 | COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E SENTIDO Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação entre produção, mídia e recepção. Tem como base conceitual a semiótica, de Charles S. Pierce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leituras emiótica da produção imagética impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional. | | | HISTÓRIA DO DESIGN Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem. | | | TIPOGRAFIA Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto, partindo dos primeiros sistemas de escrita até a tipografia digital. Estuda anatomia, nomenclatura e classificação de estilos, passando por conceitos de legibilidade e de representação simbólica, para compreender a linguagem tipográfica tanto no seu aspecto verbal como no seu aspecto visual. Fornece bases instrumentais de composição de textos e para a construção visual da comunicação, considerando a relação entre produto e público-alvo. | | | CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN TENDÊNCIAS Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. | | | PROJETO: DESIGN EXPERIMENTAL Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. | | | PROGRAMAÇÃO APLICADA AO DESIGN Discute os processos envolvidos no desenvolvimento de sistemas e princípios de programação que sustentam o funcionamento de aplicações e software nas mídias digitais. Desenvolve processos de criação relacionados à comunicação em meios digitais, do wireframe à interface programada. Apresenta as linguagens de marcação e formatação utilizadas na Web, tais como HTML, CSS e linguagem de script. Analisa e desenvolve interfaces gráficas em sua usabilidade e acessibilidade. | | | INFOGRÁFICO Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa na mídia contemporânea e aborda a pesquisa e a visualização de dados. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a relação do infográfico com outros elementos do projeto gráfico, além do desenvolvimento das formas de visualização e dos recursos de diagramação, propiciando a elaboração de roteiros para o projeto. | | | METADESIGN Discute o projeto de sistemas complexos por meio de ferramentas gerais, promovendo o desenvolvimento de projetos dotados de múltiplos níveis de abstração e capazes de acolher a emergência de aspectos oriundos de seus próprios desdobramentos na sociedade. Explora o design enquanto processo criativo de cocriação de soluções e exploração de possibilidades de ação em um contexto social complexo segundo uma dinâmica autorreferencial e auto-organizada. Apresenta repertório filosófico e científico para o entendimento crítico e criativo da complexidade | | | DESIGN DIGITAL Apresenta os conceitos de arquitetura da informação em ambientes digitais, projeto de estruturas, mapas de navegação e de busca, no contexto de ação do designer. Analisa o conteúdo e as linguagens, de acordo com os projetos digitais, seguindo as novas tendências midiáticas. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço e os conceitos de navegação e interação, na construção de interfaces gráficas, táteis e audiovisuais em sistemas de informação. Propõe a concepção de projetos com foco no usuário-conteúdo-contexto, considerando os requisitos de interatividade e de usabilidade na sua elaboração. | | | PROJETO: DESIGN EDITORIAL Investiga o desenvolvimento dos aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grids tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. Examina o nível macro estético: formato geral, estrutura básica, tipo dominante; e o nível micro estético: aspectos específicos, variedade dos detalhes. Estuda o estilo, produção e mercado editorial, a interpretação formal, a conceituação visual e a identidade gráfica. Estimula o aluno a vivenciar procedimentos de experimentação, verificação, reflexão aplicados à construção da linguagem gráfica e ao conceito de editar. | | | IDENTIDADE DA MARCA Conceitua a identidade de marca. Compreende o desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares, os papéis estratégicos na gestão de marcas e as ações de comunicação para o alcance da equidade da marca. Estuda os processos criativos e metodológicos como ferramenta para o desenvolvimento de um projeto de identidade visual e seu sistema, visando à utilização em várias aplicações, incluindo suportes materiais e as diversas mídias. | | | SINALIZAÇÃO E AMBIENTAÇÃO Propicia o desenvolvimento de projetos de design de sinalização e de ambientação de espaços. Estuda os sistemas de representação, em especial a perspectiva isométrica e cavaleira, por meio do desenho técnico, de organização e de construção de informações aplicadas aos projetos de ambientes. Propõe a elaboração de estratégias de construção para comunicação visual e organização de fluxos de pessoas em ambientes. | | | CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN CONTEMPORÂNEO Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. | | | | TOTAL | |
| | | | TOTAL | | |