Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias

Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias

Você se especializará na gestão integrada de sistemas de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, saúde e segurança no trabalho, conhecendo processos de auditorias e contribuindo para melhorar o desempenho das organizações.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em equipes multiprofissionais em empresas públicas e privadas de diferentes setores, consultorias e assessorias, além de gerir a implantação das normas ISO e otimizar recursos, gerenciar os riscos e buscar a conformidade em todos os processos de uma organização.
Pessoas com graduação completa que tenham experiência profissional em qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social, ou em algum outro segmento da gestão ou administração empresarial, além de engenheiros, biólogos, administradores, advogados, arquitetos, gestores, auditores e consultores ambientais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE
Discute aspectos de gestão nas dimensões da governança corporativa, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, com foco na missão, visão e objetivos estratégicos do negócio, tendo como perspectiva o cumprimento de todas as obrigações da organização (conformidade) e a sustentabilidade. Aborda plano de negócios, requisitos legais e outros aplicáveis, liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios, cultura e aprendizagem organizacional, com vistas à adoção de novos valores, flexibilização para mudança e desenvolvimento das competências humanas.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Aborda os conceitos de qualidade nas organizações a partir de sua evolução histórica. Apresenta as principais referências teóricas da qualidade e seus conceitos de implementação e gestão de sistemas da qualidade. Aborda, por meio de atividades práticas, as principais ferramentas de gerenciamento da qualidade, resolução de problemas, controle e melhoria de processos, com foco na produtividade. Trata das técnicas e metodologias para avaliação de riscos na organização.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
Apresenta os conceitos e a metodologia para o mapeamento e a gestão de processos, qualidade, requisitos e satisfação dos clientes, indicadores da qualidade, melhoria contínua e custos da qualidade. Aborda técnicas para tratamento de não conformidades e aplicação de ações corretivas, técnicas para mapeamento de processos e avaliação de riscos organizacionais e promove exercícios para desenvolvimento dessas competências. Discute os padrões normativos nos Sistemas de Gestão da Qualidade – SGQ, baseados na família das normas ISO 9000, as principais características da ISO 9001, suas cláusulas e requisitos, proporcionando a compreensão dos processos de implantação e certificação do SGQ.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ECOEFICIÊNCIA
Aborda a estruturação/análise crítica de projetos de ecoeficiência, com foco na redução do impacto ambiental e otimização do consumo de recursos, buscando o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade, que incluem o uso racional de água, energia e materiais. Apresenta e Discute um diagnóstico ambiental estruturado, que considere os problemas e desafios específicos ao contexto selecionado, no qual se realiza uma análise crítica sobre as etapas de um projeto, abordando os aspectos econômico, social e ambiental, bem como analisando os indicadores de sustentabilidade e impactos na cadeia de suprimentos (supply chain).
TECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO
Problematiza a relação do homem com o meio ambiente nos contextos ecológico, histórico e produtivo, fornecendo subsídios para a análise da origem dos problemas ambientais e seus impactos na saúde e no bem-estar das populações, bem como na economia local e global. Define poluição, tipos de poluentes, fontes de poluição, impactos, tecnologias para a prevenção e controle. Trata, também, do comportamento dos poluentes no meio ambiente; toxicologia; da prevenção da poluição ambiental; do controle da poluição ambiental; da garantia da qualidade ambiental: padrões de qualidade do ar, da água e do solo e seu monitoramento. Discute os modelos de economia linear e circular.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Discute a importância de inserir a dimensão ambiental na gestão global das organizações e suas vantagens competitivas, analisando a interação entre o setor produtivo e o meio ambiente à luz do desenvolvimento sustentável. Aborda a implementação e certificação do sistema de gestão ambiental, com base no referencial normativo NBR ISO 14001. Discute os procedimentos a serem seguidos pela organização para conformidade perante os critérios de avaliação dos sistemas de gerenciamento ambiental, pelas entidades credenciadas para certificação e fiscalização dos procedimentos de gestão. Estuda metodologia para o Levantamento dos Aspectos Ambientais e Avaliação dos Impactos Ambientais - LAIA. Aborda os princípios da integração da gestão ambiental com outros sistemas e suas respectivas normatizações.
GESTÃO DOS RISCOS E PROGRAMAS OCUPACIONAIS
Problematiza a interação entre o homem e o seu meio, como um ser inserido em um determinado estrato socioeconômico e profissional, o processo de produção, as questões que envolvem as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, a partir do conceito prevencionista, das diretrizes de organismos nacionais e internacionais e da legislação vigente. Aborda o gerenciamento de incidentes. Estuda a proporção dos acidentes e os custos produzidos pelos acidentes. Estuda a Legislação Brasileira de Segurança e Medicina do Trabalho, sobretudo as Normas Regulamentadoras (NR). Apresenta os principais programas ocupacionais: Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA), Programa de Proteção Respiratória e outros (PPR). Trata dos adicionais de insalubridade, periculosidade e questões da ergonomia.
SISTEMAS DE GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Discute os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho por meio da análise e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), relacionados à saúde do trabalhador. Aborda a metodologia para levantamento de perigos e avaliação dos riscos ocupacionais, estruturando planos de ação com foco na eliminação e gerenciamento dos riscos. Estuda os modelos de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais, com ênfase na implementação da metodologia da norma ISO-45.001 e sua integração aos demais sistemas de gestão.
GESTÃO DOS SISTEMAS INTEGRADOS
Trata do planejamento, implantação e integração dos sistemas de gestão para alcançar os objetivos das organizações. Aborda os processos relacionados à conformidade e sustentabilidade organizacionais, incluindo aqueles referentes à qualidade, ao meio ambiente, à saúde e segurança no trabalho e à responsabilidade social empresarial. Aborda as práticas para integrar os sistemas de gestão, com base em normas específicas de gestão, tais como ISO-9.001 (SGQ), ISO-14.001 (SGA), ISO-45.001 (SGSST), ISO-26.000 (RS), dentre outras que, juntas, contribuem para a melhoria do desempenho das organizações.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: SOCIOAMBIENTAL
Aborda a elaboração e análise crítica de um projeto socioambiental no ambiente organizacional, estruturado metodologicamente, abordando ações e boas práticas para transformar uma determinada realidade e com impacto socioambiental.
AUDITORIA DE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Aborda os princípios, tipos, métodos e técnicas de auditoria, o planejamento, a elaboração de um programa de auditoria e a condução de auditorias de sistemas de gestão integrados. Estuda os termos e definições, os objetivos, os critérios e o escopo de auditorias, tendo como parâmetro a nova estrutura High Level Structure (HLS) das normas ISO de gestão. Estuda as cláusulas e requisitos das normas ISO-9.001, 14.001 e 45.001 e sua integração. Aborda a composição da equipe auditora, práticas de auditoria, descrição e acompanhamento de não conformidades, elaboração de registros e relatórios de auditoria, análise crítica de documentos, evidências e práticas de auditorias. Considera a abordagem da norma NBR-ISO-19.011 – Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Discute aspectos de Gestão nas dimensões de liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios e cultura, e aprendizagem organizacional, com vistas à adoção de novos valores, flexibilização para mudança e desenvolvimento das competências humanas. Analisa criticamente os modelos de gestão praticados na atualidade, visando compreender o contexto das organizações e as oportunidades de mudanças.
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL
Discute as questões atuais relacionadas à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho e responsabilidade social, considerando os contextos histórico, social, econômico, cultural e político do país, as mudanças na organização do trabalho, as transformações tecnológicas e a competitividade das empresas nos mercados local e global. Aborda os ganhos estratégicos para a empresa (em competitividade, crescimento e permanência no mercado), com a implementação de projetos de gestão integrada, sob a ótica da sustentabilidade da organização.
FUNDAMENTOS E CONCEITOS DA QUALIDADE
Aborda os conceitos de Qualidade nas organizações a partir de sua evolução histórica. Apresenta as principais referências teóricas da qualidade e seus conceitos de implementação e gestão de sistemas da qualidade. Aborda as principais ferramentas de gerenciamento da qualidade, resolução de problemas, controle e melhoria de processos. Apresenta outros métodos de gestão da qualidade.
GESTÃO DA QUALIDADE
Trata dos conceitos fundamentais de mapeamento e gestão de processos, qualidade, clientes, requisitos e satisfação dos clientes, indicadores da qualidade, melhoria contínua e custos da qualidade. Apresenta metodologia para mapeamento de processos organizacionais e promove exercícios para desenvolvimento desta competência. Discute os padrões normativos nos Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na família das normas ISO 9000, as principais características da ISO 9001, sua estrutura e requisitos, proporcionando a compreensão dos processos de implantação e certificação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: PESQUISA E ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do TCC de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do Estudo de Caso, promovendo a estruturação do projeto de TCC, com a descrição dos itens e os conteúdos a serem desenvolvidos.
PREVENÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO
Problematiza a relação do homem com o meio ambiente nos contextos ecológico, sócio-histórico e produtivo, fornecendo subsídios para a análise da origem dos problemas ambientais e seus impactos na saúde e no bem-estar das populações, bem como na economia local e global. Define poluição, poluentes, fontes de poluição, impacto, prevenção, controle. Trata, também, do comportamento dos poluentes no meio ambiente; toxicologia; da prevenção da poluição ambiental; do controle da poluição ambiental; da garantia da qualidade ambiental: padrões de qualidade do ar, da água e do solo e seu monitoramento.
GESTÃO DE MEIO AMBIENTE
Discute os aspectos e impactos ambientais, em escala espacial e temporal, a partir da legislação e normas específicas brasileiras de controle da poluição ambiental, possibilitando a análise destes impactos e fundamentando o planejamento de ações de controle e prevenção da poluição. Aborda a metodologia para levantamento de aspectos e impactos ambientais em organizações e atividades. Analisa os modelos de Gestão Ambiental.
GESTÃO DOS PROGRAMAS OCUPACIONAIS
Problematiza a interação entre o homem e o seu meio, como um ser inserido em um determinado estrato socioeconômico e profissional, o processo de produção, as questões que envolvem as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, a partir do conceito prevencionista, das diretrizes de organismos nacionais e internacionais e da legislação vigente. Aborda o gerenciamento de incidentes. Estuda a proporção dos acidentes e os custos produzidos pelos acidentes. Estuda a Legislação Brasileira de Segurança e Medicina do Trabalho. Apresenta os principais programas ocupacionais: PPRA, PCMSO, PCMAT, PCA, PPR e outros. Trata dos adicionais de insalubridade, periculosidade e questões da ergonomia.
GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Discute os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho por meio da análise e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos e outros) relacionados à saúde do trabalhador. Aborda a metodologia para levantamento de perigos e riscos ocupacionais. Analisa os modelos de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais, incluindo a norma OHSAS 18001 e ISO 45001.
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Aborda o Sistema de Gestão da Responsabilidade Social na dimensão Empresarial (RSE) em sua perspectiva histórica e identifica os requisitos das partes interessadas no contexto de Responsabilidade Social. Discute o RSE como processo de desenvolvimento, os códigos de ética e os modelos de gestão de Responsabilidade Social, incluindo a ISO 26000 e a SA 8000.
GESTÃO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Trata do planejamento, implantação e gestão de sistemas integrados da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, e responsabilidade social. Discute as especificidades e respectivas normatizações de cada tema e da gestão integrada, abordando as questões relacionadas ao processo de certificação e de auditorias integradas, com a finalidade de promover a Gestão dos Sistemas Integrados. Problematiza o desenvolvimento da Gestão de Sistemas Integrados, com base nas especificidades e respectivas normatizações de cada variável. Discute questões relacionadas ao processo de certificação e de auditorias. Reflete sobre a função e a necessidade da seleção de indicadores bem como da relevância das questões ambientais, ocupacionais, de saúde e sociais para a avaliação de desempenho das organizações, promovendo a visão sistêmica da gestão.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Desenvolve os conteúdos dos itens do TCC, estruturando o trabalho acadêmico de maneira que o aluno aplique os conceitos e teorias dos vários sistemas de gestão, aprendidos com proposta de implantação de sistemas integrados de gestão aplicáveis a um Estudo de Caso.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também terá atividades para entrar em contato com empresas e especialistas da área.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Bureau Veritas

A parceria com a certificadora Bureau Veritas (BVQI) oferece para alunos e professores desta pós-graduação descontos que variam de 20% a 33% nos cursos de certificação oferecidos pela parceira. Confirme as datas disponíveis e as condições dos cursos no site da Bureau Veritas.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp