Home > Notícias
15/08/2019 10h50min

Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia

Alunos do Centro Universitário Senac seguram bandeira com logomarca do Senac em conferência da Apple

Alunos conquistaram bolsa para participar do evento após terem projetos selecionados

Mochila nas costas e passaporte nas mãos! Assim um grupo de alunos do Centro Universitário Senac - Santo Amaro embarcou rumo a San Jose, na Califórnia (Estados Unidos), para a 30ª edição do Worldwide Developers Conference (WWDC), considerado o maior evento anual que a Apple realiza para desenvolvedores de todo o mundo.

Na conferência, são reveladas as inovações tecnológicas que definirão o rumo do desenvolvimento de aplicativos, ferramentas, técnicas de design e atualizações em sistemas operacionais (iOS, macOS, watchOS e tvOS) e todas as demais novidades da marca.

Oito estudantes dos cursos de Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico e Design Digital, conquistaram a oportunidade de estar no evento ao terem seus projetos selecionados pela própria Apple entre concorrentes do mundo todo.

Eles passaram sete dias, de 3 a 7 de junho, acompanhados dos professores Fernando Almeida e Leonardo Takuno em uma verdadeira imersão de conhecimentos no Vale do Silício. É o segundo ano que alunos do Senac participam do evento.

"Ter a minha primeira viagem internacional por consequência de um trabalho meu e, ainda, aprovado pela gigante Apple, foi uma conquista enorme", conta o aluno do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gabriel Sousa Leal.

O aluno do curso Tecnologia em Jogos Digitais, Stefan Vargas de Moraes, diz que teve a mesma sensação. "Só caiu a ficha mesmo quando estava lá, presente em um evento que, antes, só assistia pelo computador. Foi empolgante estar em contato com tantos profissionais de alto nível da Apple e poder conversar com eles".

No período, os estudantes tiveram a oportunidade de encontrar com engenheiros e designers da Apple, participar de laboratórios técnicos e sessões de desenvolvimento de softwares, além de conhecer os detalhes dos novos sistemas operacionais que estão em fase de construção.

"A conferência é um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo. Certamente, esta experiência que envolve educação e tecnologia ficará registrada por muito tempo nas mentes destes alunos", diz o professor Leonardo.

Projetos selecionados

A participação do grupo no evento foi resultado da conquista de bolsas de estudos oferecidas pela Apple contendo passagens aéreas e ingressos. Para isso, os projetos dos estudantes do Senac concorreram com trabalhos de candidatos de vários países.

Gabriel Sousa criou um jogo contando sobre as enchentes e deslizamentos de terra em São Paulo com três personagens diferentes, que têm de impedir que o lixo chegue ao chão em um dia chuvoso. "No jogo, explico a principal causa desses problemas, que é o acúmulo de lixo nas ruas e fortes chuvas. Me incluí como um personagem, pois sofro com esse problema: minha casa está parcialmente interditada devido a um deslizamento de terra", diz o aluno.

Já Lucas Rebelato criou um projeto que calcula a probabilidade de os filhos nascerem com certas características dos pais e Eric Zambom fez um projeto para ensinar SpriteKit, utilizado para a criação de jogos 2D. "Eu tentei criar uma experiência completa enquanto ensinava o básico de como criar um jogo usando apenas os fundamentais do framework", afirma Eric.

O trabalho de Arthur mostra como funciona o sistema de partículas 3D no Swift, linguagem de programação da Apple. "Toda explicação foi sintetizada de forma lúdica e interativa, facilitando a aprendizagem do usuário ao lidar com um tema que tem caráter abstrato", diz.

Os projetos de Stephan e Lucas Pellinzon também ensinam, de forma divertida, uma função do Swift. "Utilizando as tecnologias da Apple, busquei explicar o algoritmo de Dijkstra (Caminho de Custo Mínimo) passo a passo, usando a analogia do pato que evita voar e nadar (menos custo de energia) para chegar a um determinado destino", explica Stephan.

A proposta de Victor Zanivan foi baseada no conceito de Arte Generativa, que é a arte gerada a partir de códigos. O usuário coloca o nome e a definição do que é, o sistema reconhece o sentimento e o perfil de escrita para criar uma paisagem única a partir de um processo complexo de Machine Learning (Natural Language).

O desafio de Gabriel Closel foi desenvolver um aplicativo. "Sendo um estudante de design digital, o código sempre foi uma barreira para mim. Ter aprendido com os engenheiros da Apple e receber feedbacks dos designers da empresa enriqueceu muito o meu conhecimento e me mostrou estar seguindo no caminho certo", destaca.

O professor Fernando destaca que a participação do grupo na conferência trouxe importantes aprendizados para esses projetos. "Além das sessões técnicas que ocorreram durante todo o evento, tivemos a possibilidade de participar de laboratórios práticos com os engenheiros da Apple, que analisaram o design dos nossos aplicativos, corrigiram bugs (erros) complexos e participaram de uma review para distribuição dos próprios aplicativos", finaliza.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Tags: Centro Universitário Senac, Vivência Internacional, conferência Apple


Últimas notícias

21/10/2019
10/10/2019
09/10/2019
04/10/2019
04/10/2019
03/10/2019
01/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
26/09/2019
Projetos de alunos tornam mais acessível a ciência dos elementos químicos
23/09/2019
Senac São Paulo realiza simulação de parto normal em feira hospitalar
23/09/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
20/09/2019
Parceria com a Microsoft dá acesso gratuito ao Office para alunos
18/09/2019
Associados do Conselho Regional de Nutricionistas têm desconto em cursos
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)