Home > Notícias
01/08/2019 13h02min

Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência

grupo de pessoas ao ar livre, em uma empresa, observando a explicação de uma funcionária.

Visitas técnicas aprimoram estudos dos alunos participantes do clube

Instigar nos alunos o interesse pela pesquisa científica e pelo empreendedorismo de base tecnológica é a proposta do Clube de Ciências. A iniciativa surgiu dos docentes das áreas de gestão e negócios, tecnologia da informação e de saúde e bem-estar do Senac São José dos Campos, inspirados em um movimento global.

A ideia é gerar ganhos significativos para todos os estudantes envolvidos, que durante as atividades conseguem planejar ações coletivamente, aplicar na prática conceitos das profissões, além de ampliar o vocabulário com os termos técnicos usados nos projetos. Nesse contexto, o grande desafio é estimular o trabalho em equipe multidisciplinar e transdisciplinar na criação de projetos reais, que ultrapassem as barreiras da unidade.

No lançamento do clube, realizado em março deste ano, Ozires Silva, engenheiro e oficial da Aeronáutica, contou suas experiências como fundador e presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), ministro da Infraestrutura, presidente da Petrobrás e da Varig, entre tantas outras, estimulando nos alunos a criatividade, a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica.

Entre as ações já desenvolvidas pelo grupo está o convite a estudantes da rede pública de ensino para compartilhar as experiências. A longo prazo, a meta dos integrantes do Clube é mais arrojada: levar qualidade de vida aos moradores de São José dos Campos a partir de protótipos criados em laboratórios e ambientes de estudos, com base em problemas indicados pela própria população.

"De modo geral, os estudantes participam das discussões, da criação de equipes e dão apoio logístico. Já os docentes trabalham em parceria com os alunos no acompanhamento e orientação dos projetos", explica Marco Mammoli, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São José dos Campos.

Projetos reais

Para fazer toda essa engrenagem funcionar, os docentes têm apostado na estratégia da gestão por projetos reais. Ações que já podem ser vistas não só na unidade do Senac, mas também em escolas públicas. Uma das primeiras iniciativas foi a construção de quatro estações meteorológicas digitais, realizada conjuntamente entre alunos do Senac e das escolas públicas Olímpio Catão e Francisco Pereira da Silva. 

Os equipamentos podem ser instalados em pontos estratégicos da cidade, sem impactos arquitetônicos ou estruturais, uma vez que são construídos com materiais recicláveis, como garrafas PET e pedaços de madeira.

Na escola Francisco Pereira da Silva, além da estação meteorológica, foi criada uma horta experimental com controle de irrigação automatizado. Sensores de atmosfera e de umidade do solo fornecem dados para quantificar o volume de água necessária.

Outra estratégia encontrada pelos docentes é explorar o rico polo tecnológico existente em São José dos Campos. A cidade tem forte vocação empreendedora em tecnologia aeroespacial, com institutos mundialmente reconhecidos na área da ciência, que podem ser explorados pelos estudantes. Alguns exemplos são a Embraer, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Vale dizer que o Senac já iniciou um trabalho conjunto com o Inpe, que aproxima docentes e pesquisadores do instituto para troca de conhecimentos e experiências.

Também respaldados pelo Clube de Ciências, alunos do curso Técnico em Logística apresentaram, durante uma visita técnica na Intertrim, referência na indústria automobilística, um projeto de logística reversa que estão implementando na escola Francisco Pereira da Silva. Na ocasião, engenheiros deram dicas com base na experiência dos projetos internos de sustentabilidade da empresa, como a horta comunitária mantida pelos funcionários.

Já no Dia da Ciência, em 13/6, o Senac São José dos Campos promoveu na unidade diversas palestras para funcionários e alunos da unidade e das escolas parceiras. O objetivo foi apresentar resultados dos projetos desenvolvidos no projeto e compartilharem experiências.

Notícias relacionadas:
- Alunos implantam projeto de logística reversa em escola estadual
- Alunos implantam projeto de logística reversa em escola estadual
- Logística, tecnologia e inovação: visita mostra as possibilidades da cadeia produtiva
- Logística, tecnologia e inovação: visita mostra as possibilidades da cadeia produtiva
- Logística, tecnologia e inovação: visita mostra as possibilidades da cadeia produtiva


Tags: clube de ciências, pesquisa, senac são josé dos campos, tecnologia da informação


Últimas notícias

10/10/2019
09/10/2019
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE
03/10/2019
Feira Senac de Carreiras conecta estudantes a oportunidades do mundo do trabalho
01/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
26/09/2019
Projetos de alunos tornam mais acessível a ciência dos elementos químicos
23/09/2019
Senac São Paulo realiza simulação de parto normal em feira hospitalar
23/09/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
20/09/2019
Parceria com a Microsoft dá acesso gratuito ao Office para alunos
18/09/2019
Associados do Conselho Regional de Nutricionistas têm desconto em cursos
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)