Home > Notícias
24/05/2019 09h30min
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança

Alunos organizaram todos os detalhes da ação, incluindo o convite para o palestrante
Alunos do Técnico em Segurança do Trabalho do Senac São Carlos promoveram uma roda de conversa com Oscar Kirsten, engenheiro de produção e segurança do trabalho da Volkswagen, que falou sobre a importância da automação na redução de custos e na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Oscar compartilhou diversas ações e projetos adotados pela montadora, como jogos virtuais para auxiliar nos treinamentos dos profissionais, sensores inteligentes na
proteção das máquinas e uso de robôs na montagem dos motores.
O aluno Wellinton Henrique Scabio de Jesus, que participou da organização do encontro, conta que o objetivo principal foi mostrar para as pessoas como as novas tecnologias podem contribuir para um ambiente de trabalho mais salubre, impactando diretamente na integridade física e psicológica dos colaboradores, assim como na diminuição de custos das organizações, uma vez que um ambiente seguro não demanda recursos com acidentes de trabalho, afastamentos ou ações trabalhistas.
"Foi uma excelente oportunidade para colocarmos em prática tudo o que vimos até agora em sala de aula, integrando a empresa junto à instituição de ensino. Com o auxílio da docente Josiane Ferreira, elaboramos um evento de alto nível técnico, que nos proporcionou saltos de conhecimento incríveis e um ótimo momento para troca de informações e experiências", afirma.
A ação, realizada recentemente na própria unidade, foi acompanhada por outras turmas do mesmo curso, que puderam relacionar as vivências de Oscar com os conteúdos abordados em sala de aula, como programas de prevenção de riscos ambientais, gerenciamento de riscos, conservação auditiva e proteção respiratória, além de dados estatísticos e prevenção de perdas humanas, insalubridade e periculosidade, entre outros.
A atividade também contou com a participação da turma do Técnico em Computação Gráfica, que realizou a
filmagem e a edição de um vídeo sobre o encontro.
Para a aluna Carolina Dolacio, a ação despertou a importância da necessidade de estar atenta aos pequenos detalhes que envolvem esse processo. "É como uma grande banda que precisa entrar em sincronia para funcionar. O que a gente pode flagrar com câmeras adicionais exige sensibilidade de acompanhar um fluxo de interação muito sutil entre o público e o tema, entre os apresentadores e os equipamentos, garantindo a melhor qualidade daquilo que foi exposto", diz a estudante de computação gráfica.
Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac São Carlos.
Notícias relacionadas:
- Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia