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Finanças Corporativas

ObjetivoO curso prepara profissionais para atuar em várias atividades como avaliação de investimentos, gestão do capital, tesouraria, orçamento e controle, gestão de riscos, administração de crédito, gestão de custos, etc., estruturando-se de modo a colocar os participantes em contato com o que há de mais moderno na área de administração financeira nas empresas, objetivando oferecer aos pós-graduados as ferramentas de gestão para que desenvolvam competências gerenciais e diretivas em alto nível.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalhoUma das principais responsabilidades do profissional de finanças é o controle dos recursos financeiros, gerenciando riscos e desenvolvendo projetos de investimentos. Tais recursos podem estar em diferentes setores da economia possibilitando uma atuação bem abrangente incluindo empresas públicas, privadas ou terceiro setor.Panorama de mercadoPara os profissionais especializados em finanças existem boas oportunidades em grandes e médias empresas. Porém cabe observar que, as pequenas empresas também demandam as competências desse profissional buscando, em muitos casos, assertivas na utilização de seus recursos financeiros.
O curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Finanças Corporativas é voltado a profissionais financeiros e de áreas correlatas de empresas, com diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC, alguma experiência profissional e que ocupem cargos ou se preparem para avançar na carreira financeira assumindo responsabilidades decisórias. O curso também é indicado para aqueles profissionais que desejem atualizar conceitos em finanças, aliando teoria e prática no desenvolvimento e aprimoramento.
Cálculo Financeiro
Oferece os principais conhecimentos da matemática financeira e do valor do dinheiro no tempo utilizados no cotidiano dos negócios. Aborda os conceitos de fluxo de caixa, juros simples e compostos, séries de pagamentos, perpetuidades e taxas de juros (proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas, acumuladas, variáveis e médias). Propicia o entendimento dos principais conceitos, ferramentas, operações e produtos negociados nas tesourarias de instituições financeiras, destacando-se, entre outros, Selic, Cetip, Zero Cupon, LFT e LTN. Aborda as decisões do COPOM e seu impacto nos produtos do mercado financeiro, a formação e estrutura temporal das taxas de juros em reais e em dólares (taxa SPOT, a termo e cupom cambial limpo e sujo). Introduz os conceitos de carregamento de ativos, duration e convexidade.
Estatística Aplicada a Finanças
Apresenta uma visão de métodos estatísticos fundamentais para análise de dados financeiros, destacando sua crescente influência no planejamento e na obtenção das informações para as tomadas de decisões relacionadas às atividades do profissional de finanças. Aborda as principais técnicas para a análise exploratória de dados e discute os procedimentos de padronização e tratamento dos dados. Estuda a distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias discretas e contínuas, bem como os principais testes de hipóteses. Fornece as principais técnicas de análises bivariadas (covariância, correlação e regressão linear simples) e multivariada (regressão linear múltipla) no contexto das decisões financeiras.
Mercado Financeiro e Cenários Econômicos
Apresenta os conceitos, definições e práticas dos fundamentos macroeconômicos, tais como PIB, emprego, inflação (sistema de metas), juros (COPOM), câmbio, setor externo (balanço de pagamentos) e as relações entre as variáveis macroeconômicas, com o objetivo de facilitar a compreensão do cenário político-econômico brasileiro e mundial, bem como dos desafios macroeconômicos do mundo atual. Discute a interferência das políticas econômicas nas decisões empresariais, sempre com vistas à melhoria do processo de tomada de decisões. Aborda a estrutura, os participantes e as respectivas funções do Sistema Financeiro Nacional, incluindo o organograma das entidades, o sistema normativo, os intermediários financeiros, os principais mercados que compõe o mercado financeiro, suas características, principais títulos e distinções. Os mercados estudados são o monetário, o de câmbio, o de crédito, o de capitais e o de derivativos. Adicionalmente, discute de forma introdutória as características e produtos do mercado financeiro internacional.
Contabilidade e Análise de Demonstrativos Financeiros
Apresenta os princípios fundamentais da contabilidade como linguagem universal dos negócios. Aborda os mecanismos essenciais da contabilidade para a construção dos principais relatórios contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados do Exercício e Demonstração dos Fluxos de Caixa. Discute o impacto das decisões do cotidiano dos negócios nas demonstrações contábeis. Estuda as principais alterações contábeis no rumo às normas internacionais de contabilidade (IFRS). Apresenta as principais técnicas para análise das demonstrações contábeis, tais como análise vertical e horizontal, indicadores de liquidez, de endividamento, de utilização de ativos, de solvência, de lucratividade, de mercado, além do modelo DuPont.
Governança Corporativa, Ética e Responsabilidade Socioambiental
Introduz a governança corporativa, envolvendo os diferentes conflitos de agência com ênfase nos relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. Discute as boas práticas de governança e sua relação com o valor da sociedade e sua perenidade. Aborda a discussão da relação existente entre ética empresarial, mercado de capitais e governança corporativa. Proporciona o conhecimento dos diferentes níveis de governança adotados no Brasil para as empresas de capital aberto. Relaciona os conceitos de ética, governança corporativa e responsabilidade sócio-ambiental.
Derivativos - Termos, Futuros, Swap e Opções
Expõe os conceitos fundamentais dos mercados derivativos, seus agentes e as respectivas funções. Apresenta os principais produtos dos mercados a termo, futuro, de swaps e de opções, quanto a seus conceitos, estruturas, cálculos, vantagens e desvantagens e formas de liquidação. Discute as principais estratégias e riscos de cada produto levando em consideração os objetivos de hedge ou de especulação.
Gestão Orçamentária e Custos
Apresenta as principais terminologias usadas em custos, as diferentes classificações de custos (direto e indireto; fixo, semi-fixo e variável; custos e despesas), bem como seu uso no processo de tomada de decisões. Discute os principais critérios e métodos de custeio: variável, por absorção e por atividade (custeio ABC), levando em conta as vantagens e desvantagem de cada um e, principalmente, a visão que cada método proporciona para o processo de tomada de decisões gerenciais. Discute os principais direcionadores de custos e as modernas estratégias de otimização de resultados baseadas na gestão de custos. Oferece uma visão geral do processo de planejamento, orçamento e controle nas organizações. Analisa os elementos essenciais a um processo orçamentário eficaz. Discute os principais métodos orçamentários: contínuo, flexível, base zero, perpétuo, rolling forecast, entre outros. Constrói e analisa as principais peças do orçamento empresarial operacional: plano de vendas, de produção, de compras, de estoque, de gastos de capital e de despesas operacionais, bem como do orçamento empresarial financeiro: demonstrações financeiras. Fornece os principais elementos para o processo de análise e tomada de decisões que a ferramenta orçamentária possibilita: relação custo/volume/lucro, ponto de equilíbrio, margem de segurança, lote econômico de compras, capital de giro e alavancagens operacional, financeira e total. Apresenta as principais técnicas de controle orçamentário. Mostra as principais tendências dos processos orçamentários no Brasil e no mundo.
Análise de Investimentos e Valuation
Aborda todas as etapas para a avaliação da viabilidade econômica-financeira de projetos de investimentos. Realiza projeções de fluxos de caixa incrementais, discute a definição e cálculo da taxa mínima de atratividade e apresenta as principais técnicas para analisar a viabilidade econômica-financeira, tais como Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback e Payback descontado. Adicionalmente, analisa os benefícios não mensuráveis de projetos de investimentos. Discute o processo qualitativo de avaliação de empresas, as motivações para o valuation e os itens off-balance-sheet. Desenvolve o conhecimento de todo o processo de avaliação de empresas e ações, suas metodologias (valor patrimonial contábil, múltiplos, fluxos de caixa descontados e integração entre os métodos) e análise das variáveis consideradas no processo, entre elas destaca-se o fluxo de caixa dos acionistas Vs. fluxo de caixa da empresa, o Capital Asset Pricing Model - CAPM, o beta, o custo do capital de terceiros e o custo médio ponderado de capital.
Direito dos Negócios e Planejamento Tributário
Apresenta os principais conceitos e ramos do direito e seu impacto no cotidiano dos negócios. Aborda os principais elementos do direito aplicados a gestão de contratos, tais como as espécies de contratos e suas peculiaridades, classificações, condições de extinções e alterações. Fornece o conhecimento dos diferentes tipos de sociedades (limitadas, sociedades anônimas, cooperativas, sociedades de propósito específico, entre outras) e suas vantagens e desvantagens. Discute os principais elementos do direito trabalhista e seus impactos nos negócios. Proporciona o conhecimento do sistema tributário brasileiro e possibilita a compreensão do funcionamento dos tributos, o entendimento dos princípios tributários fundamentais, a distinção dos diferentes tipos de tributos sobre as vendas, sobre os lucros e sobre operações financeiras, bem como suas alíquotas, bases de cálculo, isenções e principais exceções. Propõe distinguir os mecanismos de elisão da prática da evasão e o entendimento das técnicas de planejamento tributário para melhor gestão empresarial e maximização dos resultados para os acionistas.
Capital de Giro e Estrutura de Capital
Apresenta os principais conceitos envolvidos na administração do capital de giro: capital de giro líquido, necessidade de capital de giro, saldo em tesouraria e ciclo de caixa. Discute as principais técnicas para o dimensionamento e as fontes de financiamento do capital de giro, levando em consideração a relação risco Vs. retorno que permeia o tema. Aborda os elementos-chave para a gestão do capital de giro: políticas de crédito e de estoques e relacionamento com fornecedores. Estuda os impactos das decisões de capital de giro nos fluxos de caixa operacionais, dos investimentos e dos financiamentos. Apresenta os principais modelos para estimativa do custo do capital próprio (CAPM e APT) e custo da dívida, bem como o cálculo e premissas para o custo médio ponderado de capital (CMPC). Estuda o impacto do custo de capital no valor da empresa e na análise de viabilidade econômica-financeira de projetos de investimentos. Analisa o conceito e a importância da estrutura de capital das empresas no âmbito da criação de valor para os acionistas. Discute as principais teorias relacionadas à estrutura de capital (irrelevância, trade-off, agência e pecking order) e as principais fontes onerosas de financiamentos. Adicionalmente, apresenta e discute as principais teorias relacionadas à política de dividendos e recompra de ações e suas relações com o valor da empresa.
Técnicas de Apresentação e Negociação
Capacita os participantes em técnicas fundamentais para orientá-los no planejamento, preparação e realização de apresentações em público. Aborda de forma prática os principais elementos de uma apresentação eficaz: o estudo da audiência, os principais canais de comunicação, a preparação da mensagem e os cuidados do comunicador. Aprimora e desenvolve as habilidades de negociação dos participantes, capacitando-os a um perfeito entendimento do processo de negociação e suas diversas abordagens, com simulações práticas e utilizando-se das estratégias, táticas e contra táticas de uma negociação. Identifica as características que permitam determinar o perfil de negociador dos participantes e criar condições para a obtenção de melhores acordos por meio da aplicação, em suas funções profissionais, de técnicas e métodos pragmáticos e eficazes de negociação.
Gestão de Pessoas e Liderança
Busca ampliar e fortalecer as capacidades cognitivas e sociais dos participantes transformando-as em competências para uma melhor compreensão da dinâmica dos processos de liderança e gestão de pessoas. Pretende que os participantes se apropriem dos conhecimentos fundamentais acerca do tema e seu contexto, viabilizando assim a utilização de referências conceituais ao cotidiano profissional. Aborda o indivíduo como gestor da própria carreira, o relacionamento interpessoal, o comportamento organizacional e a nova dinâmica das relações e as novas perspectivas das dimensões funcionais. Discute a gestão de pessoas e liderança em negócios orientados por processos padronizados que caracterizam boa parte dos processos financeiros.
Gestão de Marketing e Planejamento Estratégico
Promove oportunidades de discutir e aplicar as mais avançadas ferramentas em planejamento e gestão estratégica, por meio do desenvolvimento de suas competências essenciais e tendo como foco a relação da estratégia com as finanças empresariais. Aborda o posicionamento competitivo (análise de cenários e macro ambiente, identificação das forças competitivas e análise SWOT), a proposta de valor (estratégias competitivas, trade-offs estratégicos, a curva de valor, os gaps estratégicos e a relação do valor com a inovação), a rede de valor (cadeia de valor e cadeia produtiva) e os ativos e competências estratégicas (sustentabilidade da vantagem competitiva e árvores de competências estratégicas).
Métodos da Pesquisa
Apresenta a pesquisa como foco da aprendizagem e da formação contínua, introduzindo elementos sobre o método científico e suas aplicações, bem como os tipos de pesquisa em ciências sociais. Desenvolve a compreensão dos processos e os procedimentos metodológicos básicos necessários à produção de trabalhos técnicos e científicos aplicados a finanças e negócios, de acordo com as normas vigentes.
 
   TOTAL
Cálculo Financeiro
Oferece os principais conhecimentos da matemática financeira e do valor do dinheiro no tempo utilizados no cotidiano dos negócios. Aborda os conceitos de fluxo de caixa, juros simples e compostos, séries de pagamentos, perpetuidades e taxas de juros (proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas, acumuladas, variáveis e médias). Propicia o entendimento dos principais conceitos, ferramentas, operações e produtos negociados nas tesourarias de instituições financeiras, destacando-se, entre outros, Selic, Cetip, Zero Cupon, LFT e LTN. Aborda as decisões do COPOM e seu impacto nos produtos do mercado financeiro, a formação e estrutura temporal das taxas de juros em reais e em dólares (taxa SPOT, a termo e cupom cambial limpo e sujo). Introduz os conceitos de carregamento de ativos, duration e convexidade.
Estatística Aplicada a Finanças
Apresenta uma visão de métodos estatísticos fundamentais para análise de dados financeiros, destacando sua crescente influência no planejamento e na obtenção das informações para as tomadas de decisões relacionadas às atividades do profissional de finanças. Aborda as principais técnicas para a análise exploratória de dados e discute os procedimentos de padronização e tratamento dos dados. Estuda a distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias discretas e contínuas, bem como os principais testes de hipóteses. Fornece as principais técnicas de análises bivariadas (covariância, correlação e regressão linear simples) e multivariada (regressão linear múltipla) no contexto das decisões financeiras.
Mercado Financeiro e Cenários Econômicos
Apresenta os conceitos, definições e práticas dos fundamentos macroeconômicos, tais como PIB, emprego, inflação (sistema de metas), juros (COPOM), câmbio, setor externo (balanço de pagamentos) e as relações entre as variáveis macroeconômicas, com o objetivo de facilitar a compreensão do cenário político-econômico brasileiro e mundial, bem como dos desafios macroeconômicos do mundo atual. Discute a interferência das políticas econômicas nas decisões empresariais, sempre com vistas à melhoria do processo de tomada de decisões. Aborda a estrutura, os participantes e as respectivas funções do Sistema Financeiro Nacional, incluindo o organograma das entidades, o sistema normativo, os intermediários financeiros, os principais mercados que compõe o mercado financeiro, suas características, principais títulos e distinções. Os mercados estudados são o monetário, o de câmbio, o de crédito, o de capitais e o de derivativos. Adicionalmente, discute de forma introdutória as características e produtos do mercado financeiro internacional.
Contabilidade e Análise de Demonstrativos Financeiros
Apresenta os princípios fundamentais da contabilidade como linguagem universal dos negócios. Aborda os mecanismos essenciais da contabilidade para a construção dos principais relatórios contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados do Exercício e Demonstração dos Fluxos de Caixa. Discute o impacto das decisões do cotidiano dos negócios nas demonstrações contábeis. Estuda as principais alterações contábeis no rumo às normas internacionais de contabilidade (IFRS). Apresenta as principais técnicas para análise das demonstrações contábeis, tais como análise vertical e horizontal, indicadores de liquidez, de endividamento, de utilização de ativos, de solvência, de lucratividade, de mercado, além do modelo DuPont.
Governança Corporativa, Ética e Responsabilidade Socioambiental
Introduz a governança corporativa, envolvendo os diferentes conflitos de agência com ênfase nos relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. Discute as boas práticas de governança e sua relação com o valor da sociedade e sua perenidade. Aborda a discussão da relação existente entre ética empresarial, mercado de capitais e governança corporativa. Proporciona o conhecimento dos diferentes níveis de governança adotados no Brasil para as empresas de capital aberto. Relaciona os conceitos de ética, governança corporativa e responsabilidade sócio-ambiental.
Derivativos - Termos, Futuros, Swap e Opções
Expõe os conceitos fundamentais dos mercados derivativos, seus agentes e as respectivas funções. Apresenta os principais produtos dos mercados a termo, futuro, de swaps e de opções, quanto a seus conceitos, estruturas, cálculos, vantagens e desvantagens e formas de liquidação. Discute as principais estratégias e riscos de cada produto levando em consideração os objetivos de hedge ou de especulação.
Gestão Orçamentária e Custos
Apresenta as principais terminologias usadas em custos, as diferentes classificações de custos (direto e indireto; fixo, semi-fixo e variável; custos e despesas), bem como seu uso no processo de tomada de decisões. Discute os principais critérios e métodos de custeio: variável, por absorção e por atividade (custeio ABC), levando em conta as vantagens e desvantagem de cada um e, principalmente, a visão que cada método proporciona para o processo de tomada de decisões gerenciais. Discute os principais direcionadores de custos e as modernas estratégias de otimização de resultados baseadas na gestão de custos. Oferece uma visão geral do processo de planejamento, orçamento e controle nas organizações. Analisa os elementos essenciais a um processo orçamentário eficaz. Discute os principais métodos orçamentários: contínuo, flexível, base zero, perpétuo, rolling forecast, entre outros. Constrói e analisa as principais peças do orçamento empresarial operacional: plano de vendas, de produção, de compras, de estoque, de gastos de capital e de despesas operacionais, bem como do orçamento empresarial financeiro: demonstrações financeiras. Fornece os principais elementos para o processo de análise e tomada de decisões que a ferramenta orçamentária possibilita: relação custo/volume/lucro, ponto de equilíbrio, margem de segurança, lote econômico de compras, capital de giro e alavancagens operacional, financeira e total. Apresenta as principais técnicas de controle orçamentário. Mostra as principais tendências dos processos orçamentários no Brasil e no mundo.
Análise de Investimentos e Valuation
Aborda todas as etapas para a avaliação da viabilidade econômica-financeira de projetos de investimentos. Realiza projeções de fluxos de caixa incrementais, discute a definição e cálculo da taxa mínima de atratividade e apresenta as principais técnicas para analisar a viabilidade econômica-financeira, tais como Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback e Payback descontado. Adicionalmente, analisa os benefícios não mensuráveis de projetos de investimentos. Discute o processo qualitativo de avaliação de empresas, as motivações para o valuation e os itens off-balance-sheet. Desenvolve o conhecimento de todo o processo de avaliação de empresas e ações, suas metodologias (valor patrimonial contábil, múltiplos, fluxos de caixa descontados e integração entre os métodos) e análise das variáveis consideradas no processo, entre elas destaca-se o fluxo de caixa dos acionistas Vs. fluxo de caixa da empresa, o Capital Asset Pricing Model - CAPM, o beta, o custo do capital de terceiros e o custo médio ponderado de capital.
Métodos da Pesquisa
Apresenta a pesquisa como foco da aprendizagem e da formação contínua, introduzindo elementos sobre o método científico e suas aplicações, bem como os tipos de pesquisa em ciências sociais. Desenvolve a compreensão dos processos e os procedimentos metodológicos básicos necessários à produção de trabalhos técnicos e científicos aplicados a finanças e negócios, de acordo com as normas vigentes.
Direito dos Negócios e Planejamento Tributário
Apresenta os principais conceitos e ramos do direito e seu impacto no cotidiano dos negócios. Aborda os principais elementos do direito aplicados a gestão de contratos, tais como as espécies de contratos e suas peculiaridades, classificações, condições de extinções e alterações. Fornece o conhecimento dos diferentes tipos de sociedades (limitadas, sociedades anônimas, cooperativas, sociedades de propósito específico, entre outras) e suas vantagens e desvantagens. Discute os principais elementos do direito trabalhista e seus impactos nos negócios. Proporciona o conhecimento do sistema tributário brasileiro e possibilita a compreensão do funcionamento dos tributos, o entendimento dos princípios tributários fundamentais, a distinção dos diferentes tipos de tributos sobre as vendas, sobre os lucros e sobre operações financeiras, bem como suas alíquotas, bases de cálculo, isenções e principais exceções. Propõe distinguir os mecanismos de elisão da prática da evasão e o entendimento das técnicas de planejamento tributário para melhor gestão empresarial e maximização dos resultados para os acionistas.
Capital de Giro e Estrutura de Capital
Apresenta os principais conceitos envolvidos na administração do capital de giro: capital de giro líquido, necessidade de capital de giro, saldo em tesouraria e ciclo de caixa. Discute as principais técnicas para o dimensionamento e as fontes de financiamento do capital de giro, levando em consideração a relação risco Vs. retorno que permeia o tema. Aborda os elementos-chave para a gestão do capital de giro: políticas de crédito e de estoques e relacionamento com fornecedores. Estuda os impactos das decisões de capital de giro nos fluxos de caixa operacionais, dos investimentos e dos financiamentos. Apresenta os principais modelos para estimativa do custo do capital próprio (CAPM e APT) e custo da dívida, bem como o cálculo e premissas para o custo médio ponderado de capital (CMPC). Estuda o impacto do custo de capital no valor da empresa e na análise de viabilidade econômica-financeira de projetos de investimentos. Analisa o conceito e a importância da estrutura de capital das empresas no âmbito da criação de valor para os acionistas. Discute as principais teorias relacionadas à estrutura de capital (irrelevância, trade-off, agência e pecking order) e as principais fontes onerosas de financiamentos. Adicionalmente, apresenta e discute as principais teorias relacionadas à política de dividendos e recompra de ações e suas relações com o valor da empresa.
Técnicas de Apresentação e Negociação
Capacita os participantes em técnicas fundamentais para orientá-los no planejamento, preparação e realização de apresentações em público. Aborda de forma prática os principais elementos de uma apresentação eficaz: o estudo da audiência, os principais canais de comunicação, a preparação da mensagem e os cuidados do comunicador. Aprimora e desenvolve as habilidades de negociação dos participantes, capacitando-os a um perfeito entendimento do processo de negociação e suas diversas abordagens, com simulações práticas e utilizando-se das estratégias, táticas e contra táticas de uma negociação. Identifica as características que permitam determinar o perfil de negociador dos participantes e criar condições para a obtenção de melhores acordos por meio da aplicação, em suas funções profissionais, de técnicas e métodos pragmáticos e eficazes de negociação.
Gestão de Pessoas e Liderança
Busca ampliar e fortalecer as capacidades cognitivas e sociais dos participantes transformando-as em competências para uma melhor compreensão da dinâmica dos processos de liderança e gestão de pessoas. Pretende que os participantes se apropriem dos conhecimentos fundamentais acerca do tema e seu contexto, viabilizando assim a utilização de referências conceituais ao cotidiano profissional. Aborda o indivíduo como gestor da própria carreira, o relacionamento interpessoal, o comportamento organizacional e a nova dinâmica das relações e as novas perspectivas das dimensões funcionais. Discute a gestão de pessoas e liderança em negócios orientados por processos padronizados que caracterizam boa parte dos processos financeiros.
Gestão de Marketing e Planejamento Estratégico
Promove oportunidades de discutir e aplicar as mais avançadas ferramentas em planejamento e gestão estratégica, por meio do desenvolvimento de suas competências essenciais e tendo como foco a relação da estratégia com as finanças empresariais. Aborda o posicionamento competitivo (análise de cenários e macro ambiente, identificação das forças competitivas e análise SWOT), a proposta de valor (estratégias competitivas, trade-offs estratégicos, a curva de valor, os gaps estratégicos e a relação do valor com a inovação), a rede de valor (cadeia de valor e cadeia produtiva) e os ativos e competências estratégicas (sustentabilidade da vantagem competitiva e árvores de competências estratégicas).
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Cálculo Financeiro
Oferece os principais conhecimentos da matemática financeira e do valor do dinheiro no tempo utilizados no cotidiano dos negócios. Aborda os conceitos de fluxo de caixa, juros simples e compostos, séries de pagamentos, perpetuidades e taxas de juros (proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas, acumuladas, variáveis e médias). Propicia o entendimento dos principais conceitos, ferramentas, operações e produtos negociados nas tesourarias de instituições financeiras, destacando-se, entre outros, Selic, Cetip, Zero Cupon, LFT e LTN. Aborda as decisões do COPOM e seu impacto nos produtos do mercado financeiro, a formação e estrutura temporal das taxas de juros em reais e em dólares (taxa SPOT, a termo e cupom cambial limpo e sujo). Introduz os conceitos de carregamento de ativos, duration e convexidade.
Estatística Aplicada a Finanças
Apresenta uma visão de métodos estatísticos fundamentais para análise de dados financeiros, destacando sua crescente influência no planejamento e na obtenção das informações para as tomadas de decisões relacionadas às atividades do profissional de finanças. Aborda as principais técnicas para a análise exploratória de dados e discute os procedimentos de padronização e tratamento dos dados. Estuda a distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias discretas e contínuas, bem como os principais testes de hipóteses. Fornece as principais técnicas de análises bivariadas (covariância, correlação e regressão linear simples) e multivariada (regressão linear múltipla) no contexto das decisões financeiras.
Mercado Financeiro e Cenários Econômicos
Apresenta os conceitos, definições e práticas dos fundamentos macroeconômicos, tais como PIB, emprego, inflação (sistema de metas), juros (COPOM), câmbio, setor externo (balanço de pagamentos) e as relações entre as variáveis macroeconômicas, com o objetivo de facilitar a compreensão do cenário político-econômico brasileiro e mundial, bem como dos desafios macroeconômicos do mundo atual. Discute a interferência das políticas econômicas nas decisões empresariais, sempre com vistas à melhoria do processo de tomada de decisões. Aborda a estrutura, os participantes e as respectivas funções do Sistema Financeiro Nacional, incluindo o organograma das entidades, o sistema normativo, os intermediários financeiros, os principais mercados que compõe o mercado financeiro, suas características, principais títulos e distinções. Os mercados estudados são o monetário, o de câmbio, o de crédito, o de capitais e o de derivativos. Adicionalmente, discute de forma introdutória as características e produtos do mercado financeiro internacional.
Contabilidade e Análise de Demonstrativos Financeiros
Apresenta os princípios fundamentais da contabilidade como linguagem universal dos negócios. Aborda os mecanismos essenciais da contabilidade para a construção dos principais relatórios contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados do Exercício e Demonstração dos Fluxos de Caixa. Discute o impacto das decisões do cotidiano dos negócios nas demonstrações contábeis. Estuda as principais alterações contábeis no rumo às normas internacionais de contabilidade (IFRS). Apresenta as principais técnicas para análise das demonstrações contábeis, tais como análise vertical e horizontal, indicadores de liquidez, de endividamento, de utilização de ativos, de solvência, de lucratividade, de mercado, além do modelo DuPont.
Governança Corporativa, Ética e Responsabilidade Socioambiental
Introduz a governança corporativa, envolvendo os diferentes conflitos de agência com ênfase nos relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. Discute as boas práticas de governança e sua relação com o valor da sociedade e sua perenidade. Aborda a discussão da relação existente entre ética empresarial, mercado de capitais e governança corporativa. Proporciona o conhecimento dos diferentes níveis de governança adotados no Brasil para as empresas de capital aberto. Relaciona os conceitos de ética, governança corporativa e responsabilidade sócio-ambiental.
Derivativos – Termos, Futuros, Swap e Opções
Expõe os conceitos fundamentais dos mercados derivativos, seus agentes e as respectivas funções. Apresenta os principais produtos dos mercados a termo, futuro, de swaps e de opções, quanto a seus conceitos, estruturas, cálculos, vantagens e desvantagens e formas de liquidação. Discute as principais estratégias e riscos de cada produto levando em consideração os objetivos de hedge ou de especulação.
Gestão Orçamentária e Custos
Apresenta as principais terminologias usadas em custos, as diferentes classificações de custos (direto e indireto; fixo, semi-fixo e variável; custos e despesas), bem como seu uso no processo de tomada de decisões. Discute os principais critérios e métodos de custeio: variável, por absorção e por atividade (custeio ABC), levando em conta as vantagens e desvantagem de cada um e, principalmente, a visão que cada método proporciona para o processo de tomada de decisões gerenciais. Discute os principais direcionadores de custos e as modernas estratégias de otimização de resultados baseadas na gestão de custos. Oferece uma visão geral do processo de planejamento, orçamento e controle nas organizações. Analisa os elementos essenciais a um processo orçamentário eficaz. Discute os principais métodos orçamentários: contínuo, flexível, base zero, perpétuo, rolling forecast, entre outros. Constrói e analisa as principais peças do orçamento empresarial operacional: plano de vendas, de produção, de compras, de estoque, de gastos de capital e de despesas operacionais, bem como do orçamento empresarial financeiro: demonstrações financeiras. Fornece os principais elementos para o processo de análise e tomada de decisões que a ferramenta orçamentária possibilita: relação custo/volume/lucro, ponto de equilíbrio, margem de segurança, lote econômico de compras, capital de giro e alavancagens operacional, financeira e total. Apresenta as principais técnicas de controle orçamentário. Mostra as principais tendências dos processos orçamentários no Brasil e no mundo.
Análise de Investimentos e Valuation
Aborda todas as etapas para a avaliação da viabilidade econômica-financeira de projetos de investimentos. Realiza projeções de fluxos de caixa incrementais, discute a definição e cálculo da taxa mínima de atratividade e apresenta as principais técnicas para analisar a viabilidade econômica-financeira, tais como Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback e Payback descontado. Adicionalmente, analisa os benefícios não mensuráveis de projetos de investimentos. Discute o processo qualitativo de avaliação de empresas, as motivações para o valuation e os itens off-balance-sheet. Desenvolve o conhecimento de todo o processo de avaliação de empresas e ações, suas metodologias (valor patrimonial contábil, múltiplos, fluxos de caixa descontados e integração entre os métodos) e análise das variáveis consideradas no processo, entre elas destaca-se o fluxo de caixa dos acionistas Vs. fluxo de caixa da empresa, o Capital Asset Pricing Model – CAPM, o beta, o custo do capital de terceiros e o custo médio ponderado de capital.
Métodos da Pesquisa
Apresenta a pesquisa como foco da aprendizagem e da formação contínua, introduzindo elementos sobre o método científico e suas aplicações, bem como os tipos de pesquisa em ciências sociais. Desenvolve a compreensão dos processos e os procedimentos metodológicos básicos necessários à produção de trabalhos técnicos e científicos aplicados a finanças e negócios, de acordo com as normas vigentes.
Direito dos Negócios e Planejamento Tributário
Apresenta os principais conceitos e ramos do direito e seu impacto no cotidiano dos negócios. Aborda os principais elementos do direito aplicados a gestão de contratos, tais como as espécies de contratos e suas peculiaridades, classificações, condições de extinções e alterações. Fornece o conhecimento dos diferentes tipos de sociedades (limitadas, sociedades anônimas, cooperativas, sociedades de propósito específico, entre outras) e suas vantagens e desvantagens. Discute os principais elementos do direito trabalhista e seus impactos nos negócios. Proporciona o conhecimento do sistema tributário brasileiro e possibilita a compreensão do funcionamento dos tributos, o entendimento dos princípios tributários fundamentais, a distinção dos diferentes tipos de tributos sobre as vendas, sobre os lucros e sobre operações financeiras, bem como suas alíquotas, bases de cálculo, isenções e principais exceções. Propõe distinguir os mecanismos de elisão da prática da evasão e o entendimento das técnicas de planejamento tributário para melhor gestão empresarial e maximização dos resultados para os acionistas.
Capital de Giro e Estrutura de Capital
Apresenta os principais conceitos envolvidos na administração do capital de giro: capital de giro líquido, necessidade de capital de giro, saldo em tesouraria e ciclo de caixa. Discute as principais técnicas para o dimensionamento e as fontes de financiamento do capital de giro, levando em consideração a relação risco Vs. retorno que permeia o tema. Aborda os elementos-chave para a gestão do capital de giro: políticas de crédito e de estoques e relacionamento com fornecedores. Estuda os impactos das decisões de capital de giro nos fluxos de caixa operacionais, dos investimentos e dos financiamentos. Apresenta os principais modelos para estimativa do custo do capital próprio (CAPM e APT) e custo da dívida, bem como o cálculo e premissas para o custo médio ponderado de capital (CMPC). Estuda o impacto do custo de capital no valor da empresa e na análise de viabilidade econômica-financeira de projetos de investimentos. Analisa o conceito e a importância da estrutura de capital das empresas no âmbito da criação de valor para os acionistas. Discute as principais teorias relacionadas à estrutura de capital (irrelevância, trade-off, agência e pecking order) e as principais fontes onerosas de financiamentos. Adicionalmente, apresenta e discute as principais teorias relacionadas à política de dividendos e recompra de ações e suas relações com o valor da empresa.
Técnicas de Apresentação e Negociação
Capacita os participantes em técnicas fundamentais para orientá-los no planejamento, preparação e realização de apresentações em público. Aborda de forma prática os principais elementos de uma apresentação eficaz: o estudo da audiência, os principais canais de comunicação, a preparação da mensagem e os cuidados do comunicador. Aprimora e desenvolve as habilidades de negociação dos participantes, capacitando-os a um perfeito entendimento do processo de negociação e suas diversas abordagens, com simulações práticas e utilizando-se das estratégias, táticas e contra táticas de uma negociação. Identifica as características que permitam determinar o perfil de negociador dos participantes e criar condições para a obtenção de melhores acordos por meio da aplicação, em suas funções profissionais, de técnicas e métodos pragmáticos e eficazes de negociação.
Gestão de Pessoas e Liderança
Busca ampliar e fortalecer as capacidades cognitivas e sociais dos participantes transformando-as em competências para uma melhor compreensão da dinâmica dos processos de liderança e gestão de pessoas. Pretende que os participantes se apropriem dos conhecimentos fundamentais acerca do tema e seu contexto, viabilizando assim a utilização de referências conceituais ao cotidiano profissional. Aborda o indivíduo como gestor da própria carreira, o relacionamento interpessoal, o comportamento organizacional e a nova dinâmica das relações e as novas perspectivas das dimensões funcionais. Discute a gestão de pessoas e liderança em negócios orientados por processos padronizados que caracterizam boa parte dos processos financeiros.
Gestão de Marketing e Planejamento Estratégico
Promove oportunidades de discutir e aplicar as mais avançadas ferramentas em planejamento e gestão estratégica, por meio do desenvolvimento de suas competências essenciais e tendo como foco a relação da estratégia com as finanças empresariais. Aborda o posicionamento competitivo (análise de cenários e macro ambiente, identificação das forças competitivas e análise SWOT), a proposta de valor (estratégias competitivas, trade-offs estratégicos, a curva de valor, os gaps estratégicos e a relação do valor com a inovação), a rede de valor (cadeia de valor e cadeia produtiva) e os ativos e competências estratégicas (sustentabilidade da vantagem competitiva e árvores de competências estratégicas).
 
   TOTAL
Proposta metodológicaOs componentes curriculares do curso estão agrupados em 3 eixos, de forma a facilitar a construção gradativa do conhecimento: - Eixo Básico: voltado aos fundamentos dos componentes curriculares e preparação do aluno para os conteúdos especializados. Esse eixo busca proporcionar reciclagem e padronização de conceitos;- Eixo Intermediário: voltado ao aprofundamento dos componentes curriculares apresentados no Eixo Básico, também aborda novos conceitos e abordagens em gestão financeira e mercados;- Eixo Avançado: voltado à apresentação de conteúdo especializado em finanças.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialista em Finanças Corporativas
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

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