Cursos Livres

Diversidade nas Organizações

Implantar programas de diversidade em empresas, organizações da sociedade civil e órgãos do setor público.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

A Declaração Universal dos Direitos Humanos reforça que todo homem nasce livre e igual em direitos perante a lei. Contudo, ao analisarmos mais de perto os indicadores observamos que alguns grupos têm sido privados ao longo da história da humanidade de seus direitos fundamentais, como, por exemplo, o trabalho.

Quando se observa para outro setor da esfera do trabalho, que é o poder público, vemos que, no Congresso, apenas 5% são negros, e que as mulheres são 8,6% na Câmara e 16% no Senado. O Brasil ocupa a 129ª posição no ranking de participação política feminina.

Ao expandir a análise para a proteção dos direitos integrais, é possível constatar que o Brasil lidera o ranking de mortes de transexuais, que a cada 26 horas um homossexual é assassinado, que os jovens negros representam 75% dos homicídios no país e, ainda, que a cada 12 segundos uma mulher sofre violência no Brasil.

Diversos estudos apontam a diversidade como estratégia que as grandes organizações deveriam adotar, pois resulta em aumento da inovação, da competitividade e até da lucratividade. O jornal Valor Econômico publicou dados do estudo da McKinsey, de 2010, Is there a payoff from top team diversity? (em tradução livre, Existe uma recompensa em ter lideres diversos?), que mostra que empresas com mais diversidade em seus quadros executivos tiveram melhores resultados financeiros de 2008 a 2010.

Segundo a pesquisa, feita com 180 empresas de capital aberto da França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, as que ficaram no topo do ranking da diversidade tiveram um ROE (Return on Equity - retorno sobre o património) 53% maior do que aquelas com baixo índice de diversidade.

Avanços na legislação também são notórios, como por exemplo o marco legal referente às pessoas com deficiência, o Estatuto da Igualdade Racial, a união afetiva para casais do mesmo sexo, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a aprovação de cotas nas universidades públicas. E tem surgido nos últimos anos uma série de tecnologias assistivas que contribuem para que as pessoas com deficiência tenham acesso e desenvolvam plenamente o seu papel na sociedade.

Por fim, para além dos dados e estatísticas, promover a valorização da diversidade, expressa o compromisso das organizações com a justiça social, com a inclusão e com o exercício da cidadania empresarial. É também a oportunidade de correção de equívocos históricos e de construção de uma sociedade mais igualitária e perene para todos.


Público-alvo

Destina-se aos profissionais de empresas, organizações da sociedade civil e órgãos do setor público, bem como aos demais interessados em participar da implantação de programas de diversidade.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como atividades em grupo com apresentação em plenária, exposição dialogada com apoio de slides e vídeo, apresentação e discussão de vídeo e experimentação.

Programa

- A diversidade na sociedade contemporânea: definições de diversidade, a valorização da diversidade como ponto de partida para a justiça social, o Direitos Humanos e diversidade, a Legislação vigente no Brasil referente à diversidade e tendências.
- A diversidade no mundo do trabalho: indicadores de mercado, indicadores do setor da organização e tendências.
- Relação das áreas da organização com o tema diversidade: recursos humanos, sustentabilidade, departamento jurídico e comunicação.
- Grupos de diversidade: etnia, gênero, pessoas com deficiência, orientação sexual, geracional/idade, religião e outros grupos pertinentes à organização em questão.
- Elaboração, monitoramento e avaliação das ações de diversidade na organização.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Diversidade nas Organizações.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
Diversidade, empresas, inclusão, senac são paulo, curso de diversidade nas organizações