Cursos Livres

Telejornalismo: da Produção à Reportagem

Prepara o aluno para produzir matérias telejornalísticas, comunicando-se com o telespectador de maneira clara, objetiva, com informações precisas e éticos inerentes à profissão.
Com uma abordagem prática, o curso permite ao aluno vivenciar todas as etapas de produção, desde a seleção dos temas, passando pela elaboração e edição das matérias utilizando os recursos da linguagem verbal, sonora e visual, até a condução de entrevistas a partir de técnicas apropriadas para a obtenção de informações relevantes, posicionamento adequado diante da câmera, explorando os recursos de movimentação e postura.

Carga horária: 44 horas

Pré-requisito
A participação nas atividades previstas requer conhecimentos básicos de jornalismo e/ou rádio e tv, com ênfase em habilidades de comunicação oral, escrita e expressão corporal, além de domínio da língua portuguesa.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: graduado ou estar cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

Entre todas as ferramentas da comunicação, o telejornalismo é considerado o canal mais acessível à população brasileira, por seu dinamismo e alcance. Por isso, as grandes redes de televisão investem quantias milionárias em produções jornalísticas na busca pela melhor qualidade de informação.
Vivemos uma nova fase do telejornalismo, em que o repórter participa de todos os processos, da produção à reportagem. Assim, o trabalho de um jornalista de TV não começa no que o público vê.
Este curso traz para os novos profissionais um pouco do cotidiano de um programa de TV, aliando ao jornalismo factual e tradicional recursos jornalísticos, cinematográficos e literários explorados na reportagem.
O aluno formado por este curso poderá atuar na produção de matérias telejornalísticas para TVs abertas e fechadas e também via web.

Público-alvo

Estudantes de Jornalismo, jornalistas recém-formados ou que atuam em outros veículos e pretendem se aperfeiçoar no trabalho com reportagem de TV.

Método

O curso Telejornalismo: da Produção à Reportagem abrange situações práticas que simulam o cotidiano de uma emissora de TV e permitem ao aluno passar pelas diversas etapas da construção de uma reportagem de televisão. Desde a pré-produção, com a escolha do tema, até o desenvolvimento da reportagem, passando pela produção, gravação e edição.

Programa

- Produção jornalística: escuta, pauta, investigação, fontes, personagens e as ferramentas para construir uma matéria ou reportagem de televisão.
- Texto na TV: processos e estilos, comunicação correta e eficiente com o telespectador.
- Matéria factual x reportagem de TV: diferenças, estilos e tendências no telejornalismo mundial.
- Entrevista: conceitos e técnicas da arma do repórter para obter informações.
- O repórter: passagem, link, stand up, teaser, off, sonora e outros gêneros do telejornalismo.
- Edição: a arte de selecionar informação e princípios para relação com o telespectador.

Certificação

O Senac confere certificado de participação do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos originais:
- Documento de Identidade (RG)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.