Cursos Livres

Marketing para Organizações e Projetos Sociais

Forma profissionais para elaboração de plano de marketing para organizações e projetos sociais.

Carga horária: 36 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Livre Marketing para Organizações e Projetos Sociais

Mercado de Trabalho

O Terceiro Setor vem crescendo nas últimas décadas e ocupando um espaço cada vez mais importante em comunidades e em nossa sociedade, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de pessoas e soluções a problemas socioambientais.

Segundo estudo sobre Organizações da Sociedade Civil e suas parcerias com o Governo Federal, produzido pela FGV no final de 2014 para a Secretaria Geral da Presidência da República, indicou um crescimento de 4,5% nas organizações da sociedade civil no país: agora são 303 mil, contra os 290 mil contabilizados pela FASFIL de 2010.

Com o crescimento do número de organizações do terceiro setor e projetos sociais, cresce também a competição pelos recursos. Dados do World Giving Index, estudo global realizada pela Charities Aid Foundation e Gallup em 145 países, indicam uma redução nas doações de indivíduos para organizações sociais.

Além da escassez de recursos, em que gestores e empreendedores sociais precisam buscar alternativas para a viabilidade e sustentabilidade de seus projetos, as organizações do terceiro setor enfrentam outros desafios: a credibilidade, a profissionalização de suas organizações para maior eficiência e eficácia, e a constante necessidade de se adaptar frente às mudanças e avanços das questões socioambientais e o contexto brasileiro.

Assim, se faz imprescindível, independentemente do tamanho da organização ou projeto social, que se busque o aperfeiçoamento e fortalecimento institucional, apoiando-se em técnicas de gestão.

Uma ferramenta disponível para contribuir com a atuação de organizações e projetos sociais e engajar de maneira mais eficaz os públicos com que se relaciona é o marketing, que pode ajudar as organizações do terceiro setor, principalmente as pequenas, a se fazerem conhecidas, propagar suas ideias, fortalecer sua busca por recursos financeiros, humanos e técnicos e a se profissionalizar para atingir seus objetivos.

Público-alvo

Pessoas que atuam ou desejam atuar com elaboração de planos de marketing em organizações ou projetos sociais.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como exposição dialogada, discussão de vídeo, discussão de caso, atividade em grupo com apresentação, dramatização, painel.

Programa

- Marketing: conceito e aplicação no terceiro setor.
- Plano de marketing: estrutura, objetivos, estratégias e plano de ação.
- Análise de ambientes internos e externos: fatores macroambientais (ambiente econômico, tecnológico, sociocultural, político-legal, natural e demográfico) e ferramenta FOFA Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças.
- Público-alvo: segmentação, características e benefícios.
- Pesquisa e sistema de informações: técnicas e tipos.
- Mercado: concorrência organizacional e para comportamentos.
- Posicionamento: diferencial do projeto.
- Marketing Mix: produto, preço, praça e promoção.
- Comunicação: institucional, relações públicas, advocacy, logotipo, internet, materiais (folhetos, newsletter, jornal).
- Métricas: criação de indicadores e meios de verificação.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Marketing para Organizações e Projetos Sociais.

Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:
Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.