Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados

Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados

Você se especializará na gestão de negócios gastronômicos, aprendendo sobre história da alimentação, planejamento e projetos de cozinhas profissionais, empreendedorismo, marketing, finanças e estratégias do segmento.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na gestão de negócios em serviços de alimentação, realizar estudos de mercado, identificar tendências, elaborar planos estratégicos, gerenciar equipes, operações e finanças, entre outros.
Pessoas com graduação completa em Nutrição, Gastronomia, Administração, Turismo, Hotelaria ou áreas relacionadas e que tenham interesse em se especializar na gestão de empreendimentos de alimentação e bebidas.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
CONTEXTUALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Apresenta a temática, a história e o panorama atual da área de alimentos e bebidas, mostrando os modelos de negócios e perspectivas do segmento. Discute as tendências no Brasil e no mundo, estimulando o empreendedorismo na prática, a criatividade e o comportamento empreendedor.
GESTÃO DE PROCESSOS E FLUXO DE MERCADORIAS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta os conceitos e os processos envolvidos na gestão integrada de planejamento, operação e suprimentos. Discute o fluxo de mercadorias e a padronização de produtos, explorando a relação de custo/benefício para otimização de resultados. Desenvolve ferramentas de compras e controles de estoque, técnicas e estratégias de negociação.
SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta os conceitos e os processos envolvidos na gestão da tecnologia da informação aplicados às práticas dos empreendimentos de alimentação. Discute os variados sistemas de automação disponíveis no mercado e como estruturar sua implementação de forma a contribuir para a gestão operacional e financeira. Explora as ferramentas disponíveis e habilita o senso de planejamento e organização necessários para controlar os serviços, a operação e seus aspectos financeiros.
MARKETING, COMUNICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta conceitos atualizados de marketing e comunicação, estudo e análise de mercado, branding, plano de marketing e gestão de indicadores voltados para estruturação, crescimento e/ou reposicionamento do negócio. Aborda as questões sobre transformação digital e uso das mídias sociais na prática dos empreendimentos de alimentação.
GESTÃO FINANCEIRA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Explica os principais conceitos para a gestão financeira do empreendimento: demonstrações financeiras, regimes contábeis, geração e fluxo de caixa, tributação, custeio, margem de contribuição e precificação. Habilita o planejamento financeiro, discutindo o orçamento, controles, análise de cenários, ponto de equilíbrio, investimentos, as fontes de recursos financeiros e a viabilidade do negócio.
CONEXÃO COM O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PLANO DE NEGÓCIOS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO
Orienta a elaboração e aborda as etapas do Plano de Negócio, a partir da identificação de oportunidades e estudo do mercado. Fornece suporte para o desenvolvimento do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento e as estratégias a serem implementadas.
ASPECTOS LEGAIS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute as questões jurídicas para abertura e gestão de negócios, sob aspectos da responsabilidade civil, criminal, trabalhista, tributária e direitos do consumidor, aplicados ao cotidiano do setor de alimentação.
GESTÃO ESTRATÉGICA INTEGRADA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e trata os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento e gestão estratégica, a partir da análise de cenários multivariáveis, com foco em resultados. Reforça a conexão entre as áreas operacional, mercadológica e financeira, e explora a aplicação da gestão integrada nos diversos segmentos de negócios em hospitalidade.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARDÁPIOS
Apresenta as etapas que envolvem a construção do cardápio, desde a concepção, formação e estrutura. Explora os conceitos e aplicação prática das fichas técnicas na padronização de custos, produtos e na formação de preço. Discute e promove a vivência da engenharia de cardápio, direcionadas para desenvolver visão crítica sobre o empreendimento e seu posicionamento no mercado.
VIVÊNCIAS DE HOSPITALIDADE NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta os cenários do segmento de alimentação sob a ótica da hospitalidade gastronômica, seus conceitos, usos e aplicações, relacionando os temas à prática do dia a dia da gestão dos empreendimentos. Promove vivências, palestras, demonstrações e degustações, possibilitando a percepção e a interpretação do mercado.
PROJETOS E TECNOLOGIA EM COZINHAS PROFISSIONAIS
Apresenta a importância da adequação do espaço físico para a exploração funcional, discutindo as normas técnicas e legislação sanitária para projetos de serviços de alimentação. Aborda as condições operacionais da cozinha profissional, o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e os critérios para definição de equipamentos e tecnologias como diferenciais para o desempenho do empreendimento.
GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
Discute a gestão de pessoas, abordando técnicas de recrutamento e seleção, política de cargos e salários e organograma funcional. Explora as questões práticas da legislação e as ferramentas para avaliação de desempenho e desenvolvimento da equipe. Apresenta os modelos organizacionais, os estilos de liderança e suas influências no cotidiano operacional e processo gerencial como fator estratégico.
CONEXÃO COM O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ESTUDO DE VIABILIDADE NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO
Orienta a elaboração da etapa financeira e análise da viabilidade econômica-operacional do Plano de Negócios, dando suporte à tomada de decisões sobre os custos operacionais do projeto, a comercialização, logística e as variáveis que impactam na implantação, gestão e evolução do empreendimento.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 26 de abril de 2021*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Centro Universitário Senac Campos do Jordão: até 26 de abril de 2021.
Senac Aclimação: turma 1 até 26 de abril de 2021;
turma 2 até 21 de abril de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp