Cursos Livres

Programa Educação para o Trabalho - Trampolim

Contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social, ampliando sua capacidade de gerir a própria vida e de se relacionar, favorecendo sua convivência, geração de renda e inserção no mundo do trabalho.

Carga horária: 550 horas

Pré-requisito
É necessário que o candidato apresente deficiência intelectual e autonomia para lidar com suas necessidades básicas de higiene e para frequentar as aulas.

Precisa também possuir vínculo com instituições especializadas em deficiência intelectual.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental incompleto
Programa Educação para o Trabalho – Trampolim

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Gerir seus próprios recursos e tomar decisões de forma mais segura, identificando suas potencialidades e necessidades de adequações para melhorar a autoestima e facilitar o convívio social e profissional.
- Agir com autonomia, superando desafios inerentes ao cotidiano e realizando ações de forma independente, a fim de ampliar suas possibilidades de inserção no mundo do trabalho.
- Adquirir confiança para expressar-se, por meio do estímulo ao letramento e da construção de opiniões críticas que considerem também os comportamentos esperados em cada ambiente, para fortalecer o sentimento de pertencimento.
- Posicionar-se de maneira cidadã, reconhecendo seus direitos e deveres, a fim de preservar sua integridade e ser reconhecido como pessoa autônoma.
- Aplicar princípios da boa qualidade em sua maneira de realizar trabalhos, reconhecendo a importância desta ação para o mercado, numa atitude empreendedora e sustentável, a fim de aproveitar melhor as oportunidades e tornar-se mais competitivo.
- Ampliar as redes de relações sociais, estabelecendo contatos com diferentes ambientes e pessoas para aumentar suas possibilidades de inserção.

Panorama de mercado
A inclusão é um processo complexo e relativamente novo na educação brasileira. Muito se tem discutido sobre o assunto na tentativa de buscar alternativas para fazer a diferença na vida dessas pessoas. É importante que todos os educadores estejam disponíveis ao debate e atualizados com as questões relacionadas às práticas de educação, políticas públicas, acolhimento e acessibilidade para oferecer uma educação de qualidade.


Público-alvo

Pessoas com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social, alfabetizadas ou não, cujo padrão de oportunidades de desenvolvimento mostra-se incompatível com as atuais exigências de desempenho profissional observadas nos segmentos emergentes do mundo do trabalho.

Método

O curso prevê aulas expositivas, atividades práticas, exibição de filmes, observação da prática organizacional e trabalhos em grupo, além de mapas conceituais. Sensibilizações e relatos de experiências serão pontos de partida para reflexões sobre os diversos temas tratados ao longo do curso.

Programa

- Integração.
- Tecnologia e letramento.
- Desenvolvimento humano.
- Desenvolvimento pessoal.
- Comunicação.
- Atitude empreendedora.
- Sistemas e processos organizacionais.
- Atendimento ao cliente.
- Visitas técnicas.


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Observações

Para matrícula no programa, o jovem deve estar vinculado a uma instituição especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual que seja parceira de uma unidade do Senac São Paulo.

A instituição parceira deve se comprometer com o trabalho a fim de dar suporte ao Senac, como: desenvolver a autonomia para a locomoção, chegada e saída do curso; tornar o ambiente do Senac mais familiar possível; promover visitas ao Senac antes mesmo do início das aulas; sensibilizar a família quanto à importância do programa para o aluno etc.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.