Centro Universitário

Graduação  •  Pós-graduação  •  Extensão  •  Infraestrutura  •  Parcerias  •  Estrutura  •  Biblioteca  •  Campus   
Home > Notícias
21/12/2018 11h27min

Alunos reconstroem avião Demoiselle criado por Santos Dumont

Público observa réplica do avião Demoiselle construída por alunos do Centro Universitário Senac

Projeto desenvolvido no laboratório de design do campus teve parceria do designer Guto Lacaz

Quando se fala em Alberto Santos Dumont, a maioria das pessoas logo se lembra do 14Bis, que alcançou a proeza de ser o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar.

Mas um dos grandes méritos do inventor e aviador brasileiro foi criar o Demoiselle: modelo mais avançado de avião que exerceu enorme influência na indústria aeronáutica.

Os Demoiselle, também conhecidos como Libellule, eram considerados os menores e mais baratos aviões da época, além de serem leves, pequenos e terem um grande efeito estético.

O primeiro deles voou em 1907, mas o modelo continuou sendo desenvolvido até 1909. A intenção de Dumont era que essas aeronaves fossem fabricadas em larga escala para popularizar a aviação.

Para isso, ele disponibilizava os planos a quem se interessasse e o projeto original foi publicado na revista norte-americana Popular Mechanics, em 1910.

Ao menos 40 unidades foram produzidas por diferentes oficinas e permitiram que vários outros pioneiros dessem seus primeiros voos.

Inspirados nesse movimento, cerca de 30 alunos de graduação do Centro Universitário Senac aceitaram o desafio de reconstruir, em tamanho real, o avião Demoiselle.

"Esse projeto também foi um estudo aprofundado de Santos Dumont como ser humano e, não apenas como inventor, mas como um artista, um designer", conta Adriano de Luca, coordenador do Laboratório de Design do Centro Universitário Senac, onde foi construída a aeronave.

Parcerias de peso
O trabalho teve a supervisão dos professores Adriano de Luca, Marcelo Suzuki e Paulo Henrique Magri. E o grupo ainda ganhou um parceiro de peso: o designer Guto Lacaz.

Guto, que é um estudioso da vida e da obra de Dumont, elucidou dúvidas dos alunos e professores. "Ele explicou o porquê de certos detalhes, como em relação à fixação de algumas bases do avião, e sobre a hélice", afirma Adriano.

Por sua vez, Guto diz que os alunos se envolveram completamente na atividade e muitos talentos foram descobertos. "Além de dedicados e atenciosos, são ótimos, habilidosos, espertos e inteligentes. Desenham, constroem e questionam", afirma.

A produção das peças e a montagem da aeronave foram realizadas com a mesma tecnologia utilizada originalmente por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Audiovisual, Design Gráfico, Design Industrial, Engenharia de Produção e Produção Multimídia.

"Esta diversidade entre áreas de conhecimento e de maturidade faz com que a convivência em torno de um desafio comum seja também um aprendizado para os alunos", destaca Alécio Rossi, coordenador da área de design do Senac São Paulo.

Aprendizados
Os conhecimentos desenvolvidos pelos alunos no projeto ultrapassaram o domínio técnico e o teórico, pois, além de aprender sobre aerodinâmica, resistências de materiais, ergonomia e mecânica, tiveram que buscar alternativas criativas para o que foi proposto como ideia inicial.

"A aprendizagem pela vivência é uma forma poderosa de preparar profissionais para que se tornem líderes na busca por soluções de problemas. Os conceitos são assimilados e se transformam em um repertório potente para a inovação", finaliza Alécio.

Letícia Baena da Cruz, aluna do 6º semestre de Design Industrial, destaca a importância do trabalho em grupo e da aplicação do conteúdo estudado. "Colocamos em prática coisas que a gente aprende na aula. Mexemos nas máquinas do laboratório de design e utilizamos materiais que nunca tínhamos usado, como o bambu, utilizado na época pelo Santos Dumont", diz.

Ela conta que fez novas descobertas sobre ângulos, hipotenusa, triângulos e outros conteúdos. "Foi uma experiência muito incrível porque surgiram coisas que a gente não faz todo dia. E o Guto, apesar de ser um designer reconhecido, é uma pessoa super acessível, dá para conversar, brincar, fazer piada e ele dá risada junto. Foi muito especial".

Artur Marini, colega de curso, diz que as aulas fizeram a diferença no trabalho. "A gente partiu de um projeto que tem 100 anos de idade e não tinha o avião para ver. Só tinha os desenhos. Então, as aulas de desenho técnico e de desenho tridimensional ajudaram muito".

Além disso, ele destacou as facilidades que o laboratório de design ofereceu ao grupo. "A gente passa muito tempo lá dentro e tem diversas aulas de materiais, de processos, sempre em contato com os técnicos e com as ferramentas. Isso ajudou muito no projeto".

Já o aluno do 6º semestre do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Ramiro Lopes Shmitz, enfatiza que Guto deu um auxílio importante. "Principalmente por tirar dúvidas do que era usado por Dumont, sempre contando um pouco da história e explicando como os aviões funcionam. Ele teve uma parte bem especial nessa construção e a aprendizagem foi enorme", afirma.

Mostra
O resultado da atividade, realizada de agosto a novembro deste ano, foi apresentado em uma exposição realizada no Centro Universitário Senac. Por meio de fotos e vídeos das peças, a mostra apresentou todo o processo de construção do avião desenvolvido pelos alunos.

Contou ainda com uma introdução à história de Dumont e do Demoiselle, com desenhos feitos pelo aviador, além de peças produzidas pelos alunos durante a construção da réplica.

Lançamento
O projeto também marca o lançamento do curso Bacharelado em Design com um novo formato, mais flexível.

O primeiro semestre é fixo, e a partir do segundo, o aluno escolhe os projetos (entre gráfico, produto, digital ou serviços) que direcionam a sua formação. Assim, os cursos de Design Gráfico e Design Industrial, a partir de 2019, integram o curso de Design.

Conheça o Bacharelado em Design, com inscrições abertas no Centro Universitário Senac.

Notícias relacionadas:
- Cocriações com profissionais renomados conectam alunos ao mercado da moda
- Cocriações com profissionais renomados conectam alunos ao mercado da moda
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design
- Centro Universitário é premiado como melhor universidade em artes e design


Tags: Bacharelado em Design, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Demoiselle, Guto Lacaz, Santos Dumont, design, graduação senac, projeto prático, vivência


Últimas notícias

16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)