Home > Notícias
17/04/2019 15h49min

Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Montagem com três retratos de personagens de São Paulo: uma mulher com maquiagem vermelha nos olhos e mechas coloridas no cabelo, um índio com pintura no rosto e cocar e um idoso japonês com boina na cabeça

Após desenvolver projeto autoral, turma organizou uma mostra fotográfica no Centro Cultural da Penha

Um passo importante para qualquer um que decida se aventurar no caminho das artes é a divulgação do trabalho.

Isso pode ser feito de diferentes formas, seja em algum veículo de comunicação, como revistas e publicações especializadas; seja em vitrines virtuais, como sites, blogs e redes sociais.

Mas uma das maiores satisfações para um artista é ver a sua obra exposta em uma galeria. Buscando mostrar caminhos para isso, a docente Fernanda Kirmayr propôs um desafio aos alunos do Técnico em Processos Fotográficos do Senac Tatuapé: a organização de uma exposição fotográfica.

"É fundamental que, além do aprendizado técnico que o curso oferece, eles também tenham uma visão de como irão expressar o trabalho, como em uma exposição. Por isso, propus um desafio real para entenderem como funcionam os meandros deste ramo", comenta Fernanda.

SP em foco
Com a proposta de trabalhar um assunto único, mas que permite diferentes olhares, a escolha foi pelo tema São Paulo - a maior cidade da América Latina.

"São Paulo tem uma oferta de lazer e entretenimento sem igual, que nos motivou a pensar que seria então possível seguirmos com o projeto. Concretizou a ideia de retratar de várias formas essa nossa cidade maravilhosa", conta a aluna Marisa Pereirinha.

O aluno Antônio Brice decidiu relembrar uma antiga profissão e elaborou o projeto ArquiSampa. "Quando trabalhava de Guia de Turismo aqui muitos turistas pediam informações sobre arquitetura de alguns prédios, por isso resolvi fazer fotos de alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo".

Já Eliézer Giazzi decidiu explorar o multiculturalismo paulista. "O projeto Caras de São Paulo teve como objetivo apresentar, em forma de retratos, os diferentes estilos de indivíduos que habitam, transformam e enriquecem culturalmente a cidade", diz.

O colega Thiago da Silva Xavier registrou a típica movimentação dessa metrópole. "Em um lugar onde milhões vivem, trabalham e se divertem, a movimentação de pessoas é algo comum e, emoldurado pelas ruas, o movimento pode gerar cenas dos mais variados tipos".

Integração
A realização de uma exposição depende de outros fatores que vão além da captura das imagens em si. A turma teve que lidar com processos burocráticos, como: impressão de fotos, curadoria, patrocínios, local da exposição, convites, vernissage, entre outros.

"O maior desafio foi trabalhar em equipe, afinal são diferentes pessoas e bagagens. Conciliar não apenas ideias, mas experiências, conhecimentos e pontos de vista diferentes é uma tarefa difícil", conta a aluna Marisa.

A turma dividiu funções, compartilhou responsabilidades e escolheu o Centro Cultural da Penha, ligado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, para receber o evento, que a turma nomeou de Exposição Enfoques.

Além disso, articulou a parceria com a empresa Watervision Comunicação Visual, que fez a impressão do material; com a Vinícola Lucano e com a AquaFest Eventos, que auxiliaram na realização do evento.

Cerca de 100 pessoas, entre familiares e convidados, prestigiaram a abertura da mostra.

"Foi bem intenso. Algumas resoluções ocorreram bem próximas ao dia da abertura, então ficamos receosos com a possibilidade de dar errado. Mas com união e respeito no grupo e suporte da docente conseguimos concretizar a nossa primeira exposição", relata Marisa.

Segundo a docente, a atividade gera oportunidades aos alunos: "Mostrar ao mundo suas criações oferece crescimento pessoal e profissional, pois traz uma série de críticas, positivas e negativas, que servirão para achar o seu caminho natural, amadurecendo as ideias. É um enorme aprendizado, além de ser uma possibilidade de atrair parceiros e clientes".

Conheça o curso Técnico em Processos Fotográficos que o Senac Tatuapé oferece.

Notícias relacionadas:
- Atividade reflete sobre visibilidade e empregabilidade de transexuais
- Atividade reflete sobre visibilidade e empregabilidade de transexuais
- Atividade reflete sobre visibilidade e empregabilidade de transexuais
- Atividade reflete sobre visibilidade e empregabilidade de transexuais
- Peças de teatro refletem sobre ambição e riscos de acidentes no trabalho
- Peças de teatro refletem sobre ambição e riscos de acidentes no trabalho


Tags: Senac Tatuapé, Técnico em Processos Fotográficos, atividade prática de fotografia, exposição fotográfica, fotografia senac, portfólio de fotografia


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)