Cursos Livres

Agente de Desenvolvimento Local

Preparar cidadãos para estruturarem e implementarem ações de desenvolvimento local, em parceria com órgãos dos setores público e privado e da sociedade civil, baseando-se na atuação em rede como referência de sustentabilidade.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto

Mercado de Trabalho

A figura do agente de desenvolvimento local foi criada pela Lei Complementar 128/2008, como representante do poder público responsável por participar do planejamento das políticas de desenvolvimento do município, discutindo e articulando iniciativas relacionadas, dentre outras coisas, à melhoria do ambiente de negócios para os micro e pequenos empreendimentos.

Entre os requisitos para sua atuação, está a obrigatoriedade de conclusão de curso de qualificação básica. Assim, esta capacitação atende à legislação e se configura como uma estratégia de articulação e mobilização de lideranças do setor público, do mercado e da sociedade civil, baseando-se em uma metodologia capaz de criar ambiente favorável para o desenvolvimento local. Cria condições para que pessoas, em dada comunidade, potencializem suas habilidades, seus conhecimentos e suas experiências por meio de projetos e ações de interesse comum e realizados coletivamente.


Público-alvo

Pessoas que atuam ou pretendem atuar em processos de desenvolvimento local fomentados por empresas, órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou agrupamentos comunitários.
Profissionais dos setores públicos, mercado e organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, profissionais liberais e participantes das redes sociais.


Método

Esse curso abrange aulas teóricas e práticas, atividades individuais e em grupo, jogos, debates, pesquisas, experimentações, visita técnica e dramatizações.

Programa

- Redes sociais e desenvolvimento local.
- Participação popular e democracia participativa.
- Gestão de políticas públicas.
- Elaboração de projetos.
- Metodologia de Desenvolvimento Local.
- Relações e diferenças entre trabalho e emprego.
- O mundo do trabalho e suas principais transformações.
- Modalidades de carreira e de vínculos trabalhistas aspectos legais para os mercados formal e informal.
- Postura ética nas relações de trabalho.
- Desenvolvimento pessoal e profissional: planejamento de metas, avaliação e formação continuada.


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de agente de desenvolvimento local SP, curso agente de desenvolvimento local do senac, desenvolvimento local, elaboração de projetos sociais, avaliação de projetos sociais, modelo de organização social piramidal, modelo de organização social horizontal, redes comunitárias, formação de redes comunitárias, formação de redes na comunidade, plano de desenvolvimento local, diagnóstico participativo, Senac, curso em sp, senac são paulo, AD