Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Evento com comunidade marcou lançamento da nova política
O Senac Registro conta com um público cada vez mais diversificado circulando pelos corredores. É que já está em vigor na unidade a nova política de bolsas de estudo para integrantes de comunidades indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira, que terão prioridade nesse acesso.
Com a iniciativa, são oferecidas bolsas para 65 cursos - sendo 56 em títulos livres e nove em técnicos -, em diversas áreas do conhecimento. Entre elas, saúde e bem-estar, gestão e negócios, tecnologia da informação, gastronomia e nutrição, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, além das subáreas de arquitetura e urbanismo, hotelaria, turismo e moda.
O anúncio foi feito no começo de maio por Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro, durante um encontro realizado na unidade com lideranças étnicas da região. Um evento rico culturalmente, que contou até com uma apresentação de luta típica de índios Guarani, o Xondaro.
Participaram também da reunião representantes das comunidades indígenas dos municípios de Pariquera, Eldorado, Iguapé, Miracatu e Cananeia e quilombolas de Eldorado, Iporanga, Registro e Cananeia. Além de integrantes da Diretoria de Ensino de Registro e Miracatu, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Prefeitura de Iporanga.
O Senac Registro já oferta 80% de bolsas em todos os cursos do seu portfólio. Agora, os integrantes das comunidades indígenas e quilombolas que preencherem os pré-requisitos necessários terão prioridade nesse processo de concessão.
"A expectativa é transformar pessoas por meio da educação profissionalizante, colaborando com a inserção ao mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo e contribuindo para o desenvolvimento da região", diz Robert.
Vanessa de França, representante do quilombo São Pedro, da cidade de Eldorado, comenta a nova política. "Para nós quilombolas é uma excelente notícia. Estamos muito felizes com essa conquista", diz.
Para Renato da Silva, cacique da aldeia de Pindo-ty, o Senac abre um espaço para integrar essas comunidades. "Quando alguns membros da nossa comunidade fizeram o curso de Cuidador Infantil eu vi que se tratava de uma instituição séria, preocupada com as pessoas que não têm acesso à educação. Nós compartilhamos dessa preocupação. Queremos formar os nossos jovens para que revertam esse conhecimento no fortalecimento da nossa cultura", explica.
Como funciona
Para solicitar uma bolsa, os integrantes de comunidades indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira devem entrar em contato com o setor de Atendimento da unidade, por telefone ou pessoalmente, para verificar a disponibilidade de vagas para o curso desejado. Caso a turma possua vagas disponíveis, será efetuada a reserva de vaga e informado quais documentos são necessários para efetivação da matrícula.
É preciso comprovar que é indígena ou quilombola por meio de declarações disponibilizadas pelo Senac e validada pelos líderes das comunidades. Entre os documentos necessários estão: formulário de solicitação de bolsas, autodeclararão de renda, termo de compromisso e autodeclaração étnico-racial.
As bolsas estão disponíveis em todos os cursos oferecidos pelo Senac Registro, com as seguintes exceções: cursos do ensino superior, idiomas (inglês, espanhol e francês), Barbeiro, Maquiador, Maquiador Cênico, Hair Stylist e Cabeleireiro, Extensão Cozinheiro Chefe Internacional, cursos fechados para organizações, cursos originados de parcerias com instituições internacionais ofertados no Brasil e/ou exterior e cursos a distância.
Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Registro.