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Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados

O setor de alimentação requer cada vez mais profissionais qualificados para gerir empreendimentos gastronômicos. Contudo não basta entender sobre gestão, é preciso também dominar as peculiaridades da área, para aumentar as possibilidades de crescimento do negócio.

Aprenda sobre empreendedorismo e desperte a busca de oportunidades no mercado. Conheça a história da alimentação, planejamento e projetos de cozinhas profissionais, além de gestão, marketing, finanças e as estratégias do segmento.

Carga horária: 360 horas

Mercado de Trabalho
O segmento de alimentos e bebidas é um segmento importante para a população brasileira, não só por conta da grande empregabilidade, mas também porque, atualmente, grande parcela da população faz suas refeições fora do lar. Os principais motivos que levam o consumidor brasileiro a fazer suas refeições fora de casa ficam por conta do aumento da renda do brasileiro, unida ao aumento do emprego, ao perfil dos casais com um número menor de filhos e também à dinâmica desses novos integrantes da economia brasileira, que buscam conforto e comodidade.

Por se tratar de um setor significativo para a economia que contribui consideravelmente com o crescimento do país, há por consequência, um aumento do nível de exigência em relação a estes produtos e serviços. O consumidor dos tempos de hoje é alguém que se preocupa não só com a qualidade dos alimentos e bebidas, mas também com a qualidade do serviço oferecido pelo estabelecimento. Esse serviço se apresenta de várias formas, por meio do atendimento dos garçons, dos maitres e demais integrantes das equipes de bares, restaurantes, buffets, dentre outros estabelecimentos do segmento, o que faz com que os gestores, líderes e empresários deste setor, busquem capacitação e a qualificação para planejar, organizar, dirigir e controlar suas empresas e equipes.

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em pesquisa divulgada em janeiro de 2013, estima que nos grandes centros urbanos o número de refeições fora do lar chegue a 30% das refeições totais e, de suas despesas com a alimentação, os brasileiros destinam 23,7% do total às refeições fora do domicílio; os americanos destinam 50% e os europeus quase 70%. No Brasil, o mercado de alimentação vem crescendo cerca de 3% ao ano, e o de refeições fora do lar cresce 8,5% ao ano.

Estes dados se tornam uma atração a novos investimentos e impulsiona o crescimento da concorrência no mercado de alimentação elaborada, o que faz que se amplie a necessidade de mão de obra especializada para o setor.
Graduação em Nutrição, Gastronomia, Administração, Turismo, Hotelaria ou áreas correlatas.

Portadores de diploma de graduação nas áreas de nutrição, gastronomia, administração, turismo, hotelaria ou áreas correlatas que tenham interesse em se especializar na gestão de empreendimentos de alimentação e bebidas.
CONTEXTUALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Apresenta a temática, a história e o panorama atual da área de alimentos e bebidas, mostrando os modelos de negócios e perspectivas do segmento. Discute as tendências no Brasil e no mundo, estimulando o empreendedorismo, a criatividade e o comportamento empreendedor.
GESTÃO DE PROCESSOS E FLUXO DE MERCADORIAS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta os conceitos e os processos envolvidos na gestão integrada de planejamento, operação e suprimentos. Discute o fluxo de mercadorias e a padronização de produtos, explorando a relação de custo/benefício para otimização de resultados. Desenvolve ferramentas de compras e controles de estoque, técnicas e estratégias de negociação.
MARKETING E COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta conceitos atualizados de marketing e comunicação, estudo de mercado, análise SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), branding, mídias sociais, programas de fidelização, plano de marketing e gestão de indicadores voltados para estruturação, crescimento e/ou reposicionamento do negócio.
GESTÃO FINANCEIRA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Explica os principais conceitos para a gestão financeira do empreendimento: demonstrações financeiras, regimes contábeis, geração de caixa (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização/Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization - LAJIDA/EBTIDA), tributação, custeio, margem de contribuição e precificação. Desenvolve o planejamento financeiro, discutindo o orçamento, controles, análise de cenários, ponto de equilíbrio, investimentos e as fontes de recursos financeiros para o negócio.
ASPECTOS LEGAIS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute os aspectos jurídicos para abertura e gestão de negócios, sob aspectos da responsabilidade civil, criminal, trabalhista, tributária e direitos do consumidor aplicados ao cotidiano empresarial.
GESTÃO ESTRATÉGICA INTEGRADA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e trata os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento estratégico, a partir da análise de cenários multivariáveis, com o objetivo de direcionar o empreendimento ao alcance dos resultados. Destaca os fatores usados como diferencial competitivo e explora a sua aplicação nas diversas tipologias de negócios e serviços, explorando o universo do atendimento e vendas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Plano de Négócios. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARDÁPIOS
Apresenta as etapas que envolvem a construção do cardápio, desde a concepção, formação e estrutura. Explora os conceitos e aplicação prática das fichas técnicas na padronização de custos, produtos e na formação de preço. Discute e promove a vivência da engenharia de cardápio, direcionadas para desenvolver visão crítica sobre o empreendimento e seu posicionamento no mercado.
VIVÊNCIAS NOS CENÁRIOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Apresenta elementos e componentes da gastronomia, técnicas de serviços e de harmonização, seus usos e aplicações gastronômicas, relacionando os temas à prática do dia a dia da gestão dos empreendimentos. Promove vivências, palestras e demonstrações, permitindo a percepção de valor e a melhor compreensão do mercado de alimentação.
PLANEJAMENTO E PROJETOS DE COZINHAS PROFISSIONAIS
Apresenta a importância da escolha do espaço físico e ponto comercial, as adequações necessárias para a exploração funcional, discutindo as normas técnicas e legislação sanitária. Explora as condições operacionais da cozinha profissional e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos, abordando os critérios para definição de equipamento, como diferenciais para o desempenho do empreendimento.
GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
Discute a gestão de pessoas, abordando técnicas de recrutamento e seleção, política de cargos e salários e organograma funcional. Aborda as questões práticas da legislação e as ferramentas para avaliação de desempenho e desenvolvimento da equipe. Apresenta os modelos organizacionais, os estilos de liderança e suas influências no cotidiano operacional e processo gerencial como fator estratégico.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da finalização do Plano de Négócios. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento. Orienta a finalização da produção desenvolvida de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
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Proposta Metodológica:
O curso é composto por semestres sequentes e articulados, reunindo um conjunto de componentes de caráter interdisciplinar. Serão tratados temas que contextualizam o gerenciamento de negócios em geral e os sistemas da tecnologia da informação como base para o desenvolvimento de competências na aplicação e utilização dos recursos financeiros, materiais, logísticos e de gestão de pessoas, para a eficácia do empreendimento.
Permeando o curso, serão discutidos conceitos inovadores, tendências de mercado e a importância da atitude empreendedora como possibilidades de criar diferencial de qualidade ao empreendimento. A interação com o mercado se fará presente seja na participação de empresários da área em palestras e workshops, além de visitas técnicas e atividades em ambientes profissionais.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Desenvolvido ao longo do curso, conforme o interesse pessoal do aluno e linhas de especialização propostas. Será orientado por professores especializados, buscando a aplicação prática dos assuntos estudados.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados (certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 12 de setembro de 2019*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Senac Aclimação: até 12 de setembro de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC;
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
Obs. 2: o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, desde que mencione a data da colação;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Outras informações sobre este curso

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