Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão de Planos de Saúde

Gestão de Planos de Saúde

Você se especializará na gestão de planos de saúde, aprendendo sobre aspectos administrativos, econômico, financeiros, éticos, legais e operacionais do setor suplementar de saúde.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em operadoras de planos de saúde, administradoras de benefícios, corretoras de planos de saúde, prestadores de serviço, contratantes empresariais de planos de saúde, representações e associações que adquirem planos de saúde por adesão e órgãos governamentais de regulação do setor de saúde suplementar.
Pessoas com graduação completa e que desejam atuar ou se especializar na área de gestão de planos de saúde.
Observação: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
AUDITORIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Aborda os conceitos básicos de auditoria, a sua evolução cronológica, destacando a história da auditoria médica no Brasil com foco na Saúde Suplementar. Enfatiza a importância desta ferramenta na gestão operacional de uma operadora de planos de Saúde e o uso da glosa como instrumento da gestão. Discute as relações e conflitos entre operadoras e prestadores de saúde e as questões éticas em auditoria.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Apresenta os instrumentais metodológicos para o desenvolvimento de projetos de intervenção em saúde fundamentados na prática baseada em evidências.
CREDENCIAMENTO E NEGOCIAÇÃO COM PRESTADORES
Aborda as questões referentes às políticas de credenciamento das operadoras de planos de saúde, com ênfase para aspectos relacionados aos critérios de escolha e a construção de uma rede credenciada parceira. Aborda ainda os conhecimentos básicos de negociação, suas etapas, estruturação de reuniões, postura do negociador e resultados possíveis. Enfatiza a relação “perde xganha”e a relação “ganha xganha”, administrando assim objetivos e resultados.
GESTÃO DE CUSTOS, RESULTADOS E SINISTRALIDADE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Proporciona conhecimentos teóricos e práticos abordando o complexo ambiente econômico e institucional, fornecendo ferramentas analíticas e práticas que permitam entender a dinâmica financeira e gerencial das instituições de saúde, através de técnicas quantitativas que auxiliem a reflexão, análise e tomada de decisão, objetivando maximizar o retorno do investimento com controle da sinistralidade.
GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Apresenta e discute a dinâmica dos comportamentos, interações e inter-relações entre os atores, na perspectiva psicossocial das organizações. Relaciona a cultura das organizações, com as relações de poder, clima organizacional e mediação de conflitos, na perspectiva sociopolítica e histórica, para a compreensão da realidade objetiva e subjetiva, na gestão de pessoas. Problematiza os modelos de recrutamento, seleção, contratação e remuneração para a gestão estratégica de pessoas. Discute o desenvolvimento de competências profissionais frente às mudanças de cenários e contextos. Aborda a gestão do capital intelectual e a aprendizagem organizacional. Discute o mercado de trabalho em saúde e as questões relacionadas à fixação de profissionais. Aborda a qualidade de vida no trabalho e a gestão da diversidade e da inclusão.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO ESTRATÉGICA
Analisa a evolução das abordagens teóricas da administração, em sua perspectiva histórico-social, avaliando seus impactos nas organizações de saúde. Analisa a arquitetura organizacional para o desenvolvimento de estratégias alinhadas à missão, visão e valores. Discute os modelos e apresenta ferramentas para a gestão estratégica em saúde. Apresenta o uso de indicadores como subsídio para tomada de decisão no planejamento, monitoramento e avaliação de ações nos serviços de saúde. Aborda a gestão participativa. Apresenta os conceitos e princípios da governança corporativa, fundamentando as melhores práticas, desempenho e longevidade das organizações, frente às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
MARKETING E RELACIONAMENTO EMPRESARIAL
Apresenta e discute os conceitos de marketing, comunicação e relacionamento com stakeholders, na perspectiva sociopolítica e econômica. Contextualiza o credenciamento de prestadores de serviços e as fontes pagadoras. Problematiza o processo de negociação, a ética e conflito de interesses em saúde. Analisa a gestão de contratos. Discute os direitos do consumidor e dos usuários de serviços de saúde, embasando uma estratégia de negócios ética, resolutiva e socialmente responsável.
MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR
Apresenta os conceitos básicos de saúde suplementar por meio da discussão de noções fundamentais do setor como o problema da assimetria de informações na área de saúde suplementar, a seleção adversa e o risco moral (moral hazzard). Analisa a concorrência no setor, desenvolvimento de produtos e a composição de preço. Aborda a evolução do sistema de saúde suplementar no Brasil, o financiamento do setor, o impacto dos avanços tecnológicos nos custos e as características da saúde suplementar no Brasil e no mundo com o objetivo de apresentar, além do estado atual do mercado, projeções e perspectivas do negócio para o futuro.
PROGRAMAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Aborda os conceitos de promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças aplicando-os à esfera de atuação das operadoras de planos de saúde. Apresenta noções de medicina preventiva e epidemiologia, um panorama dos fatores de risco à saúde no mundo contemporâneo e destaca o papelpedagógico das operadoras de planos de saúde. Discute o gerenciamento de doenças crônicas, o envelhecimento populacional, o impacto econômico-financeiro das ações de promoção e prevenção. Apresenta casos representativos de promoção e prevenção tendo em vista estimular a criação de estratégias dentro das quais as operadoras possam beneficiar-se em eficiência no gerenciamento de recursos e ao mesmo tempo oferecer atenção integral à saúde.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: MUDANÇA ESTRATÉGICA EM SAÚDE
Apresenta as estratégias para desenvolvimento da divulgação do projeto de intervenção em saúde visando o processo de mudança e a sua implementação.
REGULAÇÃO NO SETOR SUPLEMENTAR DE SAÚDE
Aborda o conceito de regulação e sua aplicabilidade ao universo da saúde suplementar. Discute a Lei 9961/2000 que cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar, destacando a sua estrutura, funções e características fundamentais na condução do processo de regulação do mercado. Discute a Legislação de Saúde suplementar, as características gerais do marco regulatório (Lei 9656/1998), outras leis com repercussão no mercado e as resoluções setoriais fundamentais com o objetivo de oferecer ao gestor um panorama abrangente da legislação que incide sobre sua área de atuação profissional.
SEGMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Traça um panorama da modalidade odontológica de assistência suplementar, histórico, tendências de mercado, todos os aspectos operacionais do negócio, fornecendo tanto conhecimentos fundamentais para gestores de saúde suplementar em geral como indicando oportunidades para empreendedores interessados na área específica de assistência odontológica.
SISTEMAS, POLÍTICAS E ECONOMIA DA SAÚDE
Discute a concepção de sistema de saúde e o Sistema Único de Saúde, considerando o seu percurso histórico, legislação, princípios, organização e financiamento. Problematiza o papel e o contexto da saúde suplementar. Aborda as políticas públicas como desdobramento da gestão em saúde. Articula a compreensão do sistema de saúde brasileirocom aspectos microeconômicos. Discute a judicialização como resultado da organização do sistema de saúde.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Apresenta os conceitos fundamentais de Tecnologia de Informação relacionados à gestão e administração em Saúde suplementar. Discute os elementos de Informática e de Tecnologia com implicação nas estratégias e nos processos da Gestão de Saúde. Promove a reflexão sobre a aplicação das novas tecnologias na gestão do conhecimento e analisa a contratação de sistemas de informação para os diversos tipos e níveis de organizações de Saúde. Propiciaa compreensão sobre o aporte tecnológico necessário para responder às demandas da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão de Planos de Saúde. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 20%, não cumulativo, aos profissionais regularmente inscritos no Coren e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp