Home > Notícias
05/08/2019 16h20min

Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Público do evento posa para foto no palco do auditório do Senac Registro

Evento com comunidade marcou lançamento da nova política

O Senac Registro conta com um público cada vez mais diversificado circulando pelos corredores. É que já está em vigor na unidade a nova política de bolsas de estudo para integrantes de comunidades indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira, que terão prioridade nesse acesso.

Com a iniciativa, são oferecidas bolsas para 65 cursos - sendo 56 em títulos livres e nove em técnicos -, em diversas áreas do conhecimento. Entre elas, saúde e bem-estar, gestão e negócios, tecnologia da informação, gastronomia e nutrição, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, além das subáreas de arquitetura e urbanismo, hotelaria, turismo e moda.

O anúncio foi feito no começo de maio por Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro, durante um encontro realizado na unidade com lideranças étnicas da região. Um evento rico culturalmente, que contou até com uma apresentação de luta típica de índios Guarani, o Xondaro.

Participaram também da reunião representantes das comunidades indígenas dos municípios de Pariquera, Eldorado, Iguapé, Miracatu e Cananeia e quilombolas de Eldorado, Iporanga, Registro e Cananeia. Além de integrantes da Diretoria de Ensino de Registro e Miracatu, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Prefeitura de Iporanga.

O Senac Registro já oferta 80% de bolsas em todos os cursos do seu portfólio. Agora, os integrantes das comunidades indígenas e quilombolas que preencherem os pré-requisitos necessários terão prioridade nesse processo de concessão.

"A expectativa é transformar pessoas por meio da educação profissionalizante, colaborando com a inserção ao mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo e contribuindo para o desenvolvimento da região", diz Robert.

Vanessa de França, representante do quilombo São Pedro, da cidade de Eldorado, comenta a nova política. "Para nós quilombolas é uma excelente notícia. Estamos muito felizes com essa conquista", diz.

Para Renato da Silva, cacique da aldeia de Pindo-ty, o Senac abre um espaço para integrar essas comunidades. "Quando alguns membros da nossa comunidade fizeram o curso de Cuidador Infantil eu vi que se tratava de uma instituição séria, preocupada com as pessoas que não têm acesso à educação. Nós compartilhamos dessa preocupação. Queremos formar os nossos jovens para que revertam esse conhecimento no fortalecimento da nossa cultura", explica.

Como funciona

Para solicitar uma bolsa, os integrantes de comunidades indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira devem entrar em contato com o setor de Atendimento da unidade, por telefone ou pessoalmente, para verificar a disponibilidade de vagas para o curso desejado. Caso a turma possua vagas disponíveis, será efetuada a reserva de vaga e informado quais documentos são necessários para efetivação da matrícula.

É preciso comprovar que é indígena ou quilombola por meio de declarações disponibilizadas pelo Senac e validada pelos líderes das comunidades. Entre os documentos necessários estão: formulário de solicitação de bolsas, autodeclararão de renda, termo de compromisso e autodeclaração étnico-racial.

As bolsas estão disponíveis em todos os cursos oferecidos pelo Senac Registro, com as seguintes exceções: cursos do ensino superior, idiomas (inglês, espanhol e francês), Barbeiro, Maquiador, Maquiador Cênico, Hair Stylist e Cabeleireiro, Extensão Cozinheiro Chefe Internacional, cursos fechados para organizações, cursos originados de parcerias com instituições internacionais ofertados no Brasil e/ou exterior e cursos a distância.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Registro.

Tags: Senac Registro, bolsas de estudo, educação


Últimas notícias

10/12/2019
09/12/2019
09/12/2019
06/12/2019
04/12/2019
02/12/2019
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em mais 5 unidades

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)