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Gestão Estratégica da Inovação

Você se especializará na gestão de negócios com foco em inovação, aprendendo sobre técnicas de gestão de projetos e de criatividade, elaboração e implementação de processos e estratégias, além de cultura empresarial voltada para inovação.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na liderança de projetos de inovação, identificação de oportunidades de mercado, gerar e selecionar ideias, protótipos e produtos minimamente viáveis, além de contribuir para a adequação e lançamento de produtos e serviços ao público-alvo.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas de conhecimento e que atuam ou desejam atuar estratégias de inovação em organizações, gestores que demandem profissionais mais inovadores, empresários e empreendedores que tenham interesse em desenvolver organizações mais inovadoras, além de mestres e doutores que queiram trabalhar em empresas, nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Apresenta e discute aspectos da gestão estratégica organizacional, abarcando processos e ferramentas para definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implantação e avaliação de estratégias. Apresenta e discute a estreita relação entre estratégia e inovação em diferentes contextos organizacionais com vistas ao atingimento de vantagem competitiva duradoura.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Apresenta e discute temas e ferramentas contemporâneos referentes à gestão do capital humano nas organizações e suas implicações gerenciais, o que inclui gestão por competência, inteligência emocional, gestão de carreira e cultura organizacional em contextos desafiadores de inovação e internacionalização. Apresenta e discute aplicações de motivação, comunicação assertiva, liderança e equipes inovadoras no ambiente organizacional.
INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS E GLOBAIS
Apresenta e discute o conceito das organizações exponenciais e das empresas nascidas globais (born globals), descrevendo o papel da inovação para a competitividade e sobrevivências em um contexto de competição global. Apresenta e discute a gestão da inovação nesse contexto, o que inclui a gestão da ciência e tecnologia (C&T) e da pesquisa e desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, apresentando ferramentas para desenvolvimento de cenários alinhados às diretrizes organizacionais estratégicas com vistas à competitividade no futuro.
GESTÃO FINANCEIRA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Apresenta e discute os processos de avaliação de ativos (decisões de aplicação de recursos) e de passivos (decisões de captação de recursos) com vistas à informação contábil de qualidade para avaliação do desempenho organizacional. Apresenta as ferramentas utilizadas na gestão financeira de uma organização: gestão do capital de giro, definição da estrutura de capital e avaliação de rentabilidade por meio de indicadores financeiros que auxiliem na tomada de decisão.
INTRODUÇÃO A PROJETOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO
Apresenta conceitos introdutórios para planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos em gestão da inovação: (1) empreendedorismo e plano de negócios e (2) caso para estudo de inovação em organizações. Orienta participantes quanto à estrutura dos trabalhos, etapas de desenvolvimento (o que inclui coleta, análise e apresentação de dados) e entregas parciais e finais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Apresenta, discute e problematiza as temáticas do empreendedor, do empreendedorismo e do intraempreendedorismo. Apresenta processos e etapas de desenvolvimento de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação de recursos e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E MODELOS DE NEGÓCIOS
Apresenta e discute a gestão da inovação para o desenvolvimento consistente de soluções, o que pode incluir produtos, serviços ou processos produtivos, a partir dos conceitos de funil de inovação e stage-gate. Apresenta e discute as interações entre inovação e empreendedorismo, ao promover a análise de como é que a criatividade pode contribuir para a criação de modelos de negócios inovadores, consoante com fatores contextuais do macro e do micro ambiente organizacional.
GESTÃO DA QUALIDADE E INOVAÇÃO INCREMENTAL
Apresenta e discute os conceitos da gestão da qualidade e processos, o que inclui ferramentas de mapeamento (AS-IS) e melhoria de processos (TO-BE), gestão da qualidade total e certificações da qualidade. Apresenta e discute diferentes tipos de inovação, com ênfase na construção de soluções de inovação incremental para manutenção e fortalecimento do posicionamento competitivo por meio de aprimoramento de processos produtivos, produtos e serviços.
CO-CREATION E DESIGN THINKING
Apresenta e discute sistemas de gestão projetados para colaboração criativa por meio das abordagens de design centrada no humano (human centered design). Experiências do usuário (user experience – UX), do cliente (customer experience – CX) e do colaborador (employee experience – EX) precisam ser consideradas para a construção de novas soluções. Aborda novos produtos, serviços, processos produtivos, mercados e modelos de negócios podem ser esperados de forma recorrente.
OPEN INNOVATION, FUTURING E PROJETOS INOVADORES
Apresenta e discute conceitos e ferramentas da inovação aberta (open innovation) e sua relação com a geração de vantagem competitiva por meio da interação com agentes do ecossistema. Aborda o planejamento, a coletar e a análise informações do ambiente que sirvam de insumos para prospecção do futuro (futuring). Examina a organização e como ela se adapta para aproveitar oportunidades e reduzir ameaças por meio de projetos inovadores. Apresenta e discute ferramentas para planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de inovação.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: CASO PARA ESTUDO DE INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
Apresenta, discute e orienta no planejamento e desenvolvimento de diagnóstico, proposta de intervenção e execução de um projeto inovador em uma organização. Pretende promover uma compreensão maior da relação entre teoria e prática por meio da aplicação de ferramentas para desenvolvimento de novas soluções.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Estratégica da Inovação. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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