Cursos Livres

Telejornalismo: da Produção à Reportagem

Prepara o aluno para produzir matérias telejornalísticas, comunicando-se com o telespectador de maneira clara, objetiva, com informações precisas e éticos inerentes à profissão.
Com uma abordagem prática, o curso permite ao aluno vivenciar todas as etapas de produção, desde a seleção dos temas, passando pela elaboração e edição das matérias utilizando os recursos da linguagem verbal, sonora e visual, até a condução de entrevistas a partir de técnicas apropriadas para a obtenção de informações relevantes, posicionamento adequado diante da câmera, explorando os recursos de movimentação e postura.

Carga horária: 44 horas

Pré-requisito
A participação nas atividades previstas requer conhecimentos básicos de jornalismo e/ou rádio e tv, com ênfase em habilidades de comunicação oral, escrita e expressão corporal, além de domínio da língua portuguesa.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: graduado ou estar cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

Entre todas as ferramentas da comunicação, o telejornalismo é considerado o canal mais acessível à população brasileira, por seu dinamismo e alcance. Por isso, as grandes redes de televisão investem quantias milionárias em produções jornalísticas na busca pela melhor qualidade de informação.
Vivemos uma nova fase do telejornalismo, em que o repórter participa de todos os processos, da produção à reportagem. Assim, o trabalho de um jornalista de TV não começa no que o público vê.
Este curso traz para os novos profissionais um pouco do cotidiano de um programa de TV, aliando ao jornalismo factual e tradicional recursos jornalísticos, cinematográficos e literários explorados na reportagem.
O aluno formado por este curso poderá atuar na produção de matérias telejornalísticas para TVs abertas e fechadas e também via web.

Público-alvo

Estudantes de Jornalismo, jornalistas recém-formados ou que atuam em outros veículos e pretendem se aperfeiçoar no trabalho com reportagem de TV.

Método

O curso Telejornalismo: da Produção à Reportagem abrange situações práticas que simulam o cotidiano de uma emissora de TV e permitem ao aluno passar pelas diversas etapas da construção de uma reportagem de televisão. Desde a pré-produção, com a escolha do tema, até o desenvolvimento da reportagem, passando pela produção, gravação e edição.

Programa

- Produção jornalística: escuta, pauta, investigação, fontes, personagens e as ferramentas para construir uma matéria ou reportagem de televisão.
- Texto na TV: processos e estilos, comunicação correta e eficiente com o telespectador.
- Matéria factual x reportagem de TV: diferenças, estilos e tendências no telejornalismo mundial.
- Entrevista: conceitos e técnicas da arma do repórter para obter informações.
- O repórter: passagem, link, stand up, teaser, off, sonora e outros gêneros do telejornalismo.
- Edição: a arte de selecionar informação e princípios para relação com o telespectador.

Certificação

O Senac confere certificado de participação do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos originais:
- Documento de Identidade (RG)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de telejornalismo, produção de matérias telejornalísticas, elaboração de matérias telejornalísticas, edição de matérias telejornalísticas, condução de entrevistas, reportagens telejornalísticas, escuta, pauta, investigação, fontes, stand up, teaser, off, sonora, curso em sp, senac são paulo, telejornal