Cursos Livres

Português: Como Posso Falar Com Desenvoltura e Segurança?

Objetivo
Minimizar o déficit de aprendizagem na língua portuguesa que interfere negativamente na formação educacional, consequentemente, no desenvolvimento de competências técnicas necessárias à sua atuação profissional. O curso propõe trabalhar a expressão oral em diversos contextos sociais e profissionais.

Carga horária: 15 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O ambiente de trabalho caracteriza-se hoje pelo excesso de informação. Tecnologias diversificadas possibilitam o envio de mensagens instantâneas, rápidas e pulverizam documentos, e-mails, comunicados, relatórios por toda parte. Nessa realidade de excessos, escrever corretamente pode ser um diferencial competitivo para uma pessoa, pois tal habilidade facilita a compreensão das mensagens e é fundamental para a construção da imagem empresarial e profissional. O uso de regras da gramática em um texto formal escrito indica que seu autor domina os critérios de adequação à norma culta. A falta de uso não constitui propriamente um erro, mas indica que não está em conformidade com a norma-padrão e em algumas situações isso pode significar exclusão ou não pertencimento.

É sabido que durante o processo de escolarização podem ocorrer inúmeras dificuldades, entre elas, a de dominar as normas que regem a gramática. Os fatores que influenciam para que isso aconteça são inúmeros. No Brasil os resultados negativos demonstrados nas estatísticas impressionam: segundo dados do SAEB/INEP em 2009 no Estado de São Paulo, apenas 33,6% dos jovens que concluíram o Ensino Médio tinham o conhecimento em Língua Portuguesa equivalente ao seu grau de escolaridade.

Público-alvo

Pessoas com interesse em aperfeiçoar sua capacidade de escrita para desenvolver-se e aprimorar-se pessoal e profissionalmente.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê dinâmicas de grupos, jogos, leitura e interpretação de textos, discussão e debate, estudo de casos, simulações, análise e interpretação de filmes e músicas, atividades de sistematização e construção de conceitos.

Programa

- O autoconhecimento como forma de identificação de habilidades e dificuldades.
- Bloqueios da comunicação oral: timidez, inibição, medo e ansiedade.
- Técnicas de comunicação oral.
- Qualidades da comunicação: assertividade, clareza, objetividade, concisão, simplicidade,
coerência e coesão.
- Criatividade.
- Linguagem verbal e não verbal.
- Recursos da comunicação oral.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.