Asset Publisher

Senac 75 anos

Milhares de histórias que se encontram e transformam o mundo!

Do papel para a vida real

Já imaginou como era escrever uma carta a várias mãos usando caneta tinteiro? Foi nessa época que iniciou nossa história. Em 1945, na Carta Econômica de Teresópolis, representantes de vários setores compartilharam o propósito de desenvolver educação profissional para atender às profundas transformações do país. O desejo saiu do papel e deu origem ao Senac em 1946. Isso tudo sem caneta esferográfica, que era vendida em 1945 nos Estados Unidos, mas chegou aqui só depois.

Foto à esquerda: Mesa de autoridades durante Conferência das Classes Produtoras do Brasil. Teresópolis, RJ, 1945. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Foto à direita: Carta Econômica de Teresópolis. Teresópolis, RJ, 1945. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Conhecimento no ar!

Embalados na Era de Ouro do Rádio, lançamos, em 1947, a Universidade do Ar (Unar). E foi a primeira vez que oferecemos ensino a distância! Era tudo ao vivo, direto da rádio para as casas dos estudantes e para os núcleos receptores. E o melhor: além de inovar no canal, nossas aulas tinham até efeitos sonoros inspirados nas radionovelas da época. Realizada em parceria com o Sesc, a iniciativa fez mais de 90 mil atendimentos e ficou no ar até 1962.

Ilustração à esquerda: Expansão do curso Auxiliar Comercial e da Unar no Estado de São Paulo. Relatório Anual 1951. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Foto à esquerda: Lançamento do curso Comercial Radiofônico da Unar, no Teatro Municipal, São Paulo, 1947. Autor: J. Leite. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

No ritmo do comércio

O samba do Arnesto lá no Brás ficou só na promessa e na voz de Adoniran Barbosa porque não tinha ninguém. Mas a chegada de milhares de migrantes ao Brás nos anos 1940 trouxe um ritmo novo ao comércio local, que, anos depois, se tornou referência. Para ajudar quem atuava no comércio, lançamos, em 1948, o primeiro ambiente de aulas práticas: nossa loja-modelo! Aqui, quem busca aprender na prática com infraestrutura completa sempre encontra.

Foto superior à esquerda: Loja modelo da Escola Senac, cidade de São Paulo, 1949. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Foto abaixo à esquerda: Estudantes em lanchonete do Centro de Formação Profissional Castro Mendes, Campinas, 1975. Autor: Paquito. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Tá no DNA!

Até então a humanidade não sabia como era a estrutura do DNA, molécula que guarda todas as características de um ser vivo. Foram os cientistas James Watson e Francis Crick que descobriram, em 1953, seu formato em dupla hélice. Nesse mesmo ano, nós descobrimos uma nova frente de atuação: oferecer soluções educacionais únicas e customizadas para cada tipo de empresa, de acordo com sua essência, seu DNA. Nascia nosso Atendimento Corporativo Senac.

Foto à esquerda: Treinamento in company para função de balconista na loja A Exposição Clipper, cidade de São Paulo, 1961. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Revelando talentos

O primeiro Dream Team da história surgiu nas Olimpíadas de 1956, na Austrália. A seleção americana de basquete levou o ouro vencendo todos os times com o dobro de pontos. Por aqui, também em 1956, celebramos nossos 10 anos lançando o 1º Campeonato Interescolar. E também revelamos talentos! O evento foi só sucesso e, em 1962, se transformou nas Olimpíadas Interescolares Senac. A última edição foi em 1973, mas seguimos, até hoje, impulsionando talentos.

Foto à esquerda: Entrega de troféu durante XIV Olimpíada Interescolar Brasílio Machado Neto, Santos, 1969. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Foto à direita: Dream team, 1956. Autor desconhecido. Acervo COI - Lance!

Rumo certo!

Carisma, atitude e aquela certeza no olhar de quem sabe qual direção seguir na vida. Representando esses jovens determinados, a Lambretta iniciou a produção de modelos no Brasil, em 1955. Duas rodas que marcaram a história de uma geração como o nosso primeiro curso Comercial Básico, equivalente ao ginásio, que ampliou nossa presença no ensino oficial e abriu caminhos para que, em 1956, surgissem os cursos técnicos.

Foto à esquerda: Alunos do curso Técnico de Contabilidade durante a VII Olimpíada Interescolar, Ribeirão Preto, 1962. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Requinte dos hotéis-escola

O mundo parou para ouvir o canto falado e aquela "batida" diferente do violão, a bossa do Samba, a Bossa Nova. O ritmo minimalista foi consagrado mundialmente em 1962, em um show histórico em Nova Iorque. Por aqui, nessa cadência de requinte e cuidado em cada detalhe, o Grande Hotel São Pedro, Hotel-escola Senac, foi inaugurado em 1969. Já em 1998, a estrela da vez foi o Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac. Sucessos incontestáveis!

Foto superior à esquerda: Fachada do Grande Hotel São Pedro, Hotel-escola Senac, Águas de São Pedro, 1989. Autor: Maurício Dantas Bacellar. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.


Foto abaixo à esquerda: Vista aérea do Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac, Campos do Jordão, 2002. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Conectados à inovação

Em 1972 a Xerox lançou o Alto, primeiro computador pessoal com interface gráfica. Era revolucionário: tinha conexão ethernet e enviava e-mail. Chegou primeiro que o Apple I (1976), que popularizou o computador pessoal. Alinhados às inovações da época, lançamos em 1972 nosso primeiro curso de tecnologia da informação: Programador de Computadores Eletrônicos. Estreamos cedo na área e ajudamos muitos profissionais a entrarem nesse universo.

Foto à esquerda: Curso de Programador de Microcomputador na Sede do Departamento Regional do Senac São Paulo, 1984. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Foto à direita: Pessoa utiliza Xerox Alto na década de 1970. Créditos: Cortesia da © PARC Library. Palo Alto Research Center, Incorporated.

Destino: educação profissional!

O primeiro metrô do país abriu as portas ao público em 1974, na cidade de São Paulo. Antes mesmo dele chegar por aqui, em 1973, nossas equipes já levavam cursos, palestras e seminários para várias regiões do Estado com carreta-furgão, carros e um vagão. Isso mesmo, um vagão! Nosso destino? Promover a educação profissional por meio do projeto Unidade Móvel de Formação e Treinamento (Unifort).

Montagem à esquerda: Unidade Móvel Ferroviária da Unifort, na cidade de São Paulo, 1981. Autor: Wilton Antonio Souza. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo. Carro utilizado no mesmo projeto, na cidade de São Paulo, 1976. Autor: Gabriel Cabral. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Topa um novo desafio?

Em 1974, o húngaro Ernö Rubik criou o cubo mágico. Para montar o quebra-cabeça 3D é preciso técnica. Nesse mesmo ano, vivemos um novo desafio que também exigiu estratégia e talento: nossas unidades deixaram de ser escolas e se tornaram centros de formação profissional, diversificando cursos e nos aproximando de empresas e comunidades. O resultado da missão é o Senac que você conhece: nos reinventamos para ajudar pessoas a vencerem seus próprios desafios.

Foto à esquerda: Estudantes e docentes da Escola Senac Brasílio Machado Neto, na cidade de São Paulo, 1950. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Teleducação, aí vamos nós!

A Festa da Uva, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro evento transmitido em cores da TV brasileira, em 1972. Dois anos mais tarde, em 1974, estreamos na teleducação, em parceria com a TV Cultura. Em 1996, inauguramos, com orgulho, um canal educativo para chamar de nosso, a TV Senac São Paulo. O canal, que teve parceria do Sesc São Paulo a partir de 1999, exibiu mais de 4.500 programas para todo o país. Desde 2006 a emissora é administrada apenas pelo Sesc.

Foto à esquerda: Produção do programa Perspectiva, da TV Senac São Paulo, na cidade São Paulo, 1996. Autor não identificado. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo. Fotos de certificados de cursos de Teleducação.

Faça seu futuro hoje

Em 1989, o filme De Volta para o Futuro retornou às telas para mostrar, mais uma vez, que as escolhas de hoje mudam seu amanhã. Também em 1989, lançamos o primeiro curso de ensino superior. Depois, em 2004, inauguramos o Centro Universitário. A estreia foi só sucesso e conquistamos no mesmo ano Nota Máxima no MEC. Com estrutura de tirar o fôlego, os 3 campi estão sempre prontos para receber quem acredita na lição do filme: seu futuro é o que você fizer dele.

Foto superior à esquerda: Solenidade de abertura do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, na sede do Senac, 1989. Autor: Gabriel Cabral. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Foto abaixo à esquerda: Cartaz sobre conceito máximo do MEC, 2004. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Universo em expansão

Michel Mayor e Didier Queloz descobriram o primeiro planeta fora do Sistema Solar, o exoplaneta 51 Pegasi b, em 1995. Juntos revolucionaram o campo da astrofísica. No mesmo ano, expandimos o nosso universo educacional, desbravamos outras perspectivas e lançamos a Editora Senac São Paulo. De lá pra cá, já foram catalogados milhares de exoplanetas. Por aqui, seguimos: mais de mil títulos em catálogo. Todos eles, livros e planetas, infinitas descobertas.

Foto à esquerda: Estande da Editora no Salão Internacional do Livro de São Paulo, na cidade de São Paulo, 1999. Autor: Cláudio Wakahara. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Bora conversar?

ICQ, um dos primeiros aplicativos de      bate-papo do mundo, criado em 1996, chegou a registrar 20 milhões de usuários. O sucesso evidenciou na era digital uma necessidade inata do ser humano: se comunicar. Atentos a isso, em 1996, criamos o Canal Aberto, que ampliou o diálogo com nossos estudantes, usando o estimado e velho papel. Afinal, estamos sempre prontos para uma boa conversa!

Foto à esquerda: Materiais promocionais do Programa Canal Aberto, 1997. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Jovem aprendiz

O bruxinho mais popular da literatura foi apresentado ao mundo em 1997! O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, se tornou sucesso e mostrou como a escola pode revelar nossa vocação, nosso lugar no mundo. Neste mesmo ano, criamos o Programa Educação para o Trabalho e, em 2000, o Programa Aprendizagem. Por aqui, também ajudamos jovens nas suas descobertas da profissão e da vida dando aquele impulso para seguirem rumo aos seus sonhos.

Foto à esquerda: montagem de estudante realizada a partir do vídeo do lançamento do Programa Educação Para o Trabalho, Senac Notícias, 1997. Créditos: Franmi Produções S/C Ltda. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Conexão com o presente

Em 2000, o escritor Stephen King inovou ao lançar seu livro apenas no formato digital. Iniciou, assim, a era dos e-books e e-readers impulsionando a migração de conhecimento e informação, em grandes volumes de conteúdo, para o digital. Nesse ano, estreamos no EAD com três cursos livres e, em 2004, ofertamos uma extensão universitária para formar profissionais da educação para a era digital. Conexão com as inovações sempre fez parte do Jeito Senac de Educar.

Foto à esquerda: Folheto do curso a distância de Pós-graduação em e-Business, 2000. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

O planeta é nosso quintal

"Meu quintal é maior que o mundo", escreveu Manoel de Barros, que transformava a natureza em poesia e venceu o Jabuti 2002. Acreditando que cuidar do planeta precisa ser uma linguagem universal, a ONU realizou, em 2002, a Rio+10. Por aqui, lançamos os programas Ecoeficiência (2002) e Cultura de Paz (2009). Despertamos pessoas para o cuidado com o outro e com o futuro sustentável do planeta. Afinal, o que fazemos no nosso quintal pode transformar o mundo.

Foto à esquerda: Programa Ecoeficiência faz ação sobre o uso consciente de impressões em papel. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Mais acesso à educação

Pelas ondas do Wi-fi passamos a navegar, rapidamente, para qualquer parte do mundo. No Brasil, a tecnologia chegou em 2008 e, no ano seguinte, o sistema Android tornou a internet mais acessível, pelo celular, ao alcance da mão. Em 2008, lançamos um forte aliado: o Programa Senac de Gratuidade. Desde então, ampliamos o acesso à educação profissional com bolsas de estudos, ajudando milhares de pessoas a desenvolver seu potencial e realizar sonhos.

Foto à esquerda: Banner do Programa Senac de Gratuidade, 2019. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Copa do Mundo e o pontapé histórico

A abertura da Copa do Mundo no Brasil foi histórica! O projeto Andar de Novo fez uma pessoa com paraplegia chutar uma bola. Até dá para esquecer o 7x1 para Alemanha. De 2014 a 2018, também fomos reconhecidos por nossa atuação inclusiva: recebemos cinco prêmios da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, por dois anos seguidos, na sede da ONU, o Reconhecimento Global Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência. Inclusão para o mundo vibrar!

Foto à esquerda: IV Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, 2017. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Ensino Médio Técnico tá ON!

Propondo desafios cheios de criatividade e interação, o TikTok acumulou, só em 2019, 750 milhões de downloads no mundo. No Brasil, a rede social de produção e compartilhamento de vídeos cresceu muito entre jovens de todas as idades. Nesse mesmo ano, também ficamos ON com os jovens! Lançamos a metodologia inovadora do Ensino Médio Técnico que traz para o centro do aprendizado os sonhos e os projetos de vida dos estudantes. Desafiador, não é mesmo?

Montagem à esquerda: Três peças promocionais do Ensino Médio Técnico Senac, 2021. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.

Seguimos juntos!

Abraços distantes, escolas e ruas vazias, corações cheios de incerteza e saudade. Pela saúde de todos foi necessário nos isolar. Ao mesmo tempo, a vontade de compartilhar fez das lives a companheira inseparável para milhões. No YouTube, 8 das 10 lives mais vistas no mundo, em 2020, foram de artistas brasileiros. Por aqui, continuamos aprendendo juntos. Lançamos cursos e eventos on-line e ao vivo, conhecimento em tempo real, já que ele, o tempo, nunca para!

Foto à esquerda: Peça Promocional Senac Online - ao Vivo, 2021. Acervo Centro de Memória Senac São Paulo.