Cursos Técnicos

Técnico em Comércio Exterior

É um curso profissionalizante em que o aluno desenvolverá competências profissionais para atuar na gestão das diversas atividades das áreas relacionadas ao comércio exterior, aplicando suas regras e das políticas cambiais e alfandegárias, cumprindo os trâmites aduaneiros, portuários, de transporte, armazenagem e logística internacional em conformidade com a legislação vigente.
Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Profissional responsável pela gestão das diversas atividades das áreas relacionadas ao comércio exterior, esse técnico aplica regras do setor e das políticas cambiais e alfandegárias, cumprindo os trâmites aduaneiros, portuários, de transporte, armazenagem e logística internacional em conformidade com a legislação vigente.

Orienta e participa do desenvolvimento das atividades de exportação, importação e internacionalização, buscando atender às necessidades da indústria, comércio e outras empresas atuantes nesse segmento, sendo instituições públicas e privadas, bancos, corretoras de câmbio e comércio exterior.


Ato de Autorização

Resolução CRS nº 06/2012 de 31/01/2012

Público-alvo

Interessados em desenvolver competências profissionais para atuar na gestão das diversas atividades das áreas relacionadas ao comércio exterior, aplicando suas regras e das políticas cambiais e alfandegárias, cumprindo os trâmites aduaneiros, portuários, de transporte, armazenagem e logística internacional em conformidade com a legislação vigente.

Método

São realizadas atividades diversificadas como estudos de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos.

As atividades previstas para o curso têm como eixo condutor um projeto, que será construído no decorrer dos módulos, ou seja, por etapas, considerando as especificidades de cada módulo, favorecendo o desenvolvimento das competências previstas, na medida em que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimula a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.


Estágio

Este curso não prevê estágio profissional supervisionado, ficando a critério da direção da unidade autorizar a sua realização como uma atividade opcional do aluno, acrescida à carga horária total do curso.
O estágio não obrigatório e opcional do aluno poderá ser realizado desde que o mesmo esteja matriculado, frequente regularmente o curso e tenha, no mínimo, 16 anos.
O aluno que optar pelo estágio poderá iniciá-lo a partir do módulo 4.

Programa

Certificação

O Senac confere ao aluno o certificado de Habilitação Técnica de Nível Médio em Comércio Exterior, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou,
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso