Home > Notícias
15/05/2015 10h

Centro Universitário Senac investe em infraestrutura e apoio profissional para atender às pessoas com deficiência

acessibilidade

Ao longo de sua história, o Senac São Paulo investiu na constituição e fortalecimento da cultura inclusiva, composta de ações que buscam a equiparação de oportunidades em todas as áreas da instituição. Essa cultura tem como foco a ação educativa e perpassa todas as atividades institucionais, buscando atingir de maneira ampla não só os alunos, mas também funcionários e comunidade em geral.

O movimento de inclusão leva em consideração o respeito às diferenças individuais e coletivas, investindo na promoção do acesso e superação de barreiras que propiciem a participação das pessoas com deficiência tanto na sociedade como na educação.

Buscando a excelência neste processo, o Centro Universitário Senac vem promovendo ações que demonstram a existência de uma cultura inclusiva criada pela instituição, como, por exemplo, a Cartilha de Excelência no Atendimento à Pessoa com Deficiência e o Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva do Centro Universitário, que conta em sua estrutura com o Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico, Atendimento Educacional Especializado, Procedimentos educacionais específicos, tecnologias assistivas e apoio do Espaço Braille.

"Por meio do Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico atende e acompanha os candidatos com deficiência desde seu ingresso até a conclusão de seus cursos. Assim que os alunos se inscrevem no vestibular apontam que apresentam deficiência e quando se matriculam as informações são cruzadas e entramos em contato com eles, dessa forma, é realizada uma entrevista para conhecer o estudante e entender sua história de vida e suas especificidades e assim poder ajudar com o atendimento educacional especializado necessário. Todas as ações têm o objetivo de garantir o pleno acesso e permanência do aluno a educação", coordenadora do setor, Daniela Montesano.

Anualmente, o Centro Universitário Senac realiza também a Semana de Cidadania. O evento conta com uma programação que envolve atividades interativas, palestras, exposições, oficinas, entre outras, que irão discutir e apresentar atitudes para melhorar a sociedade e o meio ambiente. Uma semana repleta de ações voltadas para sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social.

Extensão
Para o Centro Universitário Senac, a diversidade é um valor que não só qualifica mas enriquece os processos educacionais, a diversidade e a variabilidade traz ganhos para todos. Como uma instituição educacional, que forma profissionais, temos o compromisso de proporcionar condições de igualdade de oportunidade para todos em suas variadas especificidades.

A vivência com a diversidade traz benefícios a todos os envolvidos e forma alunos mais completos, com um olhar mais amplo e rico. Por isso, também, o Centro Universitário Senac oferece os projetos de extensão: Rampa Portátil de Acesso a Meios de Transportes por Trilho e Alfabetização Visual - fotografia com e para pessoas deficientes visuais, com coordenação do fotógrafo Joao Kulcsar Junior.

Mais detalhes sobre esses projetos:
Rampa Portátil de Acesso a Meios de Transportes por Trilho
Trata-se do projeto de rampa que vai facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida aos trens urbanos e metrô. Responsável: Paulo de Tarso Oliva Barreto

Direitos visíveis IV - a fotografia como ferramenta de alfabetização visual.
Esta é a quarta edição do projeto, em parceria com a Harvard University. Nesta edição, haverá duas exposições com palestras, oficinas e atividades para alunos e professores do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, e de projetos socioculturais e ambientais da região. Responsável: Joao Kulcsar Junior.

Alfabetização Visual - fotografia com e para pessoas com deficiências visuais
Projeto de fotografia participativa com jovens e adultos com essa deficiência. Os estudantes aprendem a usar a fotografia como meio de expressão criativa e de inclusão social. As aulas são ministradas por alunos voluntários dos bacharelados em Fotografia, em Audiovisual, em Publicidade e Propaganda, e em Design. Responsável: Joao Kulcsar Junior.

Incentivando a inclusão, o Senac São Paulo desenvolve os Projetos de Pesquisa:
Roupa Inclusiva: a deficiência física revelada.
O projeto realizou estudo e aplicação de peças de vestuário e acessórios para pessoas com deficiências físicas e demais indivíduos não considerados pelo mercado de consumo. Responsável: professor José Luis de Andrade.

Cadeira LLCC:
A pesquisa objetivou criar uma cadeira de rodas que utiliza alumínio como principal material. Trata-se do desenvolvimento de um produto inovador, de fácil portabilidade, que caiba em um automóvel comum e possa ser desmontado por um único indivíduo. Responsável: professor Paulo de Tarso Oliva Barreto.

Por conta das ações de acessibilidade, o Senac foi destaque na mídia:
Inclusão de aluno com deficiência física 
Direito de todos à educação
Dia Internacional da Síndrome de Down para o Programa Ressoar

Prêmio

Em 2014, o Senac foi considerado Senac São Paulo é uma das dez Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.

Saiba mais sobre as ações em Ética e Cidadania.

Tags: Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Inclusão, acessibilidade, cursos de extensão, deficiência, infraestrutura


Últimas notícias

23/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
16/04/2019
15/04/2019
09/04/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
08/04/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
02/04/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
01/04/2019
Turmas realizam ação para conscientizar sobre prevenção a DSTs
01/04/2019
No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações
29/03/2019
Alunos mobilizam comunidade e transformam terreno em praça com mirante
29/03/2019
Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
26/03/2019
Evento aborda as perspectivas e os desafios do profissional do futuro
26/03/2019
Aprendizes promovem exposição sobre direitos humanos
26/03/2019
Alunos orientam população contra incêndios em Paranapiacaba
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)