Home > Notícias
28/08/2019 15h26min

Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico

Alunos dos cursos Educador Social, Fotógrafo e Maquiador do Senac Araçatuba se unem para ação de beleza e fotografia com público trans da cidade.

Imagem do vidro da biblioteca do Senac Araçatuba com fotos que integram o editorial realizado pelos alunos. Crédito da imagem: Edna Aparecida de Almeida Dias

Resultados foram apresentados em exposição fotográfica na biblioteca da unidade

Inclusão social, respeito, empoderamento, histórias de vida e possibilidades de transformação. Esses foram os motivos que estimularam os alunos dos cursos Educador Social, Fotógrafo e Maquiador do Senac Araçatuba a realizarem uma noite de beleza e ensaio fotográfico com mulheres transexuais da cidade.

A ação fez parte de um projeto, que iniciou em sala de aula, e teve como objetivo valorizar esse público e torná-lo protagonista. 

Tudo começou com uma pergunta central: O que mulheres transexuais em estado de prostituição tem a nos dizer? A partir disso, a turma de Educador Social iniciou uma pesquisa em livros e na internet sobre o assunto e também com visitas técnicas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e nas ruas. 
Além disso, foram até a ONG Associação Gênero, Diversidade, Direitos e Afetividade (ONG Agendda) para conhecerem a realidade desse público na cidade e no país.

Depois, com respostas a essa e a outras questões, o grupo notou a pluralidade de identidades, formas de ser e estar no mundo das pessoas transexuais e travestis entrevistadas. Assim, elaborou o foco do projeto, que buscou mostrar as dores e os sabores dessa vivência.

Os estudantes conseguiram a participação de três mulheres transexuais para o trabalho e com apoio das turmas de fotografia e maquiagem providenciaram roupas, sapatos, produtos de beleza e acessórios para a produção das protagonistas para o ensaio fotográfico.

A docente Edna Aparecida de Almeida Dias, que acompanhou o desenvolvimento do projeto, destaca que a atividade tornou visíveis essas histórias, as dificuldades e os preconceitos vividos por essas mulheres.

Rayalla Bonatto, participou do ensaio fotográfico e contou aos estudantes como se descobriu transexual. "Foi muito claro. Sabe aquela brincadeira Pera, Uva, Maçã, Salada Mista? Tinha uma menina que queria me beijar e eu falei não. Eu não gostei daquilo! Eu queria beijar o menino. Eu desconjurei, chorava. Aí foi quando todo mundo começou a perceber que eu era mona. Mas eu não tive problemas", lembra.

Outra participante da ação, Knanda França afirma como se enxerga hoje. "Eu me vejo uma pessoa estruturada na vida. Quero ter o meu cantinho, meu salão para me manter, meu parceiro e adotar crianças", diz.

A docente Edna destaca que as turmas tiveram o cuidado de mostrar sonhos e afetos dessas três mulheres transexuais e contar como vivem e resistem no dia a dia. 
"O projeto trouxe uma reflexão interessante e rica para alunos e funcionários da unidade. Trouxe um olhar de inclusão que nos proporciona um movimento de conhecimento e luta pelos direitos, desenvolvendo e concretizando as potencialidades de todos os envolvidos", enfatiza.

O resultado do ensaio fotográfico foi apresentado em formato de exposição na biblioteca do Senac Araçatuba. Outra consequência da ação foi que, a partir do impacto e da sensibilização geradas durante o trabalho, um dos alunos se tornou participante da ONG Agendda.

Integração
De acordo com Edna, a troca de ideias entre as três turmas foi fundamental para o processo. "O grupo do Educador Social escolheu aprofundar e estudar mais sobre transexualidade, transgeneridade, travestis, movimento LGBTQI+ e a invisibilidade social e foram orientados a buscar parcerias para desenvolver o projeto, dentro e fora do Senac", explica.

Após essa orientação, um dos alunos que já tinha feito o curso Fotógrafo no Senac teve a ideia de entrar em contato com um docente de fotografia. O grupo aprovou a iniciativa e, juntos, conseguiram apoio do docente para organizar uma roda de conversa com as turmas de Fotógrafo e Maquiador. Daí, surgiu a parceria para os demais estudantes integrarem a ação.

"Depois que as três turmas já estavam integradas, realizaram vários encontros para que o projeto acontecesse da forma mais assertiva possível. Trabalharam bem próximas das mulheres trans para que todo o processo e resultados fossem apresentados de forma sensível e inclusiva", conta Edna.

Os principais temas estudados pelo grupo foram: vulnerabilidade e risco social, democracia, participação social, autonomia, discriminação, preconceito, grupos sociais e a importância do olhar do educador.

Ao observarem a violência vivenciada por essa população e o distanciamento que o agressor impõe à vítima para que não seja vista, os estudantes tiveram a ideia de fazer uma exposição fotográfica para torná-las visíveis em Araçatuba e mostrar a situação de prostituição que vivem para romper paradigmas e preconceitos.

Maria Fernanda Dias Fernandes, aluna do curso Fotógrafo, contribuiu na organização e comunicação entre os grupos, ensaio fotográfico, logístico e produção dos preparativos para as fotos do projeto. Para ela, o trabalho em equipe, a dinâmica entre os envolvidos e o resultado final com a dedicação das protagonistas foram essenciais para o resultado positivo dessa ação.

"Não conhecia a realidade delas, nem tinha ideia do quanto são guerreiras, enfrentam as adversidades e seguem suas vidas. Cada uma com sua história e vivência. O projeto foi muito significativo para todos", compartilha Maria Fernanda.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Araçatuba.

Tags: ensaio, mulheres trans, noite de beleza, travestis


Últimas notícias

13/11/2019
12/11/2019
12/11/2019
05/11/2019
29/10/2019
29/10/2019
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
09/10/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE
03/10/2019
Feira Senac de Carreiras conecta estudantes a oportunidades do mundo do trabalho
01/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
26/09/2019
Projetos de alunos tornam mais acessível a ciência dos elementos químicos
23/09/2019
Senac São Paulo realiza simulação de parto normal em feira hospitalar
20/09/2019
Parceria com a Microsoft dá acesso gratuito ao Office para alunos
18/09/2019
Associados do Conselho Regional de Nutricionistas têm desconto em cursos
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)