Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Implantodontia

Implantodontia

Você se especializará na execução das etapas cirúrgica e protética de implantes dentários, realizando diagnóstico de diferentes casos e identificando as opções protéticas adequadas a cada situação. Neste curso, que é reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia, você também poderá ter atividades em nossos espaços, como a Clínica Odontológica.

Carga horária: 1120 horas

Você poderá atuar tanto no setor público quanto na iniciativa privada, como em consultórios e clínicas particulares, para realizar diversos tipos de reabilitação oral por meio de implantes dentários.
O curso é destinado a cirurgiões-dentistas. Os candidatos deverão obrigatoriamente ser cirurgiões-dentistas com inscrição ativa no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
BASES BIOLÓGICAS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO
Você aprenderá os fundamentos da implantodontia para diagnósticos mais assertivos, conhecerá conceitos de anatomia de cabeça e pescoço, fisiologia e histologia (cicatrização óssea, periodontal e osseointegração e terá uma contextualização da anatomia radiológica dos ossos maxilares, exames de imagem e compreensão da anestesiologia e farmacologia (terapêutica medicamentosa). Esta disciplina tem 81 horas de atividades presenciais.
CIRURGIA EM IMPLANTODONTIA
Você terá noções e técnicas cirúrgicas com foco na execução das etapas. Aprenderá conceitos e procedimentos para instalação de implantes dentários (unitários e múltiplos) e para reconstrução óssea (enxerto ósseo particulado e em bloco, enxerto ósseo autógeno e exógeno) e poderá exercitar procedimentos para a realização de filtrados sanguíneos voltados à reconstrução óssea em implantodontia, a Regeneração Tecidual Guiada (RTG), o implante com ancoragem zigomática, a distração osteogênica, a laterização do nervo alveolar inferior, a Sinus Lift e a cirurgia guiada. Esta disciplina tem 372 horas de atividades presenciais.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Você terá orientação metodológica, científica e tecnológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso e exercitar as etapas do andamento do processo construtivo da tarefa de natureza científica e as normas técnicas. Esta disciplina tem 6 horas de atividades presenciais.
EMERGÊNCIA MÉDICA EM ODONTOLOGIA
Você conhecerá os fundamentos básicos e os protocolos da Emergência Médica em Odontologia, evidenciando e discutindo o Protocolo de Suporte Básico de Vida (SBV), os conceitos de lipotimia, hipoglicemia e síncope, assim como de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esta disciplina tem 15 horas de atividades presenciais.
DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO EM IMPLANTODONTIA
Você saberá os princípios relacionados ao diagnóstico com foco em soluções reabilitadoras sobre implantes dentários. Terá contextualização da avaliação dos parâmetros clínicos, laboratoriais e imaginológicos, bem como das características dos ossos maxilares (reabsorção óssea, qualidade dos ossos maxilares) e opções reabilitadoras sobre implantes dentários. Esta disciplina tem 150 horas de atividades presenciais.
REABILITAÇÃO ORAL EM IMPLANTODONTIA
Você aprenderá as etapas protéticas para reabilitação oral sobre implantes dentários, utilizando técnicas convencionais e as ferramentas digitais, além de exercitar técnicas e procedimentos para a reabilitações orais sobre implantes dentários: próteses unitárias, próteses múltiplas e protocolos e uso de ferramentas digitais aplicadas à reabilitação oral. Esta disciplina tem 391 horas de atividades presenciais.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA
Você entenderá conceitos éticos e legais que permeiam a atividade profissional do cirurgião-dentista. Saberá sobre direitos e deveres fundamentais dos profissionais, a relação do profissional cirurgião-dentista com o paciente e a equipe de saúde, destacando a relevância do sigilo profissional e da elaboração e arquivamento da documentação profissional. Esta disciplina tem 30 horas de atividades presenciais.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Você será apresenta aos temas relacionados à metodologia e pesquisa científica para estudos na área de odontologia, contextualizando etapas de pesquisa científica, métodos, técnicas e procedimentos científicos de coleta, sistematização, análise e apresentação de resultados em odontologia e normatização do trabalho científico. Esta disciplina tem 60 horas de atividades presenciais.
BIOÉTICA
Você terá debates e contextualização de questões bioéticas aplicadas à atividade profissional do cirurgião-dentista, abordando bioética e experimentação a partir das Resoluções nº 196/96, 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CEP/CONEP) e os dilemas e questões das relações humanas (Relação profissional/paciente; Direitos do paciente). Esta disciplina tem 15 horas de atividades presenciais.
LIBRAS - Optativa
Você aprenderá os fundamentos para comunicação e interação profissional e social com surdos, por intermédio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para um processo natural de interação entre os diversos públicos, compreendendo termos básicos do vocabulário para utilização na comunicação com surdos. Esta disciplina é optativa e tem 36 horas de atividades não presenciais.
PRÁTICA PROFISSIONAL AVANÇADA - Optativa
Você terá um espaço didático-pedagógico para exercício da reabilitação oral do paciente por meio da continuidade dos tratamentos avançados em implantodontia da clínica odontológica. Esta disciplina é optativa e tem 120 horas de atividades presenciais.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR - Optativa
Você terá uma imersão para entender os paradigmas da educação superior brasileira do século 21, a partir do contexto histórico, padrões curriculares recentes e das políticas públicas. Entenderá o planejamento didático a partir de documentos como Projeto Pedagógico do Curso, Planos de Ensino e Plano de Aula (plano de trabalho docente) e saberá mais sobre estratégias e metodologias de ensino, metodologias ativas, objetivos de aprendizagem e conteúdo como técnicas para potencializar a aprendizagem no processo de ensino. Esta disciplina é optativa e tem 32 horas de atividades não presenciais.
 
   TOTAL
De acordo com as características de cada módulo, são utilizadas, durante o curso, as seguintes estratégias metodológicas e recursos de aprendizagem na área de Implantodontia:
- Seminários sobre casos clínicos pré e pós atendimento
- Acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados no atendimento a pacientes na clínica
- Atendimento a pacientes, sob o acompanhamento e supervisão dos docentes, seguindo o correto planejamento dos casos
- Visitas técnicas de instituições e empresas parceiras, além da participação dos alunos em workshops e eventos da área
Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Implantodontia. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp