Home > Notícias
22/05/2019 15h

Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos

Mulher maquia idosa

Alunos do Senac Pindamonhangaba maquiaram as moradoras do lar São Vicente de Paulo

As alunas do curso Maquiador do Senac Pindamonhangaba promoveram uma tarde diferente aos moradores do lar de idosos São Vicente de Paulo, com muita maquiagem e descontração. 

A ideia surgiu do desejo da turma em realizar um projeto de conclusão de curso que unisse uma ação social com a aplicação de técnicas de maquiagem em peles maduras. Assim, nasceu o projeto Levando Cor com Amor. 

O grupo ficou responsável por todos os detalhes da organização do evento, como parcerias para realizar o café da tarde para os moradores, definir as músicas que integrariam a trilha sonora do encontro, a criação da logomarca com o nome do projeto, além da fotografia e iluminação. 

No encontro, as atividades começaram com o preparo adequado da pele, com atenção especial à hidratação facial, já que há uma tendência de a região ficar mais ressecada ao longo dos anos. 

Já no processo da maquiagem, a preocupação ficou na quantidade de produto utilizado, para evitar o acúmulo nas linhas de expressão, o que pode evidenciar ainda mais as rugas. Outra dica para peles maduras é usar bases líquidas e evitar produtos com acabamento mate. 

A sobrancelha também merece um cuidado extra. Com o tempo, esses fios tendem a ficar mais claros e ralos, demandando correções pontuais para cobrir essas falhas e complementar o desenho do olhar. 

Em clima de brincadeira e já maquiadas, as idosas realizaram um desfile entre os moradores do lar, usando óculos, plumas e outros elementos divertidos para compor os looks. 

Os momentos vivenciados nesta tarde foram registrados pela aluna e fotógrafa Gisele Mendoza, para reforçar a autoestima das mulheres. As imagens acabaram rendendo uma exposição fotográfica nos corredores da unidade. 

A estudante Edvânia Prudente Ubriaco destaca que o projeto exercitou a empatia, gerando um momento de reflexão pessoal e profissional. Também foi uma oportunidade de observar os desafios de atuar com linhas mais acentuadas e peles que exigem maior hidratação, adquirindo conhecimento sobre como contornar essas situações e obter bons resultados. 

Para a docente Ana Luiza Nogueira Lopes, a atividade fez com que o grupo trabalhasse, ainda, questões como tempo, compromisso, flexibilidade, relacionamento interpessoal e acessibilidade, já que muitas idosas do lar utilizam cadeiras de rodas.

"O projeto foi uma experiência incrível para todos os envolvidos. As alunas desenvolveram o aprendizado e autonomia, além de levar a essas idosas autoestima e amor.  Ao final do projeto, foi possível notar a diferença que fizemos na vida delas naquele momento. É gratificante perceber no rosto das alunas o prazer de participar desse momento, e o sentimento de solidariedade despertada em cada uma delas", afirma a Ana Luiza.

Humanização 
Jovens do Programa Senac de Aprendizagem da unidade Santana também realizaram uma ação focada na terceira idade, chamada Corrente Humaniza: um projeto sobre empatia e valorização dos idosos. 

O objetivo dos alunos foi promover qualidade de vida, aumentar a visibilidade na cidade contemporânea e proporcionar momentos de divertimento e descontração aos moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizada no Jaçanã, bairro da zona norte da cidade de São Paulo.

Após algumas visitas ao local, a turma definiu a programação da ação, composta por roda de música e coral com músicas antigas, jogos de dama, xadrez e dominó, café coletivo, plantação de flores e atendimentos realizados pelas alunas do curso Manicure e Pedicure, que puderam exercitar as práticas de serviço domiciliar. 

Já os aprendizes ampliaram o repertório relacionado à execução de projetos, passando pelas etapas de iniciação, planejamento, realização, monitoramento e encerramento. Além disso, a atividade exigiu dos alunos o uso de diversas habilidades, como organização, marketing pessoal e comunicação assertiva, fazendo com que potencializassem o entendimento sobre a importância do trabalho em equipe, da aplicação do atendimento personalizado e da gestão do tempo.

"A experiência foi muito positiva. Me chamou atenção a organização, o compromisso com o proposto e o que foi realizado pelos alunos. A atividade trouxe alegria e movimento para a casa, que normalmente é pacata. Ver a troca de experiência e contato entre gerações foi extremamente rico para todos nós", afirma Luciene Souza Melo, gerente da instituição.

Conheça os cursos do Senac São Paulo com inscrições abertas nas unidades Pindamonhangaba e Santana

Notícias relacionadas:
- De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
- De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
- De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
- De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
- Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
- Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
- Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
- Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão


Tags: Maquiador, Programa Senac de Aprendizagem, Senac Pindamonhangaba, Senac Santana, Senac São Paulo


Últimas notícias

16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)