Cursos Livres

Elaboração de Projetos Sociais Sustentáveis

Destina-se aos profissionais de organizações da sociedade civil e do setor público ou privado, bem como aos demais interessados em participar da elaboração de projetos sociais ou socioambientais.

O profissional formado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa, atuando com foco em resultados. Estas marcas formativas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania.

Esta perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

Carga horária: 36 horas

Pré-requisito
É desejável que o interessado tenha vivenciado a experiência de participar de trabalhos sociais e coletivos que buscam o desenvolvimento de grupos e comunidades.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto

Mercado de Trabalho

Entre a lógica do mundo econômico e a do mundo social cotidiano, manifestam-se dificuldades de interação e conflitos de interesses, tornando o contexto social complexo e dificultando a verdadeira emancipação das pessoas. Para fazer frente a isso, fortalece-se o campo do desenvolvimento social.

Com interfaces econômicas, políticas, ambientais e antropológicas, o profissional do desenvolvimento social atua nos espaços das instituições sociais, como a família, associações de bairro, comunidades de base, sindicatos e organizações culturais, artísticas e científicas no chamado Terceiro Setor, e também nas instituições econômicas com fins lucrativos, que hoje ofertam uma parte importante de empregos na área de projetos sociais e/ou socioambientais.

Com o enfoque crescente da sustentabilidade e dos valores compartilhados, as empresas vão, aos poucos, incluindo as pressões ambientais e sociais na formulação de programas e, por meio de um processo contínuo de aprendizagem, absorvendo e disseminando os valores difusos do desenvolvimento sustentável. Para exercer esse papel, o setor privado criou suas próprias instituições, as fundações e institutos.


Público-alvo

Profissionais de organizações da sociedade civil e do setor público ou privado, bem como demais interessados em participar da elaboração de projetos sociais ou socioambientais.

Método

O curso Elaboração de Projetos Sociais Sustentáveis abrange aulas teóricas e práticas, atividades individuais e em grupo, debates, pesquisas, simulações, experimentações, palestra e rodas de conversa.

Programa

- Definição de projeto e identificação de seu ciclo de vida.
- Análise situacional conceitos e ferramentas: mapa de contexto do público-alvo; mapa de ativos e interessados; lista de problemas.
- Identidade do projeto conceitos e ferramentas: antecedentes institucionais, missão, objetivo geral e objetivos específicos, princípios, marco lógico.
- Plano de ação e ferramentas linhas de ação e cronograma de atividades.
- Monitoramento e avaliação conceitos e ferramentas: indicadores de processo e de resultados; mérito e relevância; plano de monitoramento e avaliação.
- Orçamento conceitos e ferramentas: memória de cálculo; contrapartida; categorias de despesas; planilha orçamentária; cronograma de desembolso; princípios de um bom orçamento.
- Sustentabilidade modelo teórico de indicadores de sustentabilidade: governança, inovação, gestão social, resultados, gestão e impacto econômico, gestão e impacto ambiental.
- Documento do projeto: princípios e sumário.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Elaboração de Projetos Sociais Sustentáveis.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original)

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.