Senac São Paulo

Cursos Técnicos

Técnico em Informática

Curso profissionalizante em que os alunos aprenderão a montar e a fazer a manutenção de microcomputadores, a instalar e configurar redes, a desenvolver sistemas e websites. Ao concluir o curso, os participantes tornam-se capacitados para atuarem em diversos setores da área de tecnologia da informação.

Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
- Concluintes ou egressos do ensino médio que se identificam com TI;
- Profissionais da área que necessitem desenvolver competências técnicas em manutenção de computadores, redes, desenvolvimento de software e criação de web sites.

Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O técnico em informática pode trabalhar em empresas de tecnologia nos setores de operação e manutenção de micros, suporte à informática, service desk, administrador de redes, desenvolvimento de software e websites, em centros de processamentos de dados, provedores de acesso à Internet, ou administrando seu próprio negócio como consultor.
Panorama de mercado
O profissional que atua como técnico em informática é indispensável às empresas públicas e privadas que utilizam os computadores como ferramenta essencial às suas atividades. Essa atual expansão do mercado está aumentando o campo de atuação dentro dessas empresas, pois praticamente todas as empresas tem redes de computadores para que a informação trafegue com mais agilidade e para que todos os funcionários tenham a mesma plataforma de trabalho, sendo assim todas as atividades de operação, instalação, manutenção e suporte a computadores e redes de computadores, além do desenvolvimento de softwares e criação de websites são as que possibilitam a entrada no mercado de trabalho.


Método

O aprendizado privilegia metodologias colaborativas, em atividades realizadas por 2 alunos por computador, com estímulo ao raciocínio lógico e à simulação de práticas profissionais.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 1, 2, 3 e 4 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores.

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 5, 6, 7 e 8 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Operação de Redes de Computadores.

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 é conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Informática com validade nacional.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Documentos:
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.