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Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - Foco em Resultados

O setor de alimentação requer cada vez mais profissionais qualificados para gerir empreendimentos gastronômicos. Contudo não basta entender sobre gestão, é preciso também dominar as peculiaridades da área, para aumentar as possibilidades de crescimento do negócio.

Aprenda sobre empreendedorismo e desperte a busca de oportunidades no mercado. Conheça a história da alimentação, planejamento e projetos de cozinhas profissionais, além de gestão, marketing, finanças e as estratégias do segmento.

Carga horária: 360 horas

Mercado de Trabalho
O setor de alimentos e bebidas é um segmento importante para a população brasileira, não só por conta da grande empregabilidade, mas também porque, atualmente, grande parcela da população faz suas refeições fora do lar. Segundo a ABIA - Associação brasileira da Industria de alimentos, o faturamento do setor de alimentação em 2019 chegou a quase R$ 700 bilhões, que representa 9,7% do PIB Brasileiro e 24,4% da Indústria de Transformação do pais e a previsão é que até o ano de 2021, essa área deva crescer por ano, em média, 4,41%, por conta de alguns fatores: maior demanda por alimentação conveniente por parte da população, expansão dos serviços de entrega delivery, participação da mulher no mercado de trabalho e ordenação de food-services, desenvolvimento de centros de consumo no interior do país, parcerias de longo prazo entre indústria e operadores, novos formatos de negócios em sintonia com demandas emergente, uso de novas tecnologias de informação, alterando a forma de consumir, distribuir e produzir.

Os indicadores apontam para a manutenção do crescimento do segmento, porém deve se levar em conta estudos sobre o futuro do varejo alimentar, os quais, estimam que haverá mudança de hábito no consumo por conta das novas gerações de consumidores. A tecnologia pode se aliar para explorar todo o potencial de crescimento que o e-commerce tem hoje, No varejo, uma oportunidade deverá ser oferecer diferentes serviços integrados que facilitem a vida das pessoas, sem deixar de lado o foco na sustentabilidade ao longo da cadeia, além de fatores inesperados com o COVID 19, que impactou no segmento de forma devastadora. (Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/o-que-sabemos-ate-agora-sobre-o-futuro-do-varejo-alimentar.

Os egressos da Pós-graduação em Gestão de Negócios em serviços de alimentação - Foco em Resultados estarão preparados a atuar neste desafiador segmento, que envolve a compreensão do mercado de alimentação, suas tendências, peculiaridades e interfaces, possibilitando realizar diversas atividades, tais como:

- Estudos para negócios de alimentação analisando diferentes cenários socioeconômicos, dados mercadológicos, fluxos operacionais, financeiros, tecnológicos e normas legais, a fim de gerir ou desenvolver negócios de alimentação;
- Elaboração de planos estratégicos com foco na área da alimentação apoiando-se em estratégias competitivas de mercado, comunicação e marketing, utilizando ferramentas inovadoras de forma a aperfeiçoar o negócio;
- Gerenciamento de equipes com base em princípios e procedimentos de gestão de pessoas e de liderança, de forma a possibilitar um ambiente propício ao desenvolvimento dos colaboradores, criando um clima organizacional que proporcione elevado desempenho da equipe.
Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet

Graduação em Nutrição, Gastronomia, Administração, Turismo, Hotelaria ou áreas correlatas.

Portadores de diploma de graduação nas áreas de nutrição, gastronomia, administração, turismo, hotelaria ou áreas correlatas que tenham interesse em se especializar na gestão de empreendimentos de alimentação e bebidas.
CONTEXTUALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Apresenta a temática, a história e o panorama atual da área de alimentos e bebidas, mostrando os modelos de negócios e perspectivas do segmento. Discute as tendências no Brasil e no mundo, estimulando o empreendedorismo na prática, a criatividade e o comportamento empreendedor.
GESTÃO DE PROCESSOS E FLUXO DE MERCADORIAS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta os conceitos e os processos envolvidos na gestão integrada de planejamento, operação e suprimentos. Discute o fluxo de mercadorias e a padronização de produtos, explorando a relação de custo/benefício para otimização de resultados. Desenvolve ferramentas de compras e controles de estoque, técnicas e estratégias de negociação.
SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta os conceitos e os processos envolvidos na gestão da tecnologia da informação aplicados às práticas dos empreendimentos de alimentação. Discute os variados sistemas de automação disponíveis no mercado e como estruturar sua implementação de forma a contribuir para a gestão operacional e financeira. Explora as ferramentas disponíveis e habilita o senso de planejamento e organização necessários para controlar os serviços, a operação e seus aspectos financeiros.
MARKETING, COMUNICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta conceitos atualizados de marketing e comunicação, estudo e análise de mercado, branding, plano de marketing e gestão de indicadores voltados para estruturação, crescimento e/ou reposicionamento do negócio. Aborda as questões sobre transformação digital e uso das mídias sociais na prática dos empreendimentos de alimentação.
GESTÃO FINANCEIRA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Explica os principais conceitos para a gestão financeira do empreendimento: demonstrações financeiras, regimes contábeis, geração e fluxo de caixa, tributação, custeio, margem de contribuição e precificação. Habilita o planejamento financeiro, discutindo o orçamento, controles, análise de cenários, ponto de equilíbrio, investimentos, as fontes de recursos financeiros e a viabilidade do negócio.
CONEXÃO COM O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PLANO DE NEGÓCIOS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO
Orienta a elaboração e aborda as etapas do Plano de Negócio, a partir da identificação de oportunidades e estudo do mercado. Fornece suporte para o desenvolvimento do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento e as estratégias a serem implementadas.
ASPECTOS LEGAIS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute as questões jurídicas para abertura e gestão de negócios, sob aspectos da responsabilidade civil, criminal, trabalhista, tributária e direitos do consumidor, aplicados ao cotidiano do setor de alimentação.
GESTÃO ESTRATÉGICA INTEGRADA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e trata os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento e gestão estratégica, a partir da análise de cenários multivariáveis, com foco em resultados. Reforça a conexão entre as áreas operacional, mercadológica e financeira, e explora a aplicação da gestão integrada nos diversos segmentos de negócios em hospitalidade.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARDÁPIOS
Apresenta as etapas que envolvem a construção do cardápio, desde a concepção, formação e estrutura. Explora os conceitos e aplicação prática das fichas técnicas na padronização de custos, produtos e na formação de preço. Discute e promove a vivência da engenharia de cardápio, direcionadas para desenvolver visão crítica sobre o empreendimento e seu posicionamento no mercado.
VIVÊNCIAS DE HOSPITALIDADE NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta os cenários do segmento de alimentação sob a ótica da hospitalidade gastronômica, seus conceitos, usos e aplicações, relacionando os temas à prática do dia a dia da gestão dos empreendimentos. Promove vivências, palestras, demonstrações e degustações, possibilitando a percepção e a interpretação do mercado.
PROJETOS E TECNOLOGIA EM COZINHAS PROFISSIONAIS
Apresenta a importância da adequação do espaço físico para a exploração funcional, discutindo as normas técnicas e legislação sanitária para projetos de serviços de alimentação. Aborda as condições operacionais da cozinha profissional, o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e os critérios para definição de equipamentos e tecnologias como diferenciais para o desempenho do empreendimento.
GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
Discute a gestão de pessoas, abordando técnicas de recrutamento e seleção, política de cargos e salários e organograma funcional. Explora as questões práticas da legislação e as ferramentas para avaliação de desempenho e desenvolvimento da equipe. Apresenta os modelos organizacionais, os estilos de liderança e suas influências no cotidiano operacional e processo gerencial como fator estratégico.
CONEXÃO COM O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ESTUDO DE VIABILIDADE NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO
Orienta a elaboração da etapa financeira e análise da viabilidade econômica-operacional do Plano de Negócios, dando suporte à tomada de decisões sobre os custos operacionais do projeto, a comercialização, logística e as variáveis que impactam na implantação, gestão e evolução do empreendimento.
 
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Proposta Metodológica:
O curso é composto por semestres sequentes e articulados, reunindo um conjunto de componentes de caráter interdisciplinar. Serão tratados temas que contextualizam o gerenciamento de negócios em geral e os sistemas da tecnologia da informação como base para o desenvolvimento de competências na aplicação e utilização dos recursos financeiros, materiais, logísticos e de gestão de pessoas, para a eficácia do empreendimento.
Permeando o curso, serão discutidos conceitos inovadores, tendências de mercado e a importância da atitude empreendedora como possibilidades de criar diferencial de qualidade ao empreendimento. A interação com o mercado se fará presente seja na participação de empresários da área em palestras e workshops, além de visitas técnicas e atividades em ambientes profissionais.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Desenvolvido ao longo do curso, conforme o interesse pessoal do aluno e linhas de especialização propostas. Será orientado por professores especializados, buscando a aplicação prática dos assuntos estudados.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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