Cursos Livres

Metodologias Participativas no Trabalho Social

Objetivo
Proporcionar aos profissionais da área social formação condizente com os requisitos de perfil e atuação do trabalhador social na realidade brasileira hoje, valorizando estratégias que fortaleçam a participação no cotidiano.

Carga horária: 30 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo.

Curso Livre Metodologias Participativas no Trabalho Social

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O cenário contemporâneo das políticas sociais no Brasil tem revelado avanços importantes no desenho dos sistemas de gestão, como vem demonstrando o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente e mesmo o Estatuto das Cidades.
Porém não basta somente considerar a existência de uma política pública, mas também como essa política opera, ou seja, sua capacidade de interferência nas situações de exclusão social, com elementos como a ética e a cidadania. Isso implica considerar as especificidades dos territórios onde se atua e a participação dos cidadãos como sujeitos de mudança de sua realidade.
Tanto os governos locais como as organizações do Terceiro Setor têm deparado com o desafio de se adequarem a esses avanços. Além disso, há o desafio relacionado aos investimentos correspondentes na capacitação do seu corpo técnico, seja pela falta de recursos financeiros ou pelas demandas urgentes e emergentes do cotidiano do trabalho social, deixando em segundo plano o processo de aperfeiçoamento profissional.
A participação não pode ser vista como algo natural, espontâneo. Exige uma ação específica do profissional da área social. Como disse Paulo Freire, participar se aprende participando. Participar é uma aprendizagem, tanto dos profissionais da área social quanto dos sujeitos das intervenções sociais.

Público-alvo

Este curso destina-se a profissionais da área social que atuem com projetos de intervenção social.

Método

Proposta metodológica
Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como: dinâmicas de grupos, jogos, atividades em grupo com apresentação em plenária , apresentação e discussão de vídeos, estudos de caso e exposição dialogada.

Programa

- Conceito de território
- Intersetorialidade
- Participação social
- Metodologias participativas

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.