Gestão de Saúde
Você se especializará na gestão de serviços de saúde públicos e privados para contribuir com a melhoria e profissionalização da área, conhecendo os elementos necessários para ter uma visão estratégica do setor e de suas unidades produtivas.
Carga horária: 360 horasComo algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
| TOTAL |
Discute a concepção de sistema de saúde e o Sistema Único de Saúde, considerando o seu percurso histórico, legislação, princípios, organização e financiamento. Problematiza o papel e o contexto da saúde suplementar. Aborda as políticas públicas como desdobramento da gestão em saúde. Articula a compreensão do sistema de saúde brasileiro com aspectos microeconômicos. Discute a judicialização como resultado da organização do sistema de saúde.
Apresenta o contexto contemporâneo da atenção à saúde no Brasil, abordando os conceitos de rede, necessidades, vigilância e epidemiologia. Discute o conceito, a infraestrutura e a organização dos equipamentos de saúde para a compreensão do sistema de compras, gestão de órteses, próteses, medicamentos e materiais especiais e do rastreamento de medicamentos.
Analisa a evolução das abordagens teóricas da administração, em sua perspectiva histórico-social, avaliando seus impactos nas organizações de saúde. Analisa a arquitetura organizacional para o desenvolvimento de estratégias alinhadas à missão, visão e valores. Discute os modelos e apresenta ferramentas para a gestão estratégica em saúde, nos setores público e privado. Apresenta o uso de indicadores como subsídio para tomada de decisão no planejamento, monitoramento e avaliação de ações nos serviços de saúde. Aborda a gestão participativa. Apresenta os conceitos e princípios da governança corporativa, fundamentando as melhores práticas, desempenho e longevidade das organizações, frente às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
Apresenta e discute a dinâmica dos comportamentos, interações e inter-relações entre os atores, na perspectiva psicossocial das organizações. Relaciona a cultura das organizações, com as relações de poder, clima organizacional e mediação de conflitos, na perspectiva sócio-política e histórica, para a compreensão da realidade objetiva e subjetiva, na gestão de pessoas. Problematiza os modelos de recrutamento, seleção, contratação e remuneração para a gestão estratégica de pessoas. Discute o desenvolvimento de competências profissionais frente às mudanças de cenários e contextos. Aborda a gestão do capital intelectual e a aprendizagem organizacional. Discute o mercado de trabalho em saúde e as questões relacionadas à fixação de profissionais. Aborda a qualidade de vida no trabalho e a gestão da diversidade e da inclusão.
Discute conceitos básicos de Arquitetura e Hotelaria, aplicados ao contexto da saúde, como elementos para humanização dos ambientes e serviços, bem como diferencial no mercado. Aborda o planejamento físico-funcional e a hotelaria em saúde sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. Apresenta as normas legais e regulatórias para a construção, ampliação e reforma de estabelecimentos de saúde. Discute a hospitalidade e a governança dos serviços e as oportunidades relacionadas ao turismo em saúde.
Discute o valor da informação e problematiza o impacto de sistemas de informação fragmentados e artesanais para a gestão em saúde. Problematiza a incorporação das tecnologias em saúde pelos sistemas e serviços sob a perspectiva das fontes pagadoras e do contexto sócio-político-econômico. Apresenta a avaliação e a prática baseada em evidências como instrumentos imprescindíveis para a tomada de decisão quanto à incorporação tecnológica no setor saúde.
Apresenta a teoria, técnicas e práticas da gestão de projetos segundo a metodologia do Project Management Institute (PMI) aplicadas ao contexto social e estrutural das organizações de saúde, visando o alcance da excelência em resultados.
Discute os paradigmas da ciência e a construção do conhecimento científico, por meio da abordagem dos diferentes métodos de pesquisa, oferecendo instrumentais para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.
Aborda a gestão da qualidade nas organizações de saúde e os programas de certificação e acreditação. Discute o uso de ferramentas da qualidade. Problematiza o gerenciamento de riscos sob a perspectiva da Organização Mundial de Saúde. Aborda os conceitos e classificação de riscos, incidentes e eventos, bem como a sua identificação, prevenção e notificação. Contextualiza a temática internacional sobre a segurança do paciente, a fim de promover a gestão e a melhoria contínua nos processos e serviços de saúde e garantir uma assistência de qualidade.
Aborda os conceitos de contabilidade, métodos de custeio, sistemas de pagamento e formas de remuneração utilizados em serviços do setor público, complementar e suplementar, bem como o impacto do uso progressivo dos recursos e dos seus elevados custos sobre as finanças dos sistemas e estabelecimentos de saúde. Discute as potencialidades para o controle dos riscos e para a maximização dos resultados, com vistas a subsidiar a tomada de decisão estratégica a partir da análise e discussão de relatórios financeiros. Problematiza da prática gerencial profissionalizada com foco em resultados econômico-financeiros, considerando o contexto do modo de produção capitalista.
Apresenta e discute os conceitos de marketing, comunicação e relacionamento com stakeholders, na perspectiva sociopolítica e econômica. Contextualiza o credenciamento de prestadores de serviços e as fontes pagadoras. Problematiza o processo de negociação, a ética e conflito de interesses em saúde. Analisa a gestão de contratos. Discute os direitos do consumidor e dos usuários de serviços de saúde, embasando uma estratégia de negócios ética, resolutiva e socialmente responsável.
Acompanha o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, a fim de proporcionar a construção do conhecimento, a partir de uma análise crítico-reflexiva sobre as produções científicas disponíveis em bases eletrônicas.