Cursos Livres

Vitrinismo Básico para o Varejo

Desenvolve o aluno para organizar vitrines e exposições promocionais no ponto de venda (PDV), por meio de técnicas de composição e exposição de produtos que contribuam para ampliar o volume de vendas, aproveitar melhor o espaço físico e atender às necessidades do lojista e público-alvo.

Carga horária: 36 horas

Pré-requisito



Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

O varejo em geral percebeu que as ações voltadas ao produto no ponto de venda podem fazer a diferença na hora da decisão de compra do consumidor, com isto vem crescendo a demanda por profissionais capazes de criar composições de vitrines que chamem a atenção do público certo para a loja e estimulem o consumo.

Ao mesmo tempo, observa-se uma grande escassez de pessoas qualificadas para atuar no mercado varejista, nesse sentido, a capacitação se torna essencial para quem pretende trabalhar com vitrinismo, pois fornece subsídios para desenvolver propostas e montar vitrines de acordo com a necessidade do cliente.

O aluno formado por este curso deverá ser capaz de avaliar o ponto de venda e o espaço da vitrine para buscar soluções de adequação de produtos, material promocional e elementos; elaborar croqui para a apresentação das sugestões e ideias; confeccionar e/ou adquirir materiais promocionais e elementos que atendam a proposta; e montar vitrines que contribuam com o aumento no volume de vendas.

Público-alvo

Profissionais que atuam nos mais diversos setores do comércio em vendas de varejo e aqueles que necessitam de formação para ingressar na área.

Método

O curso Vitrinismo Básico para o Varejo prevê exposições dialogadas, atividades em grupo, elaboração de croquis, pesquisas, manuseio de materiais utilizados no PDV, e atividades práticas de montagem de vitrine.

Programa

- Vitrines e espaços promocionais: conceitos, tipos de vitrine, percepção visual, estética e mensagens
- Proposta: elaboração e formas de apresentação
- Elementos decorativos: materiais e suas utilizações
- Técnicas composição: percepção de formas, elementos e cores nos espaços
- Cores: influência das cores no espaço promocional
- Técnicas de exposição: apresentação e distribuição de produtos no PDV e vitrines
- Calendário promocional: datas comemorativas e promocionais
- Vitrines: criação e montagem

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos originais:
- RG
- CPF

Lista de Materiais

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens.

Materiais:
 
- Borracha
- Cola 
- Estilete
- Lápis/lapiseira
- Papel
- Régua 
- Tesoura 
- Trena

OBS.: Para desenvolvimento de atividades práticas no decorrer curso será solicitado aos alunos que tragam de casa objetos ou produtos que desejam trabalhar (roupas, bijuterias, calçados, etc.). Fica a critério do aluno o uso a compra de produtos e materiais específicos.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.