Cursos Livres

Diversidade no Contexto do Trabalho Social

O curso tem o objetivo de instrumentalizar os trabalhadores sociais para a complexidade que se apresenta em seus cotidianos de trabalho.

Carga horária: 52 horas

Pré-requisito
Experiência em trabalho social nas várias políticas sociais.


Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

O trabalho social é, por excelência, o lugar no qual se desvelam as semelhanças entre pessoas e contextos aparentemente diversos e as diferenças entre aqueles aparentemente iguais requerendo de seus gestores e executores discernimento para lidar com desigualdades e diferenças, constante exame de seus preconceitos e atitudes de respeito à particularidade e ao saber do outro.

Nesse sentido, cursos voltados ao aprendizado teórico-prático sobre captação e manejo da diversidade presente na população usuária das políticas sociais contribuem para a formação de profissionais que atendam as exigências desse campo complexo e multifacetado.

Os espaços sócio ocupacionais requerem profissionais capazes de dotar sua atuação da percepção de que a falta de acesso a direitos sociais e de respeito à condição individual peculiar gera sofrimento e pouco desenvolvimento pessoal e social. Requerem, igualmente, a convicção de que o restabelecimento das condições básicas para uma vida digna restabelece também, nas pessoas, o interesse por retomar ou criar seus projetos de vida.

Essa capacidade de reconhecimento e respeito às peculiaridades individuais e à igualdade de direitos entre as pessoas é base para uma atuação que leve em conta a diversidade humana e o desenvolvimento integral dos indivíduos em toda organização de trabalho e não só no âmbito das políticas sociais.

Público-alvo

Para profissionais que atuam na implementação das diferentes políticas sociais (Assistência Social, Educação, Habitação e Saúde, entre outras), no âmbito da gestão e da execução, por exemplo, gestor, psicólogo, assistente social, pedagogo, agente comunitário, agente de saúde e agente de proteção social.

Método

- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Programa

- Cidadania e participação social: Direitos sociais, Proteção social; Espaços socioterritoriais
- Vínculo social: significado e implicações da alteridade na construção dos vínculos sociais
- Diversidade no mundo contemporâneo - identidade sociocultural e convivência social
- Trabalho social com famílias: metodologias participativas

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Diversidade no contexto do trabalho social

Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:
Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
diversidade; contexto social, trabalho social; politicas sociais, curso no Senac