Cursos Livres

Implantação e gestão do voluntariado em organizações sociais

Objetivo
Capacitar o profissional para planejar e implantar o programa de voluntariado em organizações sociais, orientado por uma gestão que envolva princípios democráticos e participativos e pelo desenvolvimento de ações que tenham por objetivo contribuir para a promoção de uma sociedade sustentável e solidária.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
Pré-requisitos
Escolaridade mínima: ensino médio completo.
A participação nas atividades previstas requer habilidade oral, facilidade na leitura de textos e disponibilidade de participação em trabalhos em grupo.

Público-alvo
Profissionais que atuam nas organizações da sociedade civil ou em empresas privadas que desenvolvem parceria com comunidades, bem como profissionais que desejam ingressar na área e têm interesse em utilizar a ação voluntária para melhorar a eficiência organizacional e contribuir com o desenvolvimento e uma sociedade justa e sustentável.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Evidenciar a importância das ações voluntárias para o desenvolvimento de trabalhos sociais, alinhando conceitos e entendimentos sobre o tema, a fim de promover a compreensão destas ações como exercício da cidadania e como contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e solidária.
- Planejar o processo de implantação do programa de voluntariado, baseando-se em princípios democráticos e participativos, considerando as necessidades organizacionais, o envolvimento da equipe e o trabalho integrado para efetivação das ações.
- Implantar o programa de voluntariado, considerando a legislação e as diversas etapas necessárias para sua constituição, a fim de atender a demandas organizacionais e sociais.

Panorama de mercado
O trabalho voluntário está inserido, especialmente, no contexto das organizações sociais. O voluntariado vem se tornando muito importante, uma vez que vem aumentando a quantidade de participantes preocupados em contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. Este aumento de voluntários ganhou maior expressão em função de uma maior conscientização e envolvimento da sociedade diante dos problemas sociais, como a pobreza, a violência, o trabalho infantil, o desrespeito aos direitos etc.

Nas empresas, também aumenta a consciência de que as ações voluntárias têm valor significativo e devem ser constantes. Cresce também a visão de que uma prática de intervenção social traz ganhos para o negócio, para sua imagem e para a sociedade. Daí o número de empresas cada vez mais preocupadas com investimento e implementação de Programas de Voluntariado Corporativo.

As ações voluntárias no Brasil passam também por uma mudança de enfoque: a responsabilidade aumentou e o voluntariado está se profissionalizando, deixando de ser visto como caridade e passando a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual os cidadãos possam gozar de uma vida mais digna. Isso gera maior credibilidade ao trabalho voluntário.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê a proposição de problemas, estudo de casos, discussões em grupo, plenárias, simulações etc. Também serão promovidas exposições dialogadas com o apoio de slides e apresentação e discussão de situações reais.


Programa

- Evolução histórica do voluntariado no Brasil.
- O trabalho voluntário como exercício da cidadania e sua contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e solidária.
- O papel do gestor no desenvolvimento de ações voluntárias sustentáveis.
- A gestão democrática e participativa como forma de estimular o trabalho compromissado com a causa organizacional.
- Planejamento e implantação do trabalho voluntário em organizações sociais.
- Legislação do trabalho voluntário.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso implantação e gestão do voluntariado em organizações sociais SP, curso implantação de voluntariado sp, curso gestão de voluntariado sp, curso implantação e gestão do voluntariado SP, curso implantação e gestão do voluntariado em organizações sociais do Senac, trabalho voluntário, voluntariado, ações voluntárias sustentáveis, legislação do trabalho voluntário, compromisso com causas sociais, Senac.