Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão de Projetos e Programas Culturais

Gestão de Projetos e Programas Culturais

Você se especializará na gestão cultural, sabendo implementar e avaliar programas, projetos e políticas em sintonia com as tendências do segmento e a partir dos conceitos de cultura, diversidade e identidade.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em organizações públicas ou privadas do setor cultural sendo responsável pela coordenação geral de projetos ou por algumas das etapas relacionadas, como planejamento estratégico, produção executiva, captação de recursos, gestão financeira e de pessoas e plano de comunicação.
Pessoas com graduação completa nas diversas áreas das humanidades interessadas em aprimorar seu desempenho ou ingressar no setor cultural.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Discute os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural, considerando aspectos históricos e globais. Fornece instrumentos para que o gestor cultural se aproprie do seu objeto de ação e do contexto em que está inserido, refletindo sobre a noção de sustentabilidade do setor e valores intangíveis.
POLÍTICAS PÚBLICAS E MODELOS PRIVADOS DE FINANCIAMENTO À CULTURA
Analisa a história das políticas culturais no Brasil. Apresenta e discute as formas pelas quais o Estado brasileiro financia e regula economicamente o setor cultural. Discute os diferentes modelos de financiamento privado como ferramentas aplicada à gestão de projetos culturais e suas especificidades. Analisa as relações entre o projeto, ambiente e contexto sociocultural e a formação do sujeito e sustentabilidade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PROJETOS E PROGRAMAS CULTURAIS
Analisa o papel do gestor cultural e a importância do planejamento na gestão cultural, diferenciando projetos, programas e políticas culturais. Discute exemplos de projetos que têm a cultura como fim e outros que tomam atividades artístico-culturais como meios para atingir outros objetivos. Apresenta e exercita ferramentas básicas de planejamento e gestão aplicadas ao setor cultural.
ECONOMIA DA CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Apresenta o valor econômico gerado pelos bens e serviços culturais e o papel da cultura no PIB do país, com ênfase nas discussões abordadas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) e pela UNESCO. Discute conceitos como economia criativa, setores criativos e empreendedorismo cultural, considerando aspectos nacionais e locais, proporcionando ao gestor uma base crítica e estratégica sobre ações culturais como atividade de geração de renda sem perder de vista sua dimensão humana e sua natureza simbólica.
TEORIAS DA CULTURA
Apresenta as várias correntes teórico-metodológicas sobre cultura, no campo da antropologia, da sociologia, da história e da comunicação, analisando a cultura na sociedade contemporânea, e as suas relações com a sociedade de consumo, com novas tecnologias e com os processos de globalização. Enfatiza as práticas das culturas locais e seus processos comunicacionais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETOS E PROGRAMAS CULTURAIS I
Fornece instrumentos de análise, de formulação temática e de estratégias para a organização de projetos culturais, promovendo uma aproximação com o objeto a ser estudado no projeto final do curso.
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Apresenta ferramentas inerentes à produção executiva de projetos e/ou ações culturais, passando por seus itens principais: planejamento de etapas, negociação, controle, organização, logística, implementação e mensuração dos resultados. Discute casos reconhecidos no mercado de produção, proporcionando reflexões sobre as melhores práticas na área cultural.
MARKETING E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Apresenta os conceitos de comunicação e marketing relacionados à área cultural, tais como noções básicas de estratégias de comunicação e divulgação, interface com assessoria de imprensa, mix de marketing aplicado a produtos culturais, segmentação de mercado, valores agregados e posicionamento de marcas e produtos
EXPRESSÕES CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS
Apresenta a cultura na contemporaneidade, analisando as configurações sociais e as possibilidades tecnológicas características da “sociedade em rede” e da “cibercultura”. Discute a noção de “vanguarda” e a atual permeabilidade entre as diversas disciplinas e linguagens.
EQUIPAMENTOS CULTURAIS E GESTÃO
Apresenta diferentes modelos de gestão, tais como: municipais, estaduais, privados, OSs, Oscips, fundações, associações, parcerias, investimento patrimonial, sustentabilidade etc. Apresenta diferentes espaços de ação cultural e suas estruturas, tais como museus, centros culturais, Sistema S, galerias, cinemas, teatros e cooperativas. Analisa aspectos como equipes, funções e formas de funcionamento: gestão, curadoria, educativo e produção, bem como comunicação com o(s) público(s), audiências, engajamentos e acessibilidade.
GESTÃO FINANCEIRA DE PROJETOS CULTURAIS
Apresenta ferramentas para gestão financeira de projetos culturais, prevendo ações e consequências para a administração das principais variáveis na sustentabilidade de um projeto ou equipamento cultural. Com foco no sistema operacional e na missão do bem cultural, aborda conhecimentos básicos para a construção de uma planilha orçamentária, conta de resultados, cash flow, margem ou risco operativo, lucros e gastos, remunerações e aspectos financeiros gerais. Proporciona a prática por meio de simulações orçamentárias de projetos com projeções para médio e longo prazo.
AVALIAÇÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS CULTURAIS
Discute diversas abordagens da avaliação, suas características, usos e objetivos, identificando seu potencial na qualificação de projetos e programas culturais. Apresenta ferramentas para avaliar processos e resultados de ações culturais, possibilitando análises críticas sobre as ações desenvolvidas, bem como a construção de indicadores para subsidiar os processos avaliativos.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO E PROGRAMAS CULTURAIS II
Elabora os itens que compõem um projeto cultural e apresenta modelos de formatação, proporcionando a organização das etapas do projeto cultural.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará estudos de caso, exercícios e vivenciará simulações reais de trabalho.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Projetos e Programas Culturais. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp