Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Você se especializará no gerenciamento de áreas contaminadas, conhecendo conceitos, metodologias e técnicas para avaliação, diagnóstico e reabilitação de diferentes espaços.

Carga horária: 400 horas

Você poderá atuar em organizações governamentais e empresariais, consultorias, assessorias ou auditorias, gerenciando projetos relacionados a áreas contaminadas, além de executar e coordenar ações voltadas à caracterização e à remediação de diferentes espaços.
Pessoas com graduação completa de diferentes áreas de conhecimento, como Engenharia, Geologia, Biologia ou Química, e que atuam ou desejam atuar na área de gerenciamento, investigação e remediação de áreas contaminadas.
Observação: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO
Introduz e desenvolve conceitos básicos e aplicados de Geologia, Pedologia, Hidrogeologia, Geoquímica e outras ciências relacionadas ao meio físico, proporcionando a compreensão das características das zonas saturadas e não saturadas, da dinâmica do movimento da água em subsuperfície, dos mecanismos de interação e transporte de contaminantes em meio saturado e não saturado e das técnicas de determinação das propriedades hidráulicas do meio. Orienta a elaboração de um modelo conceitual adequado que apresente, em escala de detalhe, as características do meio físico e sua interação com os contaminantes.
ASPECTOS LEGAIS E METODOLÓGICOS DO GERENCIAMENTO DAS ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta os princípios básicos do Direito Ambiental e as principais normas legais a ele relacionadas, priorizando a legislação e os instrumentos aplicáveis ao gerenciamento de áreas contaminadas. Introduz o Procedimento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas adotado pelo Estado de São Paulo, destacando as etapas que o compõem e como elas se relacionam.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
INVESTIGAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta os fundamentos e as principais e mais atuais técnicas, metodologias, protocolos e equipamentos do processo de investigação de áreas contaminadas, com ênfase nas principais técnicas de amostragem de solo, água subterrânea e ar, destacando as técnicas de investigação em alta resolução. Contempla o planejamento da investigação a partir do modelo conceitual prévio e dos resultados, obtidos nas etapas anteriores àquela que se desenvolverá, e a elaboração e apresentação do novo modelo conceitual final, no qual devem constar, além da massa de contaminantes e sua interação com o meio físico, os caminhos e as vias de exposição e os possíveis receptores.
PROJETO: REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta os elementos e conceitos a serem observados para a elaboração de projetos de remediação, considerando os aspectos legais e metodológicos, bem como os dados necessários à sua elaboração e as matrizes de decisão. Propõe o desenvolvimento de pré-projeto conceitual e estabelecimento de planos de monitoramento e contingência, incluindo definição dos objetivos e das estratégias e decisão sobre as medidas de intervenção a serem adotadas.
DIAGNÓSTICO DOS CENÁRIOS DE RISCO EM ÁREAS CONTAMINADAS
Introduz as metodologias que permitem avaliar a existência de risco em áreas contaminadas, estabelecer as metas de remediação e subsidiar o estabelecimento de medidas de intervenção. Apresenta ferramentas de modelagem matemática de fluxo e transporte que permitem prever o comportamento dos contaminantes no meio físico, a expansão da pluma ao longo do tempo e a avaliação de alternativas destinadas à remediação da área a partir de simulações de cenários de remediação.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE MEDIDAS DE INTERVENÇÃO EM ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta os protocolos mais atuais para o planejamento e execução das medidas de intervenção em áreas contaminadas empregando técnicas apropriadas de remediação de solos e águas subterrâneas. Propõe o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação de planos de intervenção que contemplem as medidas necessárias ao gerenciamento de uma área contaminada.
PROJETO: SISTEMAS DE REMEDIAÇÃO
Propõe o desenvolvimento de projeto de Sistemas de Remediação, considerando aspectos relativos ao dimensionamento, seleção de materiais, especificações técnicas e memoriais descritivos relativos à aquisição, operação e manutenção dos sistemas. Aborda a gestão das atividades sob a ótica dos processos industriais, incluindo a aplicação de ferramentas consagradas da qualidade e do gerenciamento de projetos.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá ter atividades em nossos espaços, como uma área experimental com rede de poços de monitoramento.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gerenciamento de Áreas Contaminadas. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp