Cursos Livres

Programa Educação Para o Trabalho - Novas Conexões

Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens socialmente desfavorecidos, auxiliando-os no desenvolvimento de competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação na sociedade.

Carga horária: 330 horas

Pré-requisito
É necessário que o candidato seja matriculado ou formado em instituições públicas de ensino e/ou de programas de Educação de Jovens e Adultos, com renda familiar per capita de até 2 (dois) salários mínimos e se interesse por questões relacionadas ao trabalho.


Idade mínima: 14 a 21 anos
Escolaridade mínima: cursando a partir do 7º ano do ensino fundamental (antiga 6ª série).

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Refletir sobre sua identidade pessoal, social, profissional e política, identificando autonomamente as competências que percebe como necessárias para sua inserção no mundo do trabalho.
- Conviver e relacionar-se por meio do diálogo, organizando autonomamente o pensamento, construindo opiniões críticas, adquirindo confiança para expressar seu ponto de vista considerando as diferenças.
- Desenvolver a sensação de pertença, baseada no conhecimento e na apropriação de seus direitos e deveres como cidadão, a fim de agir de modo consciente na coletividade.
- Posicionar-se de maneira ética, cidadã e ecológica em todas as instâncias e em todos os relacionamentos sociais, familiares, profissionais e comunitários.
- Identificar a dimensão coletiva dos acontecimentos, agindo politicamente para entender problemas e refletir sobre eles, a fim de encontrar maneiras diferentes e criativas de resolvê-los e propor soluções.
-Identificar oportunidades, assumindo atitude empreendedora em sua relação com o mundo do trabalho e nos diferentes contextos, família, escola e comunidade, em que possa contribuir e atuar.
- Reconhecer as redes de relações sociais, compreendendo sua importância para a organização e para o funcionamento do mundo atual, ampliando assim suas possibilidades de inserção.

Panorama de mercado
Partindo do desenvolvimento de competências básicas e gerais, o Programa trabalha na perspectiva de ampliar as possibilidades de inclusão para o mundo do trabalho e geração de renda, considerando as múltiplas possibilidades de atuação dos jovens. Visa atender a uma nova sociedade ¿ a sociedade do conhecimento ¿ e uma de suas
premissas básicas é o posicionamento das conexões virtuais e presenciais como possibilidade de inserção profissional e social, objetivando o desenvolvimento do sentimento de pertença e participação.

Mais do que antecipar-se aos fatos e adaptar-se às mudanças, a necessidade passa a ser por um jovem protagonista, capaz de provocar mudanças, pensar globalmente e agir localmente.

Nesse sentido, a participação social torna-se uma condição para provocar o desenvolvimento de um ser político e democrático. A visão do todo e um pensar sistemático passa a ter significado na medida em que suas atitudes empreendedoras venham impactar positivamente em suas relações e em suas vidas.

Público-alvo


Jovens cujo padrão de oportunidades de desenvolvimento mostra-se incompatível com as atuais exigências de desempenho profissional observadas nos segmentos emergentes do mundo do trabalho.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê dinâmicas de grupos, jogos, leitura e interpretação de textos, discussão e debate, estudo de casos, simulações, análise e interpretação de filmes e músicas, atividades de sistematização e construção de conceitos, além de atividades que favoreçam uma cultura empreendedora.


Programa

- O desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o mundo do trabalho.
- A tecnologia como ferramenta de trabalho e uma forma de participação na globalização, de aquisição de uma cultura livre e de conectividade em redes sociais.
- A participação social e política, por meio da prática do diálogo.
- A metodologia de redes como forma de conexão do jovem com o mundo.
- A construção de uma cultura empreendedora.
- O desenvolvimento de um pensamento sistêmico.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Observações

O programa foca a participação social ativa, a atitude empreendedora e as conexões como possibilidade de inserção na sociedade e no mundo do trabalho. Respeita um planejamento por competências e adota ações participativas e autônomas, a construção do conhecimento e o protagonismo do jovem no seu processo educacional, com foco no ¿aprender a aprender¿, ¿aprender a ser¿ e ¿aprender a conviver¿.

Busca desenvolver competências pessoais e profissionais que garantam a formação global do participante e ampliem suas possibilidades de inserção social e profissional, a partir do repertório de cada participante e suas conexões com as diversas informações, de modo a integrar esses elementos na construção de novos saberes.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.