Gestão Estratégica da Inovação
Objetivo
O objetivo do curso é formar gestores capazes de liderar projetos de inovação que contribuam decisivamente para a melhoria dos resultados das organizações em que atuam. Mas o papel deste gestor de inovação não se resume ao domínio de técnicas de gestão de projetos e de criatividade, mas na contribuição das definições da estratégia da empresa, no desenho, implementação de processos, de formação de profissionais inovadores e na consolidação de uma cultura empresarial voltada para inovação.
Aplicação
O profissional formado neste curso será capaz de liderar projetos de inovação que contribuam decisivamente para a melhoria dos resultados das organizações em que atuam e podem encontrar boas oportunidades de carreira em empresas que lidem com a inovação, sustentabilidade, desenvolvimento de novos negócios e desenvolvimento organizacional.
Panorama de mercado
No mercado hoje, o tema inovação é tido como diferencial competitivo. No Brasil, é cada vez mais relevante para empresas de todos os portes e atuações em função do acirramento da competição. Cada vez mais as empresas brasileiras estão posicionando a inovação entre suas prioridades, mas a imensa maioria ainda enfrenta inúmeros e complexos obstáculos.
A recente Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), realizada pelo IBGE com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, divulgada em 2010, aponta a "falta de pessoal qualificado como importante obstáculo à inovação". Nesse contexto, o curso de Gestão da Inovação vem formar esses gestores para que consigam tornar as empresas em que atuam mais inovadoras e competitivas.
O profissional formado neste curso será capaz de liderar projetos de inovação que contribuam decisivamente para a melhoria dos resultados das organizações em que atuam e podem encontrar boas oportunidades de carreira em empresas que lidem com a inovação, sustentabilidade, desenvolvimento de novos negócios e desenvolvimento organizacional.
Panorama de mercado
No mercado hoje, o tema inovação é tido como diferencial competitivo. No Brasil, é cada vez mais relevante para empresas de todos os portes e atuações em função do acirramento da competição. Cada vez mais as empresas brasileiras estão posicionando a inovação entre suas prioridades, mas a imensa maioria ainda enfrenta inúmeros e complexos obstáculos.
A recente Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), realizada pelo IBGE com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, divulgada em 2010, aponta a "falta de pessoal qualificado como importante obstáculo à inovação". Nesse contexto, o curso de Gestão da Inovação vem formar esses gestores para que consigam tornar as empresas em que atuam mais inovadoras e competitivas.
Profissionais já formados em qualquer área, que trabalhem ou queiram trabalhar com estratégias de inovação em organizações; gestores que demandem profissionais mais inovadores; empresários e empreendedores que tenham interesse em desenvolver organizações mais inovadoras; e mestres e doutores que queiram trabalhar em empresas, nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
| TOTAL |
Apresenta as interações entre inovação e empreendedorismo e analisa como a criatividade pode fazer parte desse processo; identifica quais são os fatores necessários para a criação de modelos de negócios inovadores e os fatores contextuais que influenciam o macroambiente de atuação do negócio, com a finalidade de fornecer um panorama sobre as informações e ferramentas necessárias para a adoção de práticas de inovação em novos negócios.
Discute como o tema da inovação está inserido na identidade de empresas competitivas de diversos portes, setores e níveis de sofisticação tecnológica, tomando por base conceitos como propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.
Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; presenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em empresas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.
Discute a teoria e a prática da estrutura de capital de uma empresa; borda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira de uma empresa inovadora.
Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas - incluindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação - com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar.
Aborda as características de trajetórias da Ciência e Tecnologia (C&T) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, a partir de conceitos de technology roadmap e temas referentes à inovação aberta, às técnicas de seleção de ideias e à gestão de projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de reduzir os riscos e incertezas no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas.
Consolida os conhecimentos a respeito da abordagem ideal da gestão da inovação e seus processos a partir de conceitos como funil de inovação, inovação aberta, valuation e gestão de projetos aplicados a cada contexto empresarial, com a finalidade de apresentar métricas e indicadores para a adoção e o desenvolvimento da inovação.
Apresenta as principais ferramentas para o gerenciamento e a condução de projetos de inovação, abordando, de forma conceitual e prática, as principais metodologias utilizadas, proporcionando uma visão de suas etapas, assim como uma perspectiva da integração com seu objetivo.
Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação.
Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (integração de departamentos), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação.
Apresenta as principais ferramentas de análise e projeção de cenários para empresas que estão inseridas no mercado de inovação, com base na avaliação de cenários futuros, com a finalidade de mostrar as informações sobre o planejamento de estratégias competitivas de médio e longo prazo.
Apresenta a metodologia utilizada para a compreensão dos parâmetros essenciais para atender o público-alvo da empresa, no intuito de promover um alto desempenho organizacional no oferecimento de produtos e serviços para o mercado.
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma mais aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento.
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II, de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
TOTAL
TOTAL
Apresenta as interações entre inovação e empreendedorismo e analisa como a criatividade pode fazer parte desse processo; identifica quais são os fatores necessários para a criação de modelos de negócios inovadores e os fatores contextuais que influenciam o macroambiente de atuação do negócio, com a finalidade de fornecer um panorama sobre as informações e ferramentas necessárias para a adoção de práticas de inovação em novos negócios.
Discute como o tema da inovação está inserido na identidade de empresas competitivas de diversos portes, setores e níveis de sofisticação tecnológica, tomando por base conceitos como propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.
Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; presenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em empresas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.
Discute a teoria e a prática da estrutura de capital de uma empresa; borda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira de uma empresa inovadora.
Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas - incuindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação -, com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar.
Aborda as características de trajetórias da Ciência e Tecnologia (C&T) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, a partir de conceitos de technology roadmap e temas referentes à inovação aberta, às técnicas de seleção de ideias e à gestão de projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de reduzir os riscos e incertezas no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas.
Consolida os conhecimentos a respeito da abordagem ideal da gestão da inovação e seus processos a partir de conceitos como funil de inovação, inovação aberta, valuation e gestão de projetos aplicados a cada contexto empresarial, com a finalidade de apresentar métricas e indicadores para a adoção e o desenvolvimento da inovação.
Apresenta as principais ferramentas para o gerenciamento e a condução de projetos de inovação, abordando, de forma conceitual e prática, as principais metodologias utilizadas, proporcionando uma visão de suas etapas, assim como uma perspectiva da integração com seu objetivo.
Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação.
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (integração de departamentos), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação.
Apresenta as principais ferramentas de análise e projeção de cenários para empresas que estão inseridas no mercado de inovação, com base na avaliação de cenários futuros, com a finalidade de mostrar as informações sobre o planejamento de estratégias competitivas de médio e longo prazo.
Apresenta a metodologia utilizada para a compreensão dos parâmetros essenciais para atender o público-alvo da empresa, no intuito de promover um alto desempenho organizacional no oferecimento de produtos e serviços para o mercado.
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma mais aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento.
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II, de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
TOTAL
Apresenta as interações entre inovação e empreendedorismo e analisa como a criatividade pode fazer parte desse processo; identifica quais são os fatores necessários para a criação de modelos de negócios inovadores e os fatores contextuais que influenciam o macroambiente de atuação do negócio, com a finalidade de fornecer um panorama sobre as informações e ferramentas necessárias para a adoção de práticas de inovação em novos negócios.
Discute como o tema da inovação está inserido na identidade de empresas competitivas de diversos portes, setores e níveis de sofisticação tecnológica, tomando por base conceitos como propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.
Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; presenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em empresas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.
Discute a teoria e a prática da estrutura de capital de uma empresa; borda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira de uma empresa inovadora.
Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas -incluindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação -, com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar.
Aborda as características de trajetórias da Ciência e Tecnologia (C&T) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, a partir de conceitos de technology roadmap e temas referentes à inovação aberta, às técnicas de seleção de ideias e à gestão de projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de reduzir os riscos e incertezas no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas.
Consolida os conhecimentos a respeito da abordagem ideal da gestão da inovação e seus processos a partir de conceitos como funil de inovação, inovação aberta, valuation e gestão de projetos aplicados a cada contexto empresarial, com a finalidade de apresentar métricas e indicadores para a adoção e o desenvolvimento da inovação.
Apresenta as principais ferramentas para o gerenciamento e a condução de projetos de inovação, abordando, de forma conceitual e prática, as principais metodologias utilizadas, proporcionando uma visão de suas etapas, assim como uma perspectiva da integração com seu objetivo.
Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação.
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Negócios para um Projeto de Inovação. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (integração de departamentos), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação.
Apresenta as principais ferramentas de análise e projeção de cenários para empresas que estão inseridas no mercado de inovação, com base na avaliação de cenários futuros, com a finalidade de mostrar as informações sobre o planejamento de estratégias competitivas de médio e longo prazo.
Apresenta a metodologia utilizada para a compreensão dos parâmetros essenciais para atender o público-alvo da empresa, no intuito de promover um alto desempenho organizacional no oferecimento de produtos e serviços para o mercado.
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma mais aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento.
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II, de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
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