Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Você se especializará nos conceitos e nas ferramentas necessárias para realizar a gestão ambiental, aprendendo temas como sustentabilidade, biodiversidade, direito ambiental, recursos hídricos, resíduos sólidos e áreas contaminadas.

Carga horária: 360 horas

Você poderá realizar consultoria, formular propostas para planejamento ambiental urbano e rural, implementar sistemas de gestão ambiental voluntário, aplicar instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, atuar com licenciamento e auditoria ambiental, entre outros.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas do conhecimento e que atuam ou desejam atuar com gestão ambiental, como engenheiros, administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior.
Observação: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas ambientais, o planejamento regional e planejamento por bacias hidrográficas, o gerenciamento costeiro, a gestão de unidades de conservação, o uso e a ocupação do solo e as normas legais e técnicas pertinentes. Discute o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente, incluindo os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Aborda os instrumentos e as obrigações ambientais aplicadas à Política Nacional de Meio Ambiente, com destaque às etapas e procedimentos do processo de licenciamento ambiental com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Aborda os critérios de renovação da licença de operação, desativação do empreendimento e outras exigências vinculadas ao licenciamento. Apresenta os principais conceitos e definições associados à Avaliação de Impactos Ambientais e respectivos estudos ambientais pertinentes: Estudo de Impacto Ambiental (EIA); Relatório de Impacto Ambiental (RIMA); Relatório Ambiental Preliminar (RAP); Estudo Ambiental Simplificado (EAS); e o Relatório Ambiental Simplificado (RAS). Estuda as competências legais dos entes federativos na aplicação dos instrumentos.
DIREITO AMBIENTAL
Estuda os conceitos básicos e princípios do direito ambiental. Aborda a aplicação do direito e a hierarquia da legislação brasileira, assim como as responsabilidades administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidária e o compliance ambiental.
BIODIVERSIDADE - FAUNA E FLORA
Aborda os conceitos e os processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos para a gestão ambiental. Aborda aplicação dos instrumentos à gestão do meio abiótico. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental. Aborda a legislação e normas técnicas pertinentes e aplicada à fauna e à flora.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Aborda os princípios básicos que norteiam os fundamentos e a operação dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos estadual e nacional, incluindo as formas e arranjos administrativos com destaque aos conselhos estadual e nacional, dos comitês e das agências de bacia. Discute as políticas e sistemas que definem os papéis de governos, sociedade civil e setor privado, nos âmbitos global, nacional, regional e local. Discute o novo marco regulatório do saneamento básico. Aborda a aplicação de ferramentas para a gestão hídrica nas organizações, por meio do balanço hídrico e com foco no gerenciamento para uso racional da água.
GESTÃO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
Apresenta as principais fontes de emissão, a caracterização dos poluentes, da rede de monitoramento do ar. Apresenta os aspectos relacionados à saúde - abordando os padrões de qualidade ambiental e de emissão previstos, frente à capacidade de suporte do meio -, à legislação, às normas técnicas pertinentes e aos relatórios de qualidade ambiental do Estado de São Paulo. Aborda o monitoramento das fontes fixas e móveis de poluição. Discute as principais tecnologias de controle da poluição do ar, suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo e benefício, e mesmo a redução do potencial poluidor. Discute a forma da apresentação do Plano de Controle Ambiental para os órgãos ambientais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ECOEFICIÊNCIA
Aborda a estruturação/análise crítica de projetos de ecoeficiência, com foco na redução do impacto ambiental e otimização do consumo de recursos, buscando o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade, que incluem o uso racional de água, energia e materiais.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Analisa o trinômio energia-sociedade-meio ambiente como um sistema para a sustentabilidade planetária. Analisa as necessidades humanas com relação ao uso e custos da energia, além dos impactos socioambientais dos empreendimentos energéticos. Conceitua planejamento energético, discutindo suas diferentes formas, em especial na oferta e demanda. Discute a inserção de fontes renováveis e a importância da geração descentralizada para a garantia do fornecimento, abordando a relação do uso de smart grid e a expansão da oferta de energia com as novas fontes renováveis, e com a conservação de energia, utilizando o modelo de gestão da norma internacional ISO 50.001. Discute as questões econômico-sociais no Brasil e no mundo e os cenários de energia, visando aumentar de forma sustentável o acesso à energia nos países em desenvolvimento.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABIIDADE
Discute aspectos de gestão nas dimensões da governança corporativa, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, com foco na missão, visão e objetivos estratégicos do negócio, tendo como perspectiva o cumprimento de todas as obrigações da organização (conformidade) e a sustentabilidade. Aborda plano de negócios, liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios, cultura organizacional. Aborda o mercado de carbono oficial e o voluntário, adaptação as mudanças do clima e seus instrumentos, legislação e procedimentos pertinentes. Apresenta o planejamento estratégico para a gestão da sustentabilidade, as práticas de governança corporativa e a gestão da responsabilidade social, a economia verde e circular, o consumo sustentável e a conscientização da organizacional através da ética na governança - código de ética e integridade.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos pelos poderes públicos e setores privados, e a integração com as outras políticas públicas. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Estuda e discute a metodologia para a caracterização e a classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para não geração, minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Discute a aplicação dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque aos Planos de Gerenciamento e Sistemas de Logística Reversa, considerando os conceitos da ecoeficiência e consumo sustentável. Estuda os conceitos de economia linear e economia circular.
GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Estuda os conceitos relacionados às fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potenciais, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação. Aborda a legislação ambiental e normas técnicas pertinentes. Apresenta os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de riscos naturais e tecnológicos. Apresenta e propicia o uso do manual de orientação para elaboração de estudos de análises de riscos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Discute o desenvolvimento e a implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
FORMAÇÃO DE AUDITOR AMBIENTAL
Aborda os princípios, tipos, métodos e técnicas de auditoria, o planejamento, a elaboração de um programa de auditoria e a condução de auditorias de sistemas de gestão ambiental. Estuda os termos e definições, os objetivos, critérios e escopo de auditorias, tendo como parâmetro as cláusulas e requisitos da norma NBR-ISO 14.001:2015. Aborda a composição da equipe auditora, descrição e acompanhamento de não conformidades, elaboração de registros e relatórios de auditoria, análise crítica de documentos, evidências e práticas de auditorias. Apresenta e propicia o uso da norma NBR-ISO-19.011 - Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.
PROJETO: SOCIOAMBIENTAL
Estuda a elaboração e análise crítica de um projeto socioambiental, estruturado metodologicamente, abordando ações e boas práticas para transformar uma determinada realidade sob o ponto de vista do impacto socioambiental.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Ambiental. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  10 de maio de 2021 a 30 de julho de 2021

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

A parceria com a certificadora Bureau Veritas (BVQI) oferece para alunos e professores desta pós-graduação descontos que variam de 20% a 33% nos cursos de certificação oferecidos pela parceira. Confirme as datas disponíveis e as condições dos cursos no site da Bureau Veritas.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp