Home > Notícias
04/01/2019 15h49min

Torneio de robótica movimenta alunos de cursos técnicos

integrantes da equipe Butterfly, do Senac Santo André, sorridentes e com medalhas azuis penduradas no pescoço

integrantes da equipe Butterfly, do Senac Santo André, que venceu a disputa

Conhecer o mundo da robótica e das ciências explorando criatividade e despertando novos conhecimentos. Esse foi o desafio vivido por estudantes de cursos técnicos do Senac São Paulo durante a 1ª edição do Torneio de Robótica.

A ação foi realizada em parceria com a Somai - representante da Lego Education no Brasil - e contou com a participação de turmas das unidades Largo Treze, Jardim Primavera, Santo André e São Bernardo do Campo.

O objetivo foi estimular experiências com as ciências, as tecnologias e as engenharias, instigando a construção de aprendizados, a resolução de problemas e o desenvolvimento da autonomia.

O torneio foi formado por três fases: preliminar, treino e final. Na primeira, as turmas se dividiram em equipes formadas por quatro a oito participantes.

No treino, que foi realizado nas unidades de 26 de novembro a 7 de dezembro, eles atuaram em oficinas para montar os equipamentos que seriam utilizados na semifinal e na final, e entender o desafio que teriam que cumprir.

Já na fase final, realizada no Centro Universitário Senac - Santo Amaro em 8 de dezembro, as equipes competiram efetivamente.

Missões
Durante a disputa, as equipes deveriam programar o robô para que percorresse o caminho desenhado em uma espécie de tapete.

Nesse percurso, os alunos aprenderam sobre engenharia ambiental e coleta seletiva, já que deveriam identificar os resíduos dispostos na mesa, programar o robô para recolher os mesmos e descartá-los corretamente na área de descarte.

Em uma segunda missão, relacionada à engenharia civil, as equipes projetaram e programaram os robôs para retirar painéis de energia solar e, em seguida, reposicioná-los.

Para explorar a engenharia de computação, os grupos projetaram e programaram seus robôs para levar códigos de funcionamento (peças Lego de cores diferentes) que estavam na base, até seus respectivos lugares, para o funcionamento e integração desses sistemas.

Por fim, os alunos deveriam programar os robôs para seguir um caminho determinado, transportando elementos para os locais de beneficiamento, conhecendo um pouco mais sobre engenharia de produção.

Cada peça levada pelo robô ao ponto demarcado no tapete possuía uma pontuação diferente de acordo com o grau de dificuldade. Os grupos programavam o robô no tempo livre e, ao levarem para o tapete da competição, não poderiam mais fazer alterações e o robô deveria fazer o percurso sozinho.

Premiação
Para encarar as missões, cada equipe tinha um notebook e um robô, que poderia ser estruturado de diversas formas de acordo com manuais de orientações e estratégias do grupo.

Todas as equipes realizaram o mesmo percurso no tapete, porém aquelas que conseguiram mover mais objetos e fazer com que o robô fizesse o percurso correto obtiveram mais pontos e foram as vencedoras.

Ao final dos embates, o torneio premiou três equipes, que receberam medalhas e prêmios. Em primeiro lugar ficou a equipe Butterfly, do Senac Santo André; em segundo, a equipe Wolf Soft, do Senac Largo Treze; e em terceiro, a equipe Canes, do Senac São Bernardo do Campo.

"Foi muito gratificante participar. As provas foram bem desafiadoras, o que nos levou a superar os nossos próprios limites e também a fazer novos amigos, com quem trocamos conhecimentos e experiências.

Percebi que a união é fundamental para o sucesso e que, por meio de muito esforço, posso ser protagonista de um novo mundo", diz Liliane Angelo Martins, aluna do curso Técnico em Redes de Computadores e integrante da equipe Butterfly.

"Além de abordar os conhecimentos técnicos, foi possível exercitar conceitos como trabalho em equipe, pensamento crítico, proatividade e solução de problemas com o uso da prototipação", finaliza o docente Maycon Guerra.

Conheça os cursos técnicos que o Senac São Paulo oferece.

Tags: Cursos Técnicos, Lego, Senac São Paulo, TI, parceria, programação de robô, robótica Senac, torneio de robótica


Últimas notícias

12/02/2019
11/02/2019
08/02/2019
08/02/2019
08/02/2019
07/02/2019
04/02/2019
Parceria com Museu de Arte Sacra incentiva leitura em estação de metrô
01/02/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
31/01/2019
Planejamento estratégico: etapas e ferramentas para a gestão eficaz das empresas
31/01/2019
Confira 10 tendências tecnológicas que contribuem com o meio ambiente
29/01/2019
Desafios sustentáveis ampliam oportunidades de atuação na engenharia
24/01/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
24/01/2019
Novos olhares sobre o território e o impacto na gestão de projetos sociais
23/01/2019
Aluno de design de interiores é premiado no 23º Concurso Estudos Deca
21/01/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
21/01/2019
Centro Universitário Senac é eleito melhor instituição em artes e design
14/01/2019
Novo Bacharelado em Design ganha formato mais flexível e personalizável
14/01/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
08/01/2019
Senac oferece 30% de descontos em cursos técnicos, livres e de idiomas para 2019
04/01/2019
Perfil profissional e novos cenários são temas de fórum ambiental

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)