Cursos Livres

Metodologias Participativas no Trabalho Social

Objetivo
Proporcionar aos profissionais da área social formação condizente com os requisitos de perfil e atuação do trabalhador social na realidade brasileira hoje, valorizando estratégias que fortaleçam a participação no cotidiano.

Carga horária: 30 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo.

Curso Livre Metodologias Participativas no Trabalho Social

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O cenário contemporâneo das políticas sociais no Brasil tem revelado avanços importantes no desenho dos sistemas de gestão, como vem demonstrando o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente e mesmo o Estatuto das Cidades.
Porém não basta somente considerar a existência de uma política pública, mas também como essa política opera, ou seja, sua capacidade de interferência nas situações de exclusão social, com elementos como a ética e a cidadania. Isso implica considerar as especificidades dos territórios onde se atua e a participação dos cidadãos como sujeitos de mudança de sua realidade.
Tanto os governos locais como as organizações do Terceiro Setor têm deparado com o desafio de se adequarem a esses avanços. Além disso, há o desafio relacionado aos investimentos correspondentes na capacitação do seu corpo técnico, seja pela falta de recursos financeiros ou pelas demandas urgentes e emergentes do cotidiano do trabalho social, deixando em segundo plano o processo de aperfeiçoamento profissional.
A participação não pode ser vista como algo natural, espontâneo. Exige uma ação específica do profissional da área social. Como disse Paulo Freire, participar se aprende participando. Participar é uma aprendizagem, tanto dos profissionais da área social quanto dos sujeitos das intervenções sociais.

Público-alvo

Este curso destina-se a profissionais da área social que atuem com projetos de intervenção social.

Método

Proposta metodológica
Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como: dinâmicas de grupos, jogos, atividades em grupo com apresentação em plenária , apresentação e discussão de vídeos, estudos de caso e exposição dialogada.

Programa

- Conceito de território
- Intersetorialidade
- Participação social
- Metodologias participativas

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
Metodologias participativas no trabalho social, trabalho no território, metodologias participativas, cursos desenvolvimento social Senac, tecnologias sociais, intersetorialidade, participação, participação social, conceito de território, curso Senac SP, Senac