Cursos Livres

Jornalismo Digital e Interatividade na Web

Prepara o aluno para produzir e editar diferentes tipos de textos, utilizando conceitos técnicos e as ferramentas disponíveis na internet para realizar, com autonomia, trabalhos diversificados de jornalismo, com base nos padrões atuais dos veículos de comunicação e das mídias digitais.
Com uma abordagem prática, o curso possibilita a jornalistas em formação, recém-formados e experientes vivenciarem a estrutura de um jornal digital. Aborda ainda técnicas de edição e análise de audiência como forma de agregar valor ao currículo profissional.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
A participação nas atividades previstas requer habilidades de comunicação escrita e conhecimentos básicos de jornalismo.


Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

As novas tecnologias, o uso em larga escala da internet e a ampla propagação de notícias demandam mudanças e aperfeiçoamentos no perfil do jornalista profissional. Para atuar com segurança nesse mercado de trabalho, é preciso mais do que capacidade técnica e bons conhecimentos de informática, mas também compreender a relação com o público, cada vez mais participativo, e conhecer as novas ferramentas para tratar reportagens e artigos.
O aluno formado por este curso estará apto a atuar em redações de veículos digitais.

Público-alvo

Estudantes de Jornalismo, jornalistas recém-formados e profissionais que trabalhem com jornalismo e queiram aperfeiçoar seus conhecimentos sobre redação e edição de jornais digitais.

Método

O curso Jornalismo Digital e Interatividade na Web abrange situações ativas e dinâmicas que possibilitam ao participante utilizar as ferramentas do jornalismo digital e interatividade na web. Serão realizados exercícios individuais, discussões em grupo, exposições dialogadas e discussão de sites e cases atuais. Durante o curso, haverá simulações do trabalho realizado em redação e os participantes desenvolverão um projeto de site que será apresentado ao final do curso.

Programa

- Produção e edição de noticia de acordo com a arquitetura da informação no ambiente digital.
- Edição de módulos noticiosos para internet e outros dispositivos móveis.
- Atualizar páginas da internet, construção de títulos, chamadas e outros módulos informativos, com vistas a atrair e fidelizar o leitor.
- Construir módulos noticiosos para dispositivos móveis (celular, smartphone, handhelds).
- Criação de ambientes que estimulem a participação do público, usando web 2.0.
- Analisar, estruturar e planejar as edições do website.
- Promoção do material produzido em outros sites de conteúdo complementar para atrair diferentes tipos de público e participar de comunidades relacionadas.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos originais:
- Documento de Identidade (RG)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de jornalismo digital, curso de jornalismo na web, edição de jornais digitais, jornalismo na web 2.0, análise de audiência, edição para internet, edição para dispositivos móveis, curso em sp, senac são paulo, jornalista digital