Certificações em Tecnologia

PMI  •  Oracle  •  Microsoft  •  LPI  •  Furukawa  •  HDI  •  EXIN  •  Cisco
Home  >  Cursos de Extensão Universitária  >  Gerência de Projetos - práticas alinhadas ao PMI

Gerência de Projetos - práticas alinhadas ao PMI

A gerência de projetos tem se demonstrado uma disciplina de grande aplicação no atual cenário empresarial. Nos anos 1980 e 1990, o tema era restrito à área de TI, mas no final do século 20 e início do século 21, se espalhou por outros setores, atingindo as áreas de serviços e manufatura.

Isso pode ser considerado uma consequência direta da necessidade contínua de inovação dentro das empresas como um pré-requisito para a continuidade do negócio. Este contexto impõe às organizações uma abordagem estruturada para criar o novo, que é respondida pela gerência de projetos.

Assim, pessoas e organizações buscam o aprendizado nesta área a fim de gerirem os seus projetos de forma mais eficiente e eficaz, tornando a gerência de projetos uma das mais importantes disciplinas para o novo século.

Em resposta a esta demanda, o objetivo deste curso é oferecer aos participantes os conceitos pertinentes às boas práticas de gerenciamento de projetos preconizadas pelo Project Management Institute - PMI®, para que, por meio de uma abordagem prática, desenvolvam projetos de forma eficiente e eficaz.


Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Ter concluído ou estar cursando curso superior em qualquer área. É desejável ter bom raciocínio lógico/matemático, conhecimentos básicos nas áreas de administração geral, recursos humanos, qualidade, custos e prazos, tendo participado de algum projeto para entrega de um produto (equipamento, software, etc) ou serviço.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 10, acesso à internet de 8 Mbps, processador Core i5 ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 150 GB, caixa de som e microfone e memória RAM 4 GB.

Escolaridade mínima: cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

As empresas estão percebendo que o gerenciamento de projetos é uma ferramenta fundamental para o alcance dos resultados. O interesse pela atividade assumiu proporções significativas no âmbito corporativo, principalmente pelo fato de que os projetos são geralmente utilizados como um meio de atingir as estratégias adotadas pela organização na contínua busca pela competitividade, onde o alvo é executar projetos bem-sucedidos.
Muitas organizações estão investindo em processos, ferramentas e treinamentos, visando aumentar a maturidade em gerenciamento de projetos. Mas a realidade evidencia que gerenciar projetos ainda é um desafio, principalmente entregar projetos dentro do prazo, escopo e orçamento (budget) com a qualidade necessária e cliente satisfeito. Segundo o Gartner, 70% dos projetos falham no cumprimento do prazo, custos e metas de qualidade, enquanto o CHAOS2 relata que 50% dos projetos de TI são cancelados e 82% são entregues com atraso. Diante deste cenário, aprender como planejar, executar, monitorar e controlar os projetos é a chave do sucesso.


Público-alvo

Este curso destina-se a profissionais das mais diferentes áreas que já fazem ou pretendem fazer uso das técnicas de gestão de projetos em seu ambiente de trabalho.

Método

O aprendizado privilegia metodologias colaborativas, com estímulo ao raciocínio lógico e à simulação de práticas profissionais.

Como estratégia serão propostas situações de aprendizagem pelas quais o participante desenvolverá um plano de projeto, exigindo um intenso trabalho dentro e fora da classe. O desenvolvimento dos trabalhos será acompanhado pelo docente, onde acontecerão intervenções, sempre que necessárias, no sentido de orientar o aluno na construção dos documentos que compõem o plano de projeto utilizando as ferramentas adequadas.

Programa

1. Introdução

Abertura do curso com a exposição dialogada dos conceitos básicos de gerência de projetos, apresentação da organização PMI e das certificações na área de gerência de projetos.

Ciclo de vida dos projetos.

2. Iniciação do Projeto

Desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto - Project Charter.

Desenvolvimento da análise das partes interessadas - Stakeholder management.

Desenvolvimento da matriz de rastreabilidade de requisitos - Requirements Traceability Matrix.

Desenvolvimento da Declaração de Escopo do Projeto - Scope Statement.

Construção da WBS do Projeto - Work Breakdown Structure.

Determinação da duração das atividades, criação do diagrama PERT e determinação do caminho crítico do projeto.

Desenvolvimento do formulário descritivo das atividades - Activity List/WBS Dictionary.

Criação do Cronograma do Projeto, estimativa de custo de atividades, criação da Linha de Base do Projeto - Project Baseline.

Construção do Plano de Gerenciamento da Qualidade do Projeto.

Construção da Matriz de Designação de Responsabilidades do Projeto - Responsibility Assignment Matrix (RAM).

Construção do Plano de Comunicações do Projeto.

Construção da Matriz de Risco do Projeto.

Gestão de Aquisições do Projeto - Análise Make or Buy do Projeto.

Construção do Plano de Gerenciamento de Aquisições.

3. Execução do Projeto

Características e processos do PMBOK, papel do Gerente de Projetos e erros mais comuns.

4. Monitoramento e Controle do Projeto

Processos PMBOK e Análise de Valor Agregado - Earned Value Analysis (EVA).

5. Encerramento do Projeto

Processos do PMBOK, Termo de Aceitação Final do Projeto.


Certificações

O Centro Universitário Senac confere o certificado de conclusão do curso aos aprovados

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.