Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Arquitetura da Paisagem

Arquitetura da Paisagem

Você se especializará em diversas modalidades do segmento paisagístico, desenvolvendo soluções para questões urbanas e ambientais pertinentes à arquitetura da paisagem, considerando os aspectos funcionais e estéticos.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em equipes interdisciplinares na elaboração de projetos de arquitetura paisagística e de paisagismo para as diversas áreas relativas ao meio ambiente urbano.

Caso não tenha registro no conselho regulamentador, poderá atuar em atividades projetuais de arquitetura paisagística, desde que sob acompanhamento de profissionais associados aos conselhos de classe competentes.
Pessoas com graduação completa em arquitetura, engenharia, agronomia, biologia, geografia, design, artes plásticas e demais áreas que abordam questões relativas ao meio ambiente, à paisagem urbana e às artes em geral.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 8.1, acesso à internet de 4 Mbps, processador Dual Core ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 10GB, caixa de som, microfone e memória RAM de 4GB. Assim, você terá acesso aos softwares durante as aulas do curso (exceto para Chromebooks e computadores com Linux).
HISTÓRIA DA PAISAGEM E DO URBANISMO
Estuda, por meio de uma revisão histórica e conceitual, a evolução da intervenção humana na paisagem desde a antiguidade até os dias atuais. Avalia essas intervenções no âmbito do urbanismo, arquitetura da paisagem, e da arquitetura, de maneira a compreender a paisagem e o espaço urbano como um produto do processo de ocupação do território e suas inter-relações. Aborda as transformações da paisagem desde a cidade antiga, passando pela cidade medieval e a cidade moderna até nossos dias, finalizando com ênfase nas cidades latino-americanas e, em especial, brasileiras.
HOMEM, CIDADE E MEIO AMBIENTE
Estuda os processos mentais relativos à percepção ambiental para compreensão das inter-relações entre o homem e o meio ambiente, suas expectativas e condutas, em que todas as manifestações humanas são os resultados expressos das percepções, dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada indivíduo. Investiga a paisagem urbana, por meio da análise e reflexão sobre conceitos espaciais, situações temporais e relações culturais que se processam sobre a paisagem, transformando-a sempre em uma nova paisagem, e sua influência sobre o projeto do ambiente ideal/desejável para o habitat humano.
PROJETO: COMPONENTE VEGETAL APLICADO
Estuda a vegetação e suas relações com o meio ambiente, identificando seu papel como principal elemento constituinte da paisagem em seus aspectos bióticos e por sua expressividade espacial e potencial de uso pelo arquiteto paisagista. Avalia a vegetação em sua multiplicidade de aspectos: fisiologia, morfologia, nomenclatura, adaptabilidade, funções ecológicas e ambientais, recursos visuais, pictóricos e esculturais.
PRÁTICA PROJETUAL: LOTE E QUADRA
Desenvolve a vivência do processo projetual e da ação criativa por meio da aplicação de diversos métodos de projeto sobre situações concretas em espaços públicos e privados na escala do lote e da quadra. Apresenta possibilidades de procedimentos metodológicos de desenvolvimento de projeto para sua utilização no cotidiano da prática profissional e a possível aplicação no ensino superior.
ARTE, CULTURA E PAISAGEM
Discute a presença da paisagem, desde a pintura mural helênica até suas manifestações contemporâneas pós-modernas e apresenta o conceito de paisagem inserido no contexto de representação do espaço. Estuda a importância da pintura da paisagem como principal criação artística do século 19, identificando sua influência nas manifestações artísticas e culturais contemporâneas. Relaciona o paisagismo com a arquitetura, a arte, a sociedade e a produção cultural do início da pintura até o presente.
REPERTÓRIO DE PROJETO: ESPAÇOS PRIVADOS
Estuda e avalia intervenções paisagísticas em espaços livres de edificação privados. Propõe visitas e vivências em espaços corporativos e privados de uso público visando aumentar o repertório de projetos e estimular o olhar crítico e analítico sobre os espaços existentes.
CONEXÃO COM O MERCADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PRÁTICA PROJETUAL: PRAÇA DE BAIRRO
Avalia, por meio da apresentação de estudos de caso, a importância dos espaços livres de edificação públicos na construção do tecido urbano e na caracterização da forma de um bairro ou região. Discute os conceitos de espaços públicos livres de edificação, áreas verdes, cinturão verde e outros tipos espaços urbanos que compõem paisagem urbana. Apresenta possibilidades de procedimentos metodológicos de desenvolvimento de projeto e desenvolve a prática projetual na escala do bairro por meio de exercício de projeto de uma praça.
PROJETO: BIOMAS BRASILEIROS E ECOLOGIA URBANA
Estuda os conceitos de paisagem e meio ambiente em suas diversas escalas, desde os biomas regionais até a escala urbana. Discute conceitos de ecologia urbana, visando à preservação e conservação do meio ambiente, considerando temas como proteção de áreas ripárias e de mananciais; manutenção da qualidade do ar, da água e do solo; ocupação de áreas de risco; impermeabilidade e contaminação do solo; entre outros aspectos fundamentais para a qualidade de vida urbana. Aborda e discute a legislação ambiental e sua aplicação em situações que dizem respeito ao território e a região.
INFRAESTRUTURA VERDE E SUSTENTABILIDADE
Apresenta a importância dos aspectos técnicos na elaboração do projeto paisagístico, com ênfase na infraestrutura, enfocando os temas: solos, revelo, drenagem, irrigação e iluminação. Estuda interação entre os temas complementares e o projeto propriamente dito, enfatizando a necessidade de compatibilização com as áreas técnicas do conhecimento, tais como: engenharias, geologia e tecnologia, no decorrer do desenvolvimento do projeto.
PATRIMÔNIO AMBIENTAL E URBANO
Discute as teorias de preservação e restauro de patrimônio histórico do final do século 19e como esses conceitos foram aplicados às primeiras intervenções de valoração do patrimônio ambiental e urbano de caráter reconhecidamente histórico. Estuda propostas de restauro de paisagens, de jardins históricos e seus entornos, considerando o espaço propriamente dito e a influência da área envoltória.
PRÁTICA PROJETUAL: PARQUE URBANO
Desenvolve exercícios de projetos paisagísticos em diversas escalas e graus de complexidade, inserindo as questões ambientais como prioridade. Analisa casos notáveis e projetos paisagísticos para espaços públicos e privados, visando constituir repertório para o desenvolvimento e aprimoramento do projeto. Apresenta possibilidades de procedimentos metodológicos de desenvolvimento de projeto e desenvolve a prática projetual na escala da cidade, para instalação de parque urbano local ou regional.
REPERTÓRIO DE PROJETO: ESPAÇOS PÚBLICOS
Estuda e avalia intervenções paisagísticas e de desenho urbano para situações e locais diversos, considerando as iniciativas públicas ou parceria público privada (PPP). Propõe visitas e vivências em parques, praças, calçadões e jardins públicos visando aumentar o repertório de projetos e estimular o olhar crítico e analítico sobre os espaços existentes.
CONEXÃO COM O MERCADO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também irá vivenciar simulações de situações reais de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialista em Arquitetura da Paisagem. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp