Cursos Livres

Drenagem Linfática Manual

Baseado nos seus conhecimentos de anatomia e fisiologia, você aprenderá a aplicar técnicas manuais de drenagem linfática corporal e facial, de acordo com os métodos Vodder e Leduc.

Serão abordadas as manobras, ritmo, pressão e movimentos de cada método, assim como seus benefícios, diferenças e particularidades, identificando a melhor técnica para cada cliente.

Essa técnica auxilia o sistema linfático no processo de drenagem, resultando na melhora do edema, na remoção de toxinas e promovendo relaxamento.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Conhecimentos prévios: Anatomia e fisiologia dos sistemas circulatórios: sanguíneo e linfático

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: habilitação técnica de nível médio - incompleta
Mulher deitada recebendo massagem

Mercado de Trabalho

Com o fortalecimento da área de saúde e bem-estar, médicos têm desenvolvido, em conjunto com esteticistas, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos, entre outros profissionais, trabalhos multidisciplinares que promovem mais benefícios para o cliente, atendendo suas necessidades de maneira integral, e não apenas com foco nos sintomas. Busca-se, assim, melhorar o equilíbrio físico, mental e emocional do paciente.

Nesse contexto, o aumento do fluxo linfático mantém o equilíbrio hídrico e otimiza as defesas imunológicas do organismo, amenizando edemas, proporcionando relaxamento e, por conseguinte, contribuindo para o bem-estar do indivíduo.

O profissional formado por este curso estará preparado para entrevistar o cliente; avaliar suas condições gerais e objetivos; escolher a técnica de drenagem linfática manual mais adequada; organizar e preparar o ambiente de trabalho; e manter o ritmo e a pressão durante as manobras.


Público-alvo

Estudantes ou profissionais das áreas de Estética ou Massoterapia, fisioterapeutas com especialização concluída ou em andamento em dermato-funcional e biomédicos com especialização concluída ou em andamento em biomedicina estética.

Método

O curso Drenagem Linfática Manual abrange aulas expositivas e práticas e estimula o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio e da capacidade de solucionar problemas, por meio de atividades e casos relacionados à realidade, experiência e conhecimentos prévios dos participantes.

Programa

- Anatomia e Fisiologia dos Sistemas Circulatório, Sanguíneo e Linfático: estrutura e localização anatômica
- Fundamentos de drenagem linfática métodos Vodder e Leduc.
- Fatores que influenciam no transporte da linfa: ritmo, movimentos, pressão e direção das manobras.
- Benefícios, indicações e contraindicações da Drenagem Linfática Manual
- Ergonomia e Alongamento: fatores que preservam a saúde do profissional.
- Princípios ativos e formulações cosméticas que melhoram a circulação linfática.
- Noções básicas de outros métodos de drenagem linfática: Godoy Godoy, pressoterapia, bandagens com múltiplas camadas e contenção.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Drenagem Linfática Manual.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)
- Documentação comprobatória de formação/pré-requisito (entrega)

Observações

Portadores de marca-passo devem acessar www.sp.senac.br/marcapasso para mais informações.

Lista de Materiais

Para participar do curso, o aluno deverá adquirir materiais que serão utilizados nas atividades práticas. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens e quanto ao traje necessário para as aulas práticas.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
drenagem; drenagem linfática; dlm; vodder; leduc; dlm vodder; dlm leduc; linfática; drenagem manual