Cursos Livres

Direção de Arte

Desenvolver projetos de criação em publicidade nas diferentes mídias, construindo sua linguagem visual de forma articulada com a demanda do cliente, a partir da identificação das tendências de mercado, com a finalidade de propiciar a leitura crítica do produto elaborado.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
A participação nas atividades requer habilidades básicas em criação publicitária, Photoshop e Illustrator.


Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

O aluno formado por esse curso poderá atuar em equipes de criação, em agências de publicidade, departamento de comunicação em empresas, em estúdios de design e ainda como autônomo ou freelancer.
As empresas têm reconhecido a necessidade da comunicação criativa para o aumento de sua competitividade e fortalecimento de suas marcas. Essa, inclusive tem se tornado uma alternativa de atuação profissional muito interessante para os recém-formados em cursos da área de criação em publicidade e propaganda. Novas mídias surgiram e há uma crescente demanda por profissionais de comunicação, com forte formação cultural e criativa, para atuação eficiente nesses novos formatos.
A direção de arte é uma profissão que possui particularidades no contexto da comunicação social e visual, pois trata-se de uma área de conhecimentos que se caracteriza pela multi e transdisciplinaridade. O profissional formado em direção de arte necessitará de uma formação cultural que lhe permita articular as problemáticas conceituais e práticas da comunicação na indústria criativa e no mercado de negócios, transformando-os em ações de peças visuais e interativas, estratégias de comunicação e planejamentos de produtos e marcas.

Público-alvo

Profissionais e estudantes das áreas relacionadas à comunicação, que atuem em agências de publicidade, mídias digitais ou comunicação integrada e que desejem aperfeiçoar suas estratégias em direção de arte.

Método

O curso promove a discussão das novas premissas comunicacionais, as convergências dos meios, os novos contextos da criação, articulação e inovação no mercado publicitário. A proposta é que o aluno adquira habilidades para criar seu próprio negócio, pequena empresa, plano de negócios e de comunicação para empresas e que seja administrador de novos processos produtivos.
O diferencial do curso está na parte prática com laboratórios de tecnologias interativas e multimídias, nos quais os alunos terão a chance de experimentar como funciona a direção de arte em uma agência de publicidade, os processos de produção e a operação das convergências midiáticas, sob a orientação de professores-diretores de arte com experiências profissionais relevantes.

Programa

- Elementos da comunicação.
- Comunicação criativa: criatividade, técnicas de criação.
- Direção de arte: criação de uma campanha, criação publicitária em mídias tradicionais e novas mídias.
- Elementos de linguagem: estrutura da linguagem visual, organização do campo visual.
- Construção de valor da marca: estratégias para a construção de uma marca.
- Imagem e Produção simbólica.
- Formatos de uma agência de Publicidade e Propaganda.
- Estratégias de construção de um portfólio.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Lista de Materiais

Para participar do curso, o aluno precisa comprar materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens.

Materiais: pasta portfólio e CDs de gravação. Para participar do curso, o aluno precisa comprar materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens Materiais: pasta portfólio e CDs de gravação.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.