Home > Notícias
01/04/2019 15h40min

No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações

De maracatu e baile de máscaras a coquetéis ao som de Carreta Furacão, estudantes aprendem em clima carnavalesco.

Jovens fantasiados em ambiente com decoração carnavalesca

Workshop com coquetéis inspirados em sambas-enredo marcou pré-Carnaval no Centro Universitário Senac - Campos do Jordão

A semana que antecedeu o Carnaval foi de muito aprendizado em ritmo de festa no Senac Jundiaí e no Centro Universitário Senac - Campos do Jordão. 

A ideia foi aproveitar o principal evento popular do país para envolver os alunos em atividades nas quais eles pudessem conhecer coisas novas e aplicar na prática parte do que já aprenderam durante os cursos.

Na unidade Jundiaí, os estudantes do curso Organizador de Eventos tiveram o desafio de preparar um encontro carnavalesco, mesclando inspirações pernambucanas e italianas. Já em Campos do Jordão, o Comitê de Convivência do campus promoveu um workshop sobre coquetéis carnavalescos, seguido de um show surpresa do grupo Carreta Furacão. 

Veja abaixo como foram todos os eventos e confira as receitas de alguns drinks ensinados no campus. 

Maracatália
Logo na primeira semana de aula, os alunos do Organizador de Eventos do Senac Jundiaí receberam o desafio do docente Paulo Vitor Targa: realizar um evento de Carnaval em apenas 30 dias. 

"Essa proposta foi apresentada para integrar a nova turma em torno de um mesmo objetivo, aproveitar a data, desenvolver o conteúdo teórico do curso com base em um evento real e fazer com que todos sentissem o gostinho de realizar um evento na prática", conta Paulo Vitor. 

O grupo foi responsável pela escolha da data, do tema do evento, da programação e de todos os demais detalhes que envolveram a ação, favorecendo a autonomia e o processo criativo.  

Com o desenvolvimento do conteúdo, os alunos encontraram dois temas de interesse: o maracatu, expressão cultural de Pernambuco, e os antigos bailes de máscaras de Veneza, na Itália. Assim surgiu o Maracatália, realizado em 1º de março. 

"Unir esses dois universos tão diferentes e tão ricos foi o nosso maior desafio. Na divulgação, nos convites e na decoração, o nosso objetivo era que o público sentisse um pouco do maracatu, um pouco da Itália, mas também entendesse o conceito que havíamos criado para o Maracatália, o nosso evento", destaca a aluna Melissa Rodrigues. 

Na divulgação, máscaras foram entregues aos mais de 200 convidados, seguindo a tradição dos bailes italianos. As máscaras também marcaram a decoração do espaço, que ainda contou com fitas metálicas coloridas por todo o salão e folhagens semelhantes a parreiras de uva, uma referência ao título que Jundiaí possui de Cidade da Uva e à forte presença de imigrantes italianos na região.  

Para atender todos os participantes de forma segura e garantir um evento tranquilo e bem organizado, foram disponibilizados dois horários, pré-agendados com cada uma das turmas convidadas. 

Recepção com samba no pé e marchinhas clássicas de carnaval abriram o evento. Na sequência, o aluno Ricardo Alves assumiu o papel de mestre de cerimônia e trouxe todos os participantes para o universo do Maracatália

Os convidados receberam a docente Valéria Thomaz como musa do Carnaval, aprenderam os passos básicos de samba, assistiram a uma apresentação de maracatu e puderam curtir músicas mais atuais, passando por diferentes épocas da festa popular.

"A atividade foi extremamente bem executada. Esses alunos garantiram o Carnaval da unidade. Tudo fazia sentido: a decoração, o convite, a música. Foi um momento leve, divertido, descontraído e de muito aprendizado, tanto para esses alunos, quanto para os participantes, que conheceram mais sobre o maracatu e o baile de máscaras", diz Valéria.

O aluno Ricardo Alves afirma que deixou o evento com a sensação de dever cumprido, assim como os demais colegas. "Foi uma excelente proposta para que a gente pudesse trabalhar em equipe, explorando o potencial de cada um. Estou sentindo que fizemos tudo aquilo que nos propomos a fazer quando aceitamos o desafio. Tivemos muitas responsabilidades, mas foi um processo de muitas descobertas e grandes aprendizados", diz o estudante.

Para Paulo Vitor, a ação foi um sucesso e ajudou a turma a desenvolver temas da área de eventos como planejamento, ferramentas de gestão de equipe, checklist, cronograma e projeto de cenografia. 

"Ver o evento pronto com tantos detalhes na cenografia e na programação nos deu mais certeza de que aprender na prática faz realmente a diferença para os alunos. As aulas foram ainda mais dinâmicas e pude ver crescimento e desenvolvimento de todos os alunos. Além disso, eles criaram um evento com verba zero, colocando em prática a habilidade de conseguir parcerias e quebrar a ideia de que um bom evento precisa de dinheiro para acontecer", destaca o docente. 

Coquetéis Carnavalescos 
Na mesma semana, em 28 de fevereiro, o Comitê de Convivência do Centro Universitário Senac - Campos do Jordão promoveu o workshop Coquetéis Carnavalescos, com drinks que faziam referência a grandes sambas-enredo.  

Entre eles, estiveram o Liberdade, Liberdade, composto por gin, tônica e frutas cítricas, e o Explode Coração, batida mais adocicada com base de vodka. 

O workshop foi conduzido por Guilherme Fini, Marcelo Novaes Ribeiro e Marcela Contipelli, integrantes do comitê e alunos do Tecnologia em Gastronomia. Em seguida, os convidados entraram no clima do Carnaval com a performance surpresa da Carreta Furacão. 

"Tivemos a ideia de fazer algo diferente e bem extrovertido. A ideia era deixar os drinks bem coloridos e decorados para que o pessoal reproduzisse no feriado. A atividade foi muito divertida e todo mundo adorou as receitas, além de receber a Carreta Furacão, que animou todo mundo e fechou a atividade com chave de ouro", conta Marcella.

Camila Rachid, tutora do Comitê de Convivência do campus, também elogiou a atividade: "O Comitê de Convivência trouxe mais uma atividade cultural e de integração aos nossos alunos. Planejamos tudo em grupo, o que contribui para o desenvolvimento contínuo dos alunos, quanto ao trabalho em equipe e a autonomia quanto organização de eventos. Trazer o Carnaval foi muito proveitoso, não apenas como uma data comemorativa, mas com um sentido histórico e de resgate cultural".

Confira as receitas dos coquetéis ensinados durante o evento:

Explode Coração

Ingredientes:
50 ml de vodka
20 ml de xarope de amêndoas
120 ml de suco de abacaxi
30 ml de leite condensado
20 ml de calda de chocolate para enfeitar o copo

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes na coqueteleira. Enfeite o copo com a calda de chocolate e sirva.

Liberdade, Liberdade

Ingredientes:
60 ml de gin
180 ml de água tônica
Lâminas de toranja e morangos

Modo de preparo:
Junte os ingredientes no copo e coloque os cítricos na lateral. Utilize um twist da casca da toranja para enfeitar e aromatizar o drink.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Jundiaí e no Centro Universitário Senac - Campos do Jordão

Notícias relacionadas:
- Alunos promovem casamento coletivo e cerimônia de colegas
- Alunos promovem casamento coletivo e cerimônia de colegas
- Alunos promovem casamento coletivo e cerimônia de colegas
- Alunos promovem casamento coletivo e cerimônia de colegas
- Alunos promovem casamento coletivo e cerimônia de colegas
- Alunos promovem casamento coletivo e cerimônia de colegas
- Nova edição dos Jogos Universitários movimenta alunos em campus
- Nova edição dos Jogos Universitários movimenta alunos em campus
- Nova edição dos Jogos Universitários movimenta alunos em campus


Tags: Carnaval, Centro Universitário Senac - Campos do Jordão, Organizador de Eventos, Senac Jundiaí, Senac São Paulo, coquetéis, drinks, gastronomia


Últimas notícias

10/10/2019
09/10/2019
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE
03/10/2019
Feira Senac de Carreiras conecta estudantes a oportunidades do mundo do trabalho
01/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
26/09/2019
Projetos de alunos tornam mais acessível a ciência dos elementos químicos
23/09/2019
Senac São Paulo realiza simulação de parto normal em feira hospitalar
23/09/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
20/09/2019
Parceria com a Microsoft dá acesso gratuito ao Office para alunos
18/09/2019
Associados do Conselho Regional de Nutricionistas têm desconto em cursos
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)