Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão de Negócios Internacionais

Gestão de Negócios Internacionais

Você se especializará na gestão dos negócios internacionais e na operacionalização do comércio exterior, sabendo desenvolver projetos e empreendimentos rentáveis e comandar áreas de acordo com a nova dinâmica organizacional e global dos mercados.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em empresas nacionais ou estrangeiras que realizam exportação e importação, em bancos, companhias de seguros ou organizações que operam em processos de financiamento ou de câmbio, em empresas logísticas e agentes marítimos e de carga que atuam no mercado internacional e em organizações públicas que tenham operações de comércio exterior.
Pessoas com graduação completa que atuam ou desejam atuar em cargos executivos de empresas privadas ou governamentais, na indústria, varejo ou prestação de serviços de qualquer segmento, nas quais as operações de comércio exterior possam impactar positivamente.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS E GLOBAIS
Apresenta e discute o conceito das organizações exponenciais e das empresas nascidas globais (born globals), descrevendo o papel da inovação para a competitividade e sobrevivências em um contexto de competição global. Apresenta e discute a gestão da inovação nesse contexto, o que inclui a gestão da ciência e tecnologia (C&T) e da pesquisa e desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, apresentando ferramentas para desenvolvimento de cenários alinhados às diretrizes organizacionais estratégicas com vistas à competitividade no futuro.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Apresenta e discute temas e ferramentas contemporâneos referentes à gestão do capital humano nas organizações e suas implicações gerenciais, o que inclui gestão por competência, inteligência emocional, gestão de carreira e cultura organizacional em contextos desafiadores de inovação e internacionalização. Apresenta e discute aplicações de motivação, comunicação assertiva, liderança e equipes inovadoras no ambiente organizacional.
MARKETING ESTRATÉGICO EM AMBIENTE GLOBAL E DIGITAL
Apresenta e discute conceitos e práticas do marketing estratégico em ambientes crescentemente globalizados e inovadores, o que inclui as ferramentas do marketing digital. Apresenta e discute a revolução que as tecnologias tem causado em termos de canais de vendas, comunicação e disponibilização de produtos e serviços, o que inclui o e-commerce, priorizando a qualidade e o relacionamento duradouro com clientes e potenciais clientes. Apresenta e discute ferramentas para pesquisas de campo com vistas a identificar preferências, tendências e melhorar a experiência do usuário na relação com a organização.
GESTÃO FINANCEIRA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Apresenta e discute os processos de avaliação de ativos (decisões de aplicação de recursos) e de passivos (decisões de captação de recursos) com vistas à informação contábil de qualidade para avaliação do desempenho organizacional. Apresenta as ferramentas utilizadas na gestão financeira de uma organização: gestão do capital de giro, definição da estrutura de capital e avaliação de rentabilidade por meio de indicadores financeiros que auxiliem na tomada de decisão.
INTRODUÇÃO A PROJETOS EM GESTÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
Apresenta conceitos introdutórios para planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos em gestão de negócios: (1) relato de caso de gestão de organizações e (2) empreendedorismo e plano de negócios. Orienta participantes quanto à estrutura dos trabalhos, etapas de desenvolvimento (o que inclui coleta, análise e apresentação de dados) e entregas parciais e finais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Apresenta, discute e problematiza as temáticas do empreendedor, do empreendedorismo e do intraempreendedorismo. Apresenta processos e etapas de desenvolvimento de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação de recursos e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E RECURSOS GLOBAIS
Apresenta e discute o conceito da gestão estratégica no contexto das organizações transnacionais, a partir do planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de entrada em novos mercados e por meio do aproveitamento de recursos locais e globais e com vistas à geração de vantagem competitiva de longo prazo.
AMBIENTE DE NEGOCIAÇÃO E DIREITO INTERNACIONAL
Apresenta e discute a negociação internacional em ambientes culturalmente diferenciados, por meio das estratégias e técnicas de comunicação interpessoal, mantendo foco no resultado, respeitando a ética e construindo relacionamentos duradouros. Apresenta e discute aspectos da contratação internacional relacionados à compra e/ou à venda de mercadorias e/ou serviços, avaliando e mitigando riscos à sustentabilidade do negócio.
LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
Apresenta e discute as características do comércio internacional, sua sistemática e procedimentos, assim como os requisitos específicos da logística para atendimento das operações globais. Apresenta e discute os aspectos legais e tributários na importação e exportação, condições de entrega (INCOTERMs), seguros e custos relacionados à documentação e transporte intermodal, multimodal e seu transbordo. Apresenta e discute, do ponto de vista mais estratégico os aspectos comerciais, administrativos, cambiais e logísticos de modo a minimizar os gargalos nos processos e, assim, promovendo a excelência na prestação dos serviços.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E GLOBAL SOURCING
Apresenta e discute o conceito de inteligência de mercado aplicado ao aprovisionamento de bens e serviços necessários ao funcionamento da organização transnacional com vistas a utilizar os recursos disponíveis com eficácia e eficiência. Apresenta e discute a sequência de aquisições globais (global sourcing) com base na identificação das etapas desse processo e em conformidade com a integração esperada com organizações da cadeia de suprimentos (supply chain), com diferenciais culturais internacionais e critérios de seleção de fornecedores.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: RELATO DE CASO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Apresenta, discute e orienta no planejamento e desenvolvimento de um relato de uma experiência profissional em que conceitos de gestão de negócios sejam aplicados em âmbito organizacional com vistas ao alcance de vantagem competitiva. Pretende promover uma compreensão maior da importância do alinhamento estratégico para aumento da eficácia e eficiência organizacional.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também vivenciará simulações de situações reais do segmento de negócios internacionais, realizando estudos de caso, projetos e exercícios de técnicas de negociação.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão de Negócios Internacionais. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp