Home > Notícias
08/05/2019 16h02min

Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho

Cabo Wolnei fala ao público da palestra no Senac Bauru

Cabo Wolnei falou sobre a importância de ações prevencionistas e dos procedimentos de primeiros socorros e de biossegurança

Profissionais de diversas partes do Brasil reforçaram os trabalhos na operação de salvamento em Brumadinho, em Minas Gerais, após o rompimento de uma barragem de minério ocorrida no local em 25 de janeiro.

Ao todo, 45 profissionais do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo participaram da missão. Dois deles são do 12º Grupamento de Bombeiros de Bauru: o Cabo Wolnei Donizete Gonçalves e o Tenente José Mário de Freitas Júnior.

Cabo Wolnei esteve recentemente no Senac Bauru e compartilhou sua experiência nessa operação com estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem e em Segurança do Trabalho.

A iniciativa teve como objetivo ampliar o olhar dos participantes sobre a importância das ações prevencionistas, de primeiros socorros e de planos de urgência e emergência. 

"Participar desta missão, considerando a magnitude do trabalho que envolveu vários profissionais, foi uma oportunidade importante para constatar que o Sistema de Comando e Operações de Emergência funciona de forma efetiva. Isso me proporcionou uma visão e experiência de trabalho muito grandes", relatou Wolnei.

Em três palestras, realizadas de 25 de março a 2 de abril, o bombeiro militar falou sobre a dimensão e extensão do acidente e sobre as dificuldades da equipe de salvamento para realizar os trabalhos de busca devido à grande quantidade de lama tóxica no local.

Por conta disso, segundo Wolnei, um dos principais cuidados foi com a biossegurança. Diariamente, ao encerrar as atividades, todos os envolvidos na operação faziam um protocolo de higienização e desinfecção das roupas e equipamentos utilizados.

Protocolos e profissões
O profissional aproveitou a conversa com os alunos para relacionar a experiência na missão de Brumadinho com os aprendizados dos cursos.

Ele explicou, por exemplo, que os protocolos de biossegurança fazem parte da rotina dos profissionais de segurança do trabalho, que devem prevenir riscos ocupacionais e preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores, avaliando possíveis contaminantes químicos e biológicos dos processos produtivos.

"A fala do Wolnei foi relevante para que os alunos valorizem e tenham consciência da importância de ações preventivas. Ouvir esse tipo de relato de um bombeiro militar contribui para que reflitam sobra a essência da profissão que terão", destaca o docente Cassiano Ferrari.

Já os alunos de enfermagem ficaram atentos aos todos os protocolos de atendimento a emergências e primeiros socorros abordados pelo Wolnei, pois tiveram relação direta com os assuntos do curso técnico.

A partir da experiência de Wolnei, eles compreenderam a dimensão real de uma emergência fora do âmbito hospitalar e que situações de extrema urgência requerem muito preparo dos profissionais envolvidos.

Aprendizados
Ao final do bate-papo, o palestrante esclareceu dúvidas dos alunos. Entre as perguntas mais frequentes estavam os tipos de equipamentos de proteção utilizados, o preparo psicológico dos profissionais e o acompanhamento médico que terão após a exposição à lama tóxica.

Cassiano acrescenta que os relatos do Cabo Wolnei reforçaram a importância do trabalho em equipe, comprometimento, dedicação, ética, respeito, valorização e respeito à vida e importância da prevenção de acidentes.

A aluna do Técnico em Enfermagem, Miriã Alves Marinho, diz que participar da palestra trouxe um olhar mais abrangente sobre o fato. 
"Foi importante ter acesso às informações sobre biossegurança e os cuidados com a contaminação pelos resíduos contidos na lama. Além disso, ficou evidente a importância do trabalho em grupo, que foi fundamental para o desenvolvimento da operação".

Miriã ainda entendeu que atuar em situações emergenciais exigem técnica, habilidade e muito improviso. "Comparando à atuação do profissional de enfermagem em situações normais de trabalho, pudemos ver a importância da dedicação e preparo psicológico, pois os profissionais passavam muitas horas trabalhando sem descanso e, até mesmo, sem acesso à alimentação, apenas cuidando da hidratação", conta.

Já para a aluna Elisneiri Nazaré de Lima Pereira, do curso Técnico em Segurança do Trabalho, a palestra provocou reflexões. "Fiquei pensando em como eu agiria como profissional e mesmo como ser humano em um cenário daquele".

Ela também destacou a importância do preparo psicológico dos profissionais que atuam no gerenciamento de riscos. "Temos que considerar que no mercado de trabalho estaremos sujeitos a lidar com situações complexas como amputações e até mesmo óbito e nem sempre estamos preparados para lidar com isso", finaliza.

Conheça os cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho que o Senac Bauru oferece.

Notícias relacionadas:
- Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
- Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
- Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área


Tags: Senac Bauru, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, ação de resgate, operação em Brumadinho, primeiros socorros


Últimas notícias

23/07/2019
23/07/2019
19/07/2019
18/07/2019
Capela de Portas Abertas divulga patrimônio histórico e cultural da cidade
18/07/2019
O Jogo Virou: projeto de alunos reúne mais de 200 profissionais da área de eventos
18/07/2019
Livraria Senac está no ar com descontos especiais
17/07/2019
Senac Araraquara completa 70 anos
15/07/2019
Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)