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Gestão da Comunicação Integrada

Você se especializará em gestão da comunicação integrada, conhecendo conceitos e técnicas para realizar estratégias unificadas para demandas de comunicação de marcas, produtos, serviços e causas.

Carga horária: 360 horas

Você poderá formular estratégias e planejamento de comunicação integrada, coordenar equipes multidisciplinares na concepção e realização das atividades de comunicação, além de identificar tendências e inovações, atuando em empresas privadas, agências de comunicação, instituições governamentais e educacionais, consultorias, organizações não governamentais ou no próprio negócio.
Pessoas com graduação completa e que tenham interesse em planejar, operar e gerir ações de comunicação em empresas, instituições, governos, agências e veículos de comunicação ou em seus negócios próprios.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
MERCADO CONTEMPORÂNEO DA COMUNICAÇÃO
Discute o contexto global, a cultura pós-digital, as tendências de comportamento na sociedade em rede e os novos ambientes econômicos e tecnológicos, visando contextualizar os desafios atuais para a comunicação e o marketing das empresas, instituições e governos com seus mercados e públicos. Aborda os novos campos de atuação profissional da comunicação em agências, veículos e projetos de inovação.
BRANDINGE MARKETING ESTRATÉGICO
Aborda a construção e a experiência da marca em organizações: identidade, posicionamento, valores e promessas. Discute o desenvolvimento do marketing como função estratégica nas empresas, a partir de produtos e serviços que atendam às necessidades dos consumidores, que se comprometam com a comunidade e que garantam a perpetuação dos negócios empresariais.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PÓS-DIGITAL
Discute o perfil do consumidor pós-digital, o qual transita entre diferentes canais, mídias e linguagens, em ambientes digitais e físicos integrados. Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDAS), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais integradas. Aborda as principais características que particularizam o novo consumidor e suas jornadas de compra e insights. Discute como mapear públicos de interesse e como construir personas de compra, de modo a dar as bases para os planejamentos de comunicação mercadológica.
ATENDIMENTO A CLIENTE: PROPOSTA, NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DO PROJETO
Analisa, a partir do briefing, a apresentação de propostas de comunicação, com a devida pesquisa conceitual e de mercado, levando em conta o escopo, os recursos e os prazos do cliente. Discute os critérios para definição de orçamento e alocação de profissionais para executar a proposta. Aborda formas de apresentação e de negociação com o cliente. Discute o fechamento do escopo e de seus faseamentos, dos recursos, do cronograma e pontos de controle envolvidos.
PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Discute a formulação de estratégia, do planejamento integrado e de suas etapas de realização, tendo como foco o melhor uso de recursos e os objetivos de comunicação da empresa. Fundamenta a importância do briefing (conjunto de informações do projeto), das técnicas e modelos de pesquisas (qualitativas, quantitativas e etnográficas) e do rastreamento do comportamento virtual para geração de conhecimento sobre os públicos. Aborda o posicionamento, os conceitos e ideias para a criação de mensagens, campanhas e ações de comunicação. Discute os processos e boas práticas na gestão de projetos, aplicados a projetos de comunicação e marketing.
CONEXÃO COM O MERCADO DA COMUNICAÇÃO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Propõe a concepção de um projeto de estratégia e de planejamento de comunicação integrada, passando por todo o processo de identificação do cliente, briefing, técnicas e modelos de pesquisas, mapeamento de públicos, posicionamento e premissas de escopo, recursos e prazos, com definição de objetivos, metas e indicadores de resultado.
CURADORIA, MARKETING DE CONTEÚDO E MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais (redes sociais, blogs e plataformas digitais interativas) no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, incluindo definição de matriz de conteúdo e melhores práticas para os principais canais. Aborda a gestão do conteúdo nas mídias sociais, as ações de marketing de conteúdo e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências. Discute de que maneira a construção de narrativas elaboradas podem proporcionar conexão entre pessoas e marcas.
PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E IMPRENSA
Aborda a importância do mapeamento de públicos de interesse e a definição de objetivos no relacionamento estratégico entre eles e a organização. Discute as melhores práticas em assessoria de imprensa, do planejamento à tipificação de serviços de comunicação, como mídia training, elaboração de Q&A e preparação do cliente para se tornar “fonte”. Apresenta o mercado de influenciadores, discutindo como eles se estruturam, suas formas de atuar perante marcas e seus casos do mercado
PREVENÇÃO E GESTÃO DECRISES
Aborda a relevância do mapeamento de stakeholders na dinâmica das relações das empresas e o processo sistemático de engajamento e comunicação com esses públicos. Discute o planejamento da prevenção e de gerenciamento de crises de reputação e de imagem das empresas mediante diferentes stakeholders e os casos que envolvem as redes sociais, as melhores práticas e os cases do mercado.
MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS
Aborda o passo a passo para o monitoramento de operações em mídias sociais, atuando com as ferramentas próprias de canais de redes sociais (selecionados em classe), como também apresenta algumas ferramentas pagas usadas por agências de comunicação e empresas. Discute as funções e responsabilidades do profissional analista de métricas e de sua relação com o restante da equipe. Apresenta a ciência das redes como campo multidisciplinar de estudo das redes sociais. Aborda o passo a passo dos processos de monitoramento de mídias sociais com uso de ferramentas gratuitas.
EVENTOS, MARKETING CULTURAL E PATROCÍNIOS
Aborda o planejamento, captação de parcerias e produção de eventos, projetos de marketing cultural e de patrocínios no cenário pós-pandemia, com foco nas soluções encontradas pelos diversos segmentos e participantes da cadeia setorial para continuar seus projetos de forma tradicional, digital e híbrida. Discute experiências do segmento cultural, da inovação e economia criativa, das leis de fomento e incentivo e de outras possibilidades de financiamento a projetos culturais.
CONEXÃO COM O MERCADO DA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO:CONTEÚDO DIGITAL INTEGRADO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Propõe a estruturação tática e operacional, contendo canais e exemplos de conteúdo, com diferentes abordagens, linguagens e mídias, para a execução do conteúdo em um dado plano integrado de comunicação. Propõe um plano de ação de relações públicas e de assessoria de imprensa frente a diferentes públicos de interesse.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão da Comunicação Integrada. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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