sediou cerca de 590 mil eventos (ABEOC, 2014).

Dados da pesquisa da International Congress and Convention Association (ICCA), apontam que o Brasil recebeu em 2015 mais de 146 mil visitantes estrangeiros que participaram de eventos internacionais no país. Com 292 eventos realizados, esse volume foi 10% superior comparado ao ano anterior, o que garantiu a 11ª colocação no ranking global. Ao todo, 59 cidades brasileiras tiveram captação de eventos internacionais em 2015, e a cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar no país, com 78 eventos internacionais, contra 66 em 2014 (ICCA, 2016).

Os eventos sociais também desempenham importante papel econômico para o país. A Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA) divulgou a pesquisa elaborada pela Data Popular, intitulada O mercado de eventos sociais: indicadores sobre a oferta e a demanda, apontando um crescimento contínuo do mercado de festas e cerimônias, atingindo R$ 16,8 bilhões em 2014. Casamentos, festas de debutantes e formaturas estão entre os eventos sociais mais realizados no país. Foram mais de um milhão de casamentos no ano e a região Sudeste foi responsável por aproximadamente 50% desse total, com R$ 8,6 bilhões. O mercado de debutantes atinge um potencial de 2 milhões de pessoas ao ano, enquanto que o número de universitários atingiu impressionantes 7 milhões de estudantes, fazendo crescer a demanda por festas de formatura no Brasil. Com esse cenário, percebe-se uma vasta gama de participantes na cadeia produtiva do segmento, gerando aproximadamente 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados na economia nacional, contribuindo com cerca de R$ 48 bilhões de impostos, de acordo com dados divulgados na pesquisa 7 realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) em colaboração com o SEBRAE (ABEOC, 2015).

Com a expansão do segmento, observa-se a necessidade de formação e qualificação de profissionais com competência para administrar, operacionalizar e gerenciar os múltiplos serviços de eventos, abrangendo técnicas, habilidades, ferramentas e operações, que atendam ao mercado.

A pós-graduação em Administração e Organização de Eventos destina-se a graduados (com diploma) que atuam em eventos e em diferentes áreas, como: administração, marketing, comunicação social e empresarial, turismo, hotelaria, alimentação, lazer, relações públicas, artes ou, ainda, àqueles interessados em especializar-se nesse ramo de atividade.
PANORAMA DO MERCADO DE EVENTOS
Apresenta e discute o mercado de eventos no Brasil e no mundo, considerando as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria; diversidade de estruturas, conceitos, classificações e tipologias, para contextualizar a importância do setor.
PROCESSO CRIATIVO E PLANEJAMENTO EM EVENTOS
Aborda o processo de criação de um evento, em que apresenta e analisa as suas fases de planejamento: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento, considerando a acessibilidade física e nas comunicações e a preservação do meio ambiente, com a finalidade de instrumentalizar para a elaboração de projetos de eventos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO NO SETOR DE EVENTOS
Aborda os aspectos de planejamento e administração da gestão de negócios na área de eventos e tendências do mercado. Apresenta ferramentas para a elaboração de planos de negócios e gestão estratégica, com a finalidade de identificar novas oportunidades de negócios e empreender no setor de eventos.
COMUNICAÇÃO E MARKETING DE EVENTOS
Aborda os fundamentos de marketing e comunicação específicos para eventos, considerando objetivo, pesquisa de demanda, segmentação de público, posicionamento de mercado e peças de comunicação, com o objetivo de elaborar planos de comunicação de eventos.
PROJETO PRÁTICO DE EVENTO I
Propõe a elaboração de uma proposta de evento com as seguintes fases: criação, concepção, pesquisa e pré-projeto, articulando os conhecimentos dos demais componentes curriculares, para o protagonismo do aluno na concepção do projeto.
VISITAS TÉCNICAS: ESPAÇOS E MONTAGENS DE EVENTOS
Propõe visitas técnicas para que se conheça e analise espaços e montagens para desenvolver a percepção das possibilidades de uso dos locais, de diferentes tipologias de eventos e promover o contato direto com profissionais da área.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Apresenta os instrumentos necessários para a elaboração de projetos comerciais, identificando as fontes potenciais de recursos, conceituação de parceria, patrocínio, permuta, apoio e novos modelos de financiamento e estuda as leis de incentivo fiscal, com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável para a realização de eventos.
GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS
Apresenta e discute a importância da gestão logística, considerando o fluxo das operações nas diferentes fases e tipos de eventos, com a elaboração das respectivas ferramentas de controle: fluxograma, checklist, cronograma, entre outras, para a execução do projeto.
ALIMENTOS E BEBIDAS EM EVENTOS
Apresenta parâmetros para o dimensionamento de recursos humanos, materiais, alimentos e bebidas, considerando a quantidade e perfil dos participantes, os tipos de serviços, a duração do evento e as tendências gastronômicas.
LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA EM EVENTOS
Apresenta conceitos legais de segurança, sustentabilidade e ética necessários ao planejamento dos diversos tipos de eventos, discutindo os principais aspectos de riscos, restrições e planos de contingência, por intermédio de análise de aspectos legais, tais como responsabilidade civil, criminal e penalidades aplicáveis e respectivos instrumentos, discutindo ainda temas contemporâneos como discriminação e direito à diferença e à diversidade cultural, globalização e responsabilidade socioambiental.
NEGOCIAÇÃO EM EVENTOS
Descreve e analisa as técnicas de vendas e negociação, incentivando o desenvolvimento de propostas criativas e lucrativas em eventos.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES EM EVENTOS
Aborda o conceito de liderança, o papel do líder e a importância do capital humano nos diversos campos de atuação, com a finalidade de discutir a motivação e o trabalho em equipe na realização de eventos.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE EVENTOS
Aborda os procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos, por meio do levantamento detalhado dos itens de custos fixos e despesas variáveis, formando assim a precificação do serviço: ponto de equilíbrio da empresa; margem de contribuição; taxa de retorno do investimento; modelo de planilha de estimativa de custos e despesas; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; encargos sociais; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios na atividade de eventos.
PROTOCOLO, CERIMONIAL E ETIQUETA
Apresenta as regras de protocolo, cerimonial e etiqueta social e profissional, com a finalidade de refletir sobre a importância desses preceitos na organização e realização de eventos e nas relações sociais.
PROJETO PRÁTICO DE EVENTO II
Propõe a continuidade e finalização da proposta iniciada no componente curricular Projeto Prático de Eventos I, por meio da elaboração de proposição, organização e gestão de um evento em todas as fases.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
PANORAMA DO MERCADO DE EVENTOS
Apresenta e discute o mercado de eventos no Brasil e no mundo, considerando as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria; diversidade de estruturas, conceitos, classificações e tipologias, para contextualizar a importância do setor.
PROCESSO CRIATIVO E PLANEJAMENTO EM EVENTOS
Aborda o processo de criação de um evento, em que apresenta e analisa as suas fases de planejamento: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento, considerando a acessibilidade física e nas comunicações e a preservação do meio ambiente, com a finalidade de instrumentalizar para a elaboração de projetos de eventos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO NO SETOR DE EVENTOS
Aborda os aspectos de planejamento e administração da gestão de negócios na área de eventos e tendências do mercado. Apresenta ferramentas para a elaboração de planos de negócios e gestão estratégica, com a finalidade de identificar novas oportunidades de negócios e empreender no setor de eventos.
COMUNICAÇÃO E MARKETING DE EVENTOS
Aborda os fundamentos de marketing e comunicação específicos para eventos, considerando objetivo, pesquisa de demanda, segmentação de público, posicionamento de mercado e peças de comunicação, com o objetivo de elaborar planos de comunicação de eventos.
PROJETO PRÁTICO DE EVENTO I
Propõe a elaboração de uma proposta de evento com as seguintes fases: criação, concepção, pesquisa e pré-projeto, articulando os conhecimentos dos demais componentes curriculares, para o protagonismo do aluno na concepção do projeto.
VISITAS TÉCNICAS: ESPAÇOS E MONTAGENS DE EVENTOS
Propõe visitas técnicas para que se conheça e analise espaços e montagens para desenvolver a percepção das possibilidades de uso dos locais, de diferentes tipologias de eventos e promover o contato direto com profissionais da área.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Apresenta os instrumentos necessários para a elaboração de projetos comerciais, identificando as fontes potenciais de recursos, conceituação de parceria, patrocínio, permuta, apoio e novos modelos de financiamento e estuda as leis de incentivo fiscal, com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável para a realização de eventos.
GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS
Apresenta e discute a importância da gestão logística, considerando o fluxo das operações nas diferentes fases e tipos de eventos, com a elaboração das respectivas ferramentas de controle: fluxograma, checklist, cronograma, entre outras, para a execução do projeto.
ALIMENTOS E BEBIDAS EM EVENTOS
Apresenta parâmetros para o dimensionamento de recursos humanos, materiais, alimentos e bebidas, considerando a quantidade e perfil dos participantes, os tipos de serviços, a duração do evento e as tendências gastronômicas.
LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA EM EVENTOS
Apresenta conceitos legais de segurança, sustentabilidade e ética necessários ao planejamento dos diversos tipos de eventos, discutindo os principais aspectos de riscos, restrições e planos de contingência, por intermédio de análise de aspectos legais, tais como responsabilidade civil, criminal e penalidades aplicáveis e respectivos instrumentos, discutindo ainda temas contemporâneos como discriminação e direito à diferença e à diversidade cultural, globalização e responsabilidade socioambiental.
NEGOCIAÇÃO EM EVENTOS
Descreve e analisa as técnicas de vendas e negociação, incentivando o desenvolvimento de propostas criativas e lucrativas em eventos.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES EM EVENTOS
Aborda o conceito de liderança, o papel do líder e a importância do capital humano nos diversos campos de atuação, com a finalidade de discutir a motivação e o trabalho em equipe na realização de eventos.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE EVENTOS
Aborda os procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos, por meio do levantamento detalhado dos itens de custos fixos e despesas variáveis, formando assim a precificação do serviço: ponto de equilíbrio da empresa; margem de contribuição; taxa de retorno do investimento; modelo de planilha de estimativa de custos e despesas; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; encargos sociais; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios na atividade de eventos.
PROTOCOLO, CERIMONIAL E ETIQUETA
Apresenta as regras de protocolo, cerimonial e etiqueta social e profissional, com a finalidade de refletir sobre a importância desses preceitos na organização e realização de eventos e nas relações sociais.
PROJETO PRÁTICO DE EVENTO II
Propõe a continuidade e finalização da proposta iniciada no componente curricular Projeto Prático de Eventos I, por meio da elaboração de proposição, organização e gestão de um evento em todas as fases.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Panorama do Mercado de Eventos
Apresenta e discute o mercado de eventos no Brasil e no mundo, considerando as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria; diversidade de estruturas, conceitos, classificações e tipologias, para contextualizar a importância do setor.
Processo Criativo e Planejamento em Eventos
Aborda o processo de criação de um evento, em que apresenta e analisa as suas fases de planejamento: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento, considerando a acessibilidade física e nas comunicações e a preservação do meio ambiente, com a finalidade de instrumentalizar para a elaboração de projetos de eventos.
Gestão de Negócios e Empreendedorismo no Setor de Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração da gestão de negócios na área de eventos e tendências do mercado. Apresenta ferramentas para a elaboração de planos de negócios e gestão estratégica, com a finalidade de identificar novas oportunidades de negócios e empreender no setor de eventos.
Comunicação e Marketing de Eventos
Aborda os fundamentos de marketing e comunicação específicos para eventos, considerando objetivo, pesquisa de demanda, segmentação de público, posicionamento de mercado e peças de comunicação, com o objetivo de elaborar planos de comunicação de eventos.
Projeto Prático de Evento I
Propõe a elaboração de uma proposta de evento com as seguintes fases: criação, concepção, pesquisa e pré-projeto, articulando os conhecimentos dos demais componentes curriculares, para o protagonismo do aluno na concepção do projeto.
Visitas Técnicas: Espaços e Montagens de Eventos
Propõe visitas técnicas para que se conheça e analise espaços e montagens para desenvolver a percepção das possibilidades de uso dos locais, de diferentes tipologias de eventos e promover o contato direto com profissionais da área.
Metodologia de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Apresenta os instrumentos necessários para a elaboração de projetos comerciais, identificando as fontes potenciais de recursos, conceituação de parceria, patrocínio, permuta, apoio e novos modelos de financiamento e estuda as leis de incentivo fiscal, com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável para a realização de eventos.
Gestão Logística de Eventos
Apresenta e discute a importância da gestão logística, considerando o fluxo das operações nas diferentes fases e tipos de eventos, com a elaboração das respectivas ferramentas de controle: fluxograma, checklist, cronograma, entre outras, para a execução do projeto.
Alimentos e bebidas em Eventos
Apresenta parâmetros para o dimensionamento de recursos humanos, materiais, alimentos e bebidas, considerando a quantidade e perfil dos participantes, os tipos de serviços, a duração do evento e as tendências gastronômicas.
Legislação e Segurança em Eventos
Apresenta conceitos legais de segurança, sustentabilidade e ética necessários ao planejamento dos diversos tipos de eventos, discutindo os principais aspectos de riscos, restrições e planos de contingência, por intermédio de análise de aspectos legais, tais como responsabilidade civil, criminal e penalidades aplicáveis e respectivos instrumentos, discutindo ainda temas contemporâneos como discriminação e direito à diferença e à diversidade cultural, globalização e responsabilidade socioambiental.
Negociação em Eventos
Descreve e analisa as técnicas de vendas e negociação, incentivando o desenvolvimento de propostas criativas e lucrativas em eventos.
Liderança e Gestão de Equipes em Eventos
Aborda o conceito de liderança, o papel do líder e a importância do capital humano nos diversos campos de atuação, com a finalidade de discutir a motivação e o trabalho em equipe na realização de eventos.
Administração Financeira de Eventos
Aborda os procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos, por meio do levantamento detalhado dos itens de custos fixos e despesas variáveis, formando assim a precificação do serviço: ponto de equilíbrio da empresa; margem de contribuição; taxa de retorno do investimento; modelo de planilha de estimativa de custos e despesas; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; encargos sociais; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios na atividade de eventos.
Protocolo, Cerimonial e Etiqueta
Apresenta as regras de protocolo, cerimonial e etiqueta social e profissional, com a finalidade de refletir sobre a importância desses preceitos na organização e realização de eventos e nas relações sociais.
Projeto Prático de Evento II
Propõe a continuidade e finalização da proposta iniciada no componente curricular Projeto Prático de Eventos I, por meio da elaboração de proposição, organização e gestão de um evento em todas as fases.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
PANORAMA DO MERCADO DE EVENTOS
Apresenta e discute o mercado de eventos no Brasil e no mundo, considerando as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria; diversidade de estruturas, conceitos, classificações e tipologias, para contextualizar a importância do setor.
PROCESSO CRIATIVO E PLANEJAMENTO EM EVENTOS
Aborda o processo de criação de um evento, em que apresenta e analisa as suas fases de planejamento: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento, considerando a acessibilidade física e nas comunicações e a preservação do meio ambiente, com a finalidade de instrumentalizar para a elaboração de projetos de eventos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO NO SETOR DE EVENTOS
Aborda os aspectos de planejamento e administração da gestão de negócios na área de eventos e tendências do mercado. Apresenta ferramentas para a elaboração de planos de negócios e gestão estratégica, com a finalidade de identificar novas oportunidades de negócios e empreender no setor de eventos.
COMUNICAÇÃO E MARKETING DE EVENTOS
Aborda os fundamentos de marketing e comunicação específicos para eventos, considerando objetivo, pesquisa de demanda, segmentação de público, posicionamento de mercado e peças de comunicação, com o objetivo de elaborar planos de comunicação de eventos.
PROJETO PRÁTICO DE EVENTO I
Propõe a elaboração de uma proposta de evento com as seguintes fases: criação, concepção, pesquisa e pré-projeto, articulando os conhecimentos dos demais componentes curriculares, para o protagonismo do aluno na concepção do projeto.
VISITAS TÉCNICAS: ESPAÇOS E MONTAGENS DE EVENTOS
Propõe visitas técnicas para que se conheça e analise espaços e montagens para desenvolver a percepção das possibilidades de uso dos locais, de diferentes tipologias de eventos e promover o contato direto com profissionais da área.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Apresenta os instrumentos necessários para a elaboração de projetos comerciais, identificando as fontes potenciais de recursos, conceituação de parceria, patrocínio, permuta, apoio e novos modelos de financiamento e estuda as leis de incentivo fiscal, com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável para a realização de eventos.
GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS
Apresenta e discute a importância da gestão logística, considerando o fluxo das operações nas diferentes fases e tipos de eventos, com a elaboração das respectivas ferramentas de controle: fluxograma, checklist, cronograma, entre outras, para a execução do projeto.
ALIMENTOS E BEBIDAS EM EVENTOS
Apresenta parâmetros para o dimensionamento de recursos humanos, materiais, alimentos e bebidas, considerando a quantidade e perfil dos participantes, os tipos de serviços, a duração do evento e as tendências gastronômicas.
LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA EM EVENTOS
Apresenta conceitos legais de segurança, sustentabilidade e ética necessários ao planejamento dos diversos tipos de eventos, discutindo os principais aspectos de riscos, restrições e planos de contingência, por intermédio de análise de aspectos legais, tais como responsabilidade civil, criminal e penalidades aplicáveis e respectivos instrumentos, discutindo ainda temas contemporâneos como discriminação e direito à diferença e à diversidade cultural, globalização e responsabilidade socioambiental.
NEGOCIAÇÃO EM EVENTOS
Descreve e analisa as técnicas de vendas e negociação, incentivando o desenvolvimento de propostas criativas e lucrativas em eventos.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES EM EVENTOS
Aborda o conceito de liderança, o papel do líder e a importância do capital humano nos diversos campos de atuação, com a finalidade de discutir a motivação e o trabalho em equipe na realização de eventos.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE EVENTOS
Aborda os procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos, por meio do levantamento detalhado dos itens de custos fixos e despesas variáveis, formando assim a precificação do serviço: ponto de equilíbrio da empresa; margem de contribuição; taxa de retorno do investimento; modelo de planilha de estimativa de custos e despesas; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; encargos sociais; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios na atividade de eventos.
PROTOCOLO, CERIMONIAL E ETIQUETA
Apresenta as regras de protocolo, cerimonial e etiqueta social e profissional, com a finalidade de refletir sobre a importância desses preceitos na organização e realização de eventos e nas relações sociais.
PROJETO PRÁTICO DE EVENTO II
Propõe a continuidade e finalização da proposta iniciada no componente curricular Projeto Prático de Eventos I, por meio da elaboração de proposição, organização e gestão de um evento em todas as fases.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Panorama do Mercado de Eventos
Discute os negócios de eventos na conjuntura atual com informações, dados e estatísticas do desenvolvimento da atividade de eventos no Brasil e no Mundo. Desenvolve o perfil do OPC (organizador profissional de Eventos), expõe as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria com a intenção de integrar o aluno ao seu ambiente de trabalho.
Conceituação, Classificação, Tipologia
Aborda definições sobre a atividade de eventos, assim como a diversidade de estruturas de forma a homogeneizar os conceitos trabalhados no curso.
Fases do Planejamento, Concepção, Pré-evento, Evento e Pós-evento
Descreve e analisa as diretrizes que compõem a sistemática de um evento, (concepção, pré-evento, evento e pós-evento), para discutir suas características e interligação como imprescindíveis na eficácia do planejamento.
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
Apresenta os procedimentos de cerimonial e protocolo e o conceito de etiqueta social em eventos com a finalidade de discutir as questões de harmonização das relações sociais que se tornaram imprescindíveis na realização de eventos.
Projeto Prático de Eventos I
Catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos fornece elementos para a elaboração de proposta de evento (concepção e pré-evento).
Logística em Eventos: Conceituação e Operacionalização
Desenvolve o conceito de logística e suas estratégias aplicadas ao segmento, abordando decoração e ambientação; alimentos e bebidas, definição de equipamentos; e normas, manutenção e procedimentos aplicados à segurança no trabalho e ao patrimônio empresarial, com a finalidade de otimizar a organização do evento.
Projetos e Tecnologia em Eventos
Apresenta softwares especializados e estuda projetos que fazem uso dos mesmos para discutir a aplicabilidade de tecnologia em projetos de eventos e sua contribuição como aliada na gestão eficaz dos negócios.
Conceituação de Gestão de Negócios e Tendências em Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração das etapas, processos de definição de negócios, com clientes primários, secundários e fornecedores, baseando-se em fatos e tendências do segmento de eventos, com a finalidade instrumentalizar para a gestão estratégica.
Elaboração de Projeto e Captação de Recursos
Desenvolve os elementos necessários para a formatação do projeto comercial; priorizando a identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; estudo das leis de incentivo fiscal com a finalidade de inserir a captaçã
Projeto Integrado de Comunicação e Marketing
Desenvolve os conceitos centrais de marketing e seus instrumentais como gestor de co-branding, além de apresentar as principais ferramentas de comunicação para atender as necessidades dos consumidores e captar novos clientes, para subsidiar a elaboração de um plano de comunicação adequado para o segmento.
Gestão de Recursos Econômicos e Estratégias em Eventos
Analisa os ambientes econômicos macro e micro que podem interferir na operacionalidade do evento, assim como a reflexão de estruturação dos meios de desenvolvimento de um evento para gerar diferenciais mercadológicos.
Gestão de Finanças
Analisa procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos e sua relevância na composição financeira do serviço: levantamento dos itens de custo que compõem o evento; negociação com fornecedores; modelo de planilha de custos; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; formação de preços, viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios; encargos sociais para a otimização dos processos administrativos de um evento.
Gestão de Pessoas
Analisa e discute os modelos de gestão de pessoas; conceitos de competência e das relações de trabalho; segurança do trabalho; recrutamento e seleção; motivação; treinamento e avaliação de desempenho, liderança de equipes; aspectos de gerenciamento; legislação aplicada para a integração de pessoas, incremento da produtividade e reflexão sobre a importância do Capital Humano em Eventos.
Projeto Prático de Eventos II
Atua como catalisador da aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos e oferece elementos para a finalização do processo iniciado em PPE I, de proposição e organização de um evento. Corresponde à concretização de um evento e sua avaliação posterior (pós-evento).
Visitas Técnicas
Promove a comparação e análise de atividades de eventos, em suas diversas fases e tipologias, por meio através de visitas técnicas pesquisas, fóruns e atividades com apoio de novas tecnologias, para integrar a teoria e prática.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Panorama do Mercado de Eventos
Apresenta e discute o mercado de eventos no Brasil e no mundo, considerando as principais entidades de classe e formas de remuneração da categoria; diversidade de estruturas, conceitos, classificações e tipologias, para contextualizar a importância do setor.
Processo Criativo e Planejamento em Eventos
Aborda o processo de criação de um evento, em que apresenta e analisa as suas fases de planejamento: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento, considerando a acessibilidade física e nas comunicações e a preservação do meio ambiente, com a finalidade de instrumentalizar para a elaboração de projetos de eventos.
Gestão de Negócios e Empreendedorismo no Setor de Eventos
Aborda os aspectos de planejamento e administração da gestão de negócios na área de eventos e tendências do mercado. Apresenta ferramentas para a elaboração de planos de negócios e gestão estratégica, com a finalidade de identificar novas oportunidades de negócios e empreender no setor de eventos.
Comunicação e Marketing de Eventos
Aborda os fundamentos de marketing e comunicação específicos para eventos, considerando objetivo, pesquisa de demanda, segmentação de público, posicionamento de mercado e peças de comunicação, com o objetivo de elaborar planos de comunicação de eventos.
Projeto Prático de Evento I
Propõe a elaboração de uma proposta de evento com as seguintes fases: criação, concepção, pesquisa e pré-projeto, articulando os conhecimentos dos demais componentes curriculares, para o protagonismo do aluno na concepção do projeto.
Visitas Técnicas: Espaços e Montagens de Eventos
Propõe visitas técnicas para que se conheça e analise espaços e montagens para desenvolver a percepção das possibilidades de uso dos locais, de diferentes tipologias de eventos e promover o contato direto com profissionais da área.
Metodologia de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Apresenta os instrumentos necessários para a elaboração de projetos comerciais, identificando as fontes potenciais de recursos, conceituação de parceria, patrocínio, permuta, apoio e novos modelos de financiamento e estuda as leis de incentivo fiscal, com a finalidade de inserir a captação de recursos como ferramenta indispensável para a realização de eventos.
Gestão Logística de Eventos
Apresenta e discute a importância da gestão logística, considerando o fluxo das operações nas diferentes fases e tipos de eventos, com a elaboração das respectivas ferramentas de controle: fluxograma, checklist, cronograma, entre outras, para a execução do projeto.
Alimentos e Bebidas em Eventos
Apresenta parâmetros para o dimensionamento de recursos humanos, materiais, alimentos e bebidas, considerando a quantidade e perfil dos participantes, os tipos de serviços, a duração do evento e as tendências gastronômicas.
Legislação e Segurança em Eventos
Apresenta conceitos legais de segurança, sustentabilidade e ética necessários ao planejamento dos diversos tipos de eventos, discutindo os principais aspectos de riscos, restrições e planos de contingência, por intermédio de análise de aspectos legais, tais como responsabilidade civil, criminal e penalidades aplicáveis e respectivos instrumentos, discutindo ainda temas contemporâneos como discriminação e direito à diferença e à diversidade cultural, globalização e responsabilidade socioambiental. Bibliografia básica
Negociação em Eventos
Descreve e analisa as técnicas de vendas e negociação, incentivando o desenvolvimento de propostas criativas e lucrativas em eventos.
Liderança e Gestão de Equipes em Eventos
Aborda o conceito de liderança, o papel do líder e a importância do capital humano nos diversos campos de atuação, com a finalidade de discutir a motivação e o trabalho em equipe na realização de eventos.
Administração Financeira de Eventos
Aborda os procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos, por meio do levantamento detalhado dos itens de custos fixos e despesas variáveis, formando assim a precificação do serviço: ponto de equilíbrio da empresa; margem de contribuição; taxa de retorno do investimento; modelo de planilha de estimativa de custos e despesas; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; encargos sociais; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios na atividade de eventos.
Protocolo, Cerimonial e Etiqueta
Apresenta as regras de protocolo, cerimonial e etiqueta social e profissional, com a finalidade de refletir sobre a importância desses preceitos na organização e realização de eventos e nas relações sociais.
Projeto Prático em Evento II
Propõe a continuidade e finalização da proposta iniciada no componente curricular Projeto Prático de Eventos I, por meio da elaboração de proposição, organização e gestão de um evento em todas as fases.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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Proposta metodológica:
O curso é desenvolvido por módulos temáticos e interdisciplinares que interagem por meio de atividades como aulas teóricas, aulas práticas (realização de workshops), visitas técnicas (atividades desenvolvidas in loco em empresas e/ou espaços de eventos), palestras, estudos de caso, além de fóruns para discussões sobre o mercado, as tecnologias disponíveis e a capacitação dos profissionais atuantes. O Centro Universitário Senac oferece apoio virtual para consultas, pesquisas, discussões e elaboração de tarefas.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O TCC consiste em um projeto de evento e sua realização, respeitando as etapas de concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento.

Este trabalho é elaborado por meio da metodologia de projetos, ao longo do curso, em duas etapas:
Projeto Prático de Eventos I: realiza-se a concepção e o início do planejamento de um evento;
Projeto Prático de Eventos II: elabora-se o término do planejamento, a execução efetiva do evento e os processos de encerramento do mesmo.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Administração e Organização de Eventos (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 06 de setembro de 2019*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Senac Aclimação: até 06 de setembro de 2019.


Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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Outras informações sobre este curso

 Associação Brasileira de Empresas de Eventos no estado de São Paulo

Colaboradores e associados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos no estado de São Paulo (ABEOC SP) têm 20% de desconto na mensalidade deste curso