Cursos Livres

Direção de Arte

Desenvolver projetos de criação em publicidade nas diferentes mídias, construindo sua linguagem visual de forma articulada com a demanda do cliente, a partir da identificação das tendências de mercado, com a finalidade de propiciar a leitura crítica do produto elaborado.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
A participação nas atividades requer habilidades básicas em criação publicitária, Photoshop e Illustrator.


Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

O aluno formado por esse curso poderá atuar em equipes de criação, em agências de publicidade, departamento de comunicação em empresas, em estúdios de design e ainda como autônomo ou freelancer.
As empresas têm reconhecido a necessidade da comunicação criativa para o aumento de sua competitividade e fortalecimento de suas marcas. Essa, inclusive tem se tornado uma alternativa de atuação profissional muito interessante para os recém-formados em cursos da área de criação em publicidade e propaganda. Novas mídias surgiram e há uma crescente demanda por profissionais de comunicação, com forte formação cultural e criativa, para atuação eficiente nesses novos formatos.
A direção de arte é uma profissão que possui particularidades no contexto da comunicação social e visual, pois trata-se de uma área de conhecimentos que se caracteriza pela multi e transdisciplinaridade. O profissional formado em direção de arte necessitará de uma formação cultural que lhe permita articular as problemáticas conceituais e práticas da comunicação na indústria criativa e no mercado de negócios, transformando-os em ações de peças visuais e interativas, estratégias de comunicação e planejamentos de produtos e marcas.

Público-alvo

Profissionais e estudantes das áreas relacionadas à comunicação, que atuem em agências de publicidade, mídias digitais ou comunicação integrada e que desejem aperfeiçoar suas estratégias em direção de arte.

Método

O curso promove a discussão das novas premissas comunicacionais, as convergências dos meios, os novos contextos da criação, articulação e inovação no mercado publicitário. A proposta é que o aluno adquira habilidades para criar seu próprio negócio, pequena empresa, plano de negócios e de comunicação para empresas e que seja administrador de novos processos produtivos.
O diferencial do curso está na parte prática com laboratórios de tecnologias interativas e multimídias, nos quais os alunos terão a chance de experimentar como funciona a direção de arte em uma agência de publicidade, os processos de produção e a operação das convergências midiáticas, sob a orientação de professores-diretores de arte com experiências profissionais relevantes.

Programa

- Elementos da comunicação.
- Comunicação criativa: criatividade, técnicas de criação.
- Direção de arte: criação de uma campanha, criação publicitária em mídias tradicionais e novas mídias.
- Elementos de linguagem: estrutura da linguagem visual, organização do campo visual.
- Construção de valor da marca: estratégias para a construção de uma marca.
- Imagem e Produção simbólica.
- Formatos de uma agência de Publicidade e Propaganda.
- Estratégias de construção de um portfólio.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Lista de Materiais

Para participar do curso, o aluno precisa comprar materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens.

Materiais: pasta portfólio e CDs de gravação. Para participar do curso, o aluno precisa comprar materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens Materiais: pasta portfólio e CDs de gravação.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
Curso de direção de arte, direção de arte, criativo, dupla criativa, diretor de arte, diretor de criação, criatividade, criação publicitária, técnicas de criação, construção de portfólio, agência de publicidade, campanha publicitária, Senac.