Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Design Gráfico e Digital

Design Gráfico e Digital

Você se especializará em design gráfico para desenvolver soluções inovadoras e projetos impressos e digitais a partir de diferentes linguagens e mídias, considerando questões técnicas, funcionais, éticas e mercadológicas.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar no desenvolvimento de soluções visuais para criação de projetos editoriais, livros, revistas, identidades visuais empresariais, cartazes, sinalização, design promocional, websites, criações multimídia e inserções gráficas como suporte a narrativas fílmicas.
Pessoas com graduação completa nas áreas de design gráfico ou de produtos, arquitetura, publicidade, propaganda e jornalismo, além de profissionais interessados em atuar no segmento de design gráfico e digital.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 8.1, acesso à internet de 4 Mbps, processador Dual Core ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 10GB, caixa de som, microfone e memória RAM de 4GB. Assim, você terá acesso aos softwares durante as aulas do curso (exceto para Chromebooks e computadores com Linux).
Pessoas com graduação completa nas áreas de design gráfico ou de produtos, arquitetura, publicidade, propaganda e jornalismo, além de profissionais interessados em atuar no segmento de design gráfico.
COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E SENTIDO
Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação entre produção, mídia e recepção. Tem como base conceitual a semiótica, de Charles S. Pierce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leituras emiótica da produção imagética impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional.
HISTÓRIA DO DESIGN
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
TIPOGRAFIA
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto, partindo dos primeiros sistemas de escrita até a tipografia digital. Estuda anatomia, nomenclatura e classificação de estilos, passando por conceitos de legibilidade e de representação simbólica, para compreender a linguagem tipográfica tanto no seu aspecto verbal como no seu aspecto visual. Fornece bases instrumentais de composição de textos e para a construção visual da comunicação, considerando a relação entre produto e público-alvo.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN TENDÊNCIAS
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN EXPERIMENTAL
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais.
PROGRAMAÇÃO APLICADA AO DESIGN
Discute os processos envolvidos no desenvolvimento de sistemas e princípios de programação que sustentam o funcionamento de aplicações e software nas mídias digitais. Desenvolve processos de criação relacionados à comunicação em meios digitais, do wireframe à interface programada. Apresenta as linguagens de marcação e formatação utilizadas na Web, tais como HTML, CSS e linguagem de script. Analisa e desenvolve interfaces gráficas em sua usabilidade e acessibilidade.
INFOGRÁFICO
Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa na mídia contemporânea e aborda a pesquisa e a visualização de dados. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a relação do infográfico com outros elementos do projeto gráfico, além do desenvolvimento das formas de visualização e dos recursos de diagramação, propiciando a elaboração de roteiros para o projeto.
METADESIGN
Discute o projeto de sistemas complexos por meio de ferramentas gerais, promovendo o desenvolvimento de projetos dotados de múltiplos níveis de abstração e capazes de acolher a emergência de aspectos oriundos de seus próprios desdobramentos na sociedade. Explora o design enquanto processo criativo de cocriação de soluções e exploração de possibilidades de ação em um contexto social complexo segundo uma dinâmica autorreferencial e auto-organizada. Apresenta repertório filosófico e científico para o entendimento crítico e criativo da complexidade
DESIGN DIGITAL
Apresenta os conceitos de arquitetura da informação em ambientes digitais, projeto de estruturas, mapas de navegação e de busca, no contexto de ação do designer. Analisa o conteúdo e as linguagens, de acordo com os projetos digitais, seguindo as novas tendências midiáticas. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço e os conceitos de navegação e interação, na construção de interfaces gráficas, táteis e audiovisuais em sistemas de informação. Propõe a concepção de projetos com foco no usuário-conteúdo-contexto, considerando os requisitos de interatividade e de usabilidade na sua elaboração.
PROJETO: DESIGN EDITORIAL
Investiga o desenvolvimento dos aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grids tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. Examina o nível macro estético: formato geral, estrutura básica, tipo dominante; e o nível micro estético: aspectos específicos, variedade dos detalhes. Estuda o estilo, produção e mercado editorial, a interpretação formal, a conceituação visual e a identidade gráfica. Estimula o aluno a vivenciar procedimentos de experimentação, verificação, reflexão aplicados à construção da linguagem gráfica e ao conceito de editar.
IDENTIDADE DA MARCA
Conceitua a identidade de marca. Compreende o desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares, os papéis estratégicos na gestão de marcas e as ações de comunicação para o alcance da equidade da marca. Estuda os processos criativos e metodológicos como ferramenta para o desenvolvimento de um projeto de identidade visual e seu sistema, visando à utilização em várias aplicações, incluindo suportes materiais e as diversas mídias.
SINALIZAÇÃO E AMBIENTAÇÃO
Propicia o desenvolvimento de projetos de design de sinalização e de ambientação de espaços. Estuda os sistemas de representação, em especial a perspectiva isométrica e cavaleira, por meio do desenho técnico, de organização e de construção de informações aplicadas aos projetos de ambientes. Propõe a elaboração de estratégias de construção para comunicação visual e organização de fluxos de pessoas em ambientes.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN CONTEMPORÂNEO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará exercícios, estudos de caso e vivenciará simulações de situações reais de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design Gráfico e Digital. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp