Home > Notícias
14/12/2018 13h

Alunos promovem casamento coletivo e cerimônia de colegas

Turmas das unidades do Senac em Jundiaí e em Taboão da Serra organizaram a celebração da união de diversos casais.

Noiva Guatecira Lima se prepara para jogar buquê de flores para convidadas do casamento

Guatecira Lima oficializou a união com Wellington Dias em cerimônia coletiva promovida pelos alunos do Senac Taboão da Serra (Foto: Erika Jesus, Fabio Carossi e Tiago Galvão)

Dois ex-alunos do Senac Jundiaí oficializaram a união em uma cerimônia organizada pela turma do curso Casamento: do Planejamento à Celebração em Grande Estilo.

O evento foi a concretização do sonho do casal Jaqueline e Sérgio, juntos há seis anos em um relacionamento que teve como fruto o filho Miguel. A cerimônia ocorreu em 26 de novembro na própria unidade, onde a noiva já integrou o curso Organizador de Eventos e o noivo se formou no Técnico em Segurança do Trabalho.   

"Sei bem a complexidade de organizar um casamento em tão pouco tempo. E só tenho a agradecer. Foi um evento lindo, emocionante e com tudo que eu tinha imaginado. Essa turma realizou o meu sonho e o do meu marido. Lembrarei sempre desse momento com muito carinho", afirma Jaqueline. 

Os alunos tiveram 45 dias para planejar e executar todas as etapas necessárias para a realização do casamento, uma das atividades previstas no curso para que a turma coloque em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula.

"Para isso, nos organizamos com as ferramentas que aprendemos, fomos atrás de parceiros que já eram conhecidos pela qualidade dos serviços e conseguimos fazer um casamento lindo e emocionante. Foi uma experiência extremamente rica para o nosso desenvolvimento profissional", diz a aluna Daniela Volpi. 

Como manda o figurino, o evento contou com buffet, DJ, cabine de fotos, carrinho de brigadeiro, drinks sem álcool, mesa de bolos, bem-casado e lembrancinhas.  

Para o docente Paulo Vitor Targa, a organização do evento fez com que os alunos se sentissem mais seguros para lidarem com os desafios desse setor. "Por mais que nas aulas a gente traga experiência, ferramentas e conceitos essenciais para construir o conhecimento na área, evento é algo que você precisa fazer para criar repertório, ter experiência de mercado", afirma.

Casamento coletivo 
Já os estudantes do Senac Taboão da Serra organizaram um casamento coletivo de quatro casais.

A cerimônia foi resultado de uma parceria promovida entre os alunos dos cursos Técnico em Cozinha, Organizador de Eventos e Formação Básica em Fotografia, inspirados no projeto social A Corrente do Amor, conduzido por Rosana e Emerson Oliveira Rocha, que também é docente da unidade.

Em quatro anos de existência, a ação já realizou mais de 700 atividades voluntárias com o objetivo de contribuir para melhorias sociais e cidadania. Entre as iniciativas, está o buffet A Corrente, criado em 2017 para oferecer um ambiente para festas a valores mais acessíveis. 

Foi nesse espaço que os alunos realizaram, em 13 de novembro, o casamento dos noivos Rozilene e Ivanilton Santana, Nayara e Marcelo Silva, Guatecira Lima e Wellington Dias, além de Evelyn de Oliveira e Laerte da Silva, aluno de gastronomia que participou duplamente do projeto. 

"Estava tudo impecável: decoração, organização, dedicação dos fotógrafos, o local, as maquiadoras e cabeleireiras que também estavam lá como voluntárias. Meus convidados também elogiaram muito o menu que fizemos. Foi tudo muito marcante, principalmente por ter realizado o meu sonho e o da minha esposa", conta Laerte.

Cada turma ficou responsável por uma parte do projeto, batizado como Alimentando Sonhos. Os alunos do curso Organizador de Eventos ficaram responsáveis por todo planejamento e logística da cerimônia, como decoração e montagem do ambiente, contato com fornecedores e noivos, detalhes da recepção, entre outras ações necessárias durante o pré, trans e pós evento.  

Já o grupo do Técnico em Cozinha conduziu todo o menu da cerimônia, mesclando inspirações internacionais, nas entradas e pratos principais, com elementos nacionais, que marcaram as sobremesas.

O cardápio proporcionou uma verdadeira viagem gastronômica aos convidados, que puderam degustar pratos como o som tam, uma salada tailandesa feita com papaia verde, uma torta de carne popular na Austrália, o tradicional frango xadrez chinês, o bobotie, prato típico da África do Sul, as tortilhas e o chilli, clássicos da culinária mexicana, a moussaka, também conhecida como lasanha grega, o kebab, da Turquia, e o asado negro, da Venezuela.

Para adoçar a festa, a brasilidade tomou conta com muitos brigadeiros de colher, cocada, cajuzinho, brigadeiro de cupuaçu e panacotta de goiabada. Para o tradicional bolo de casamento, foi escolhido o recheio de doce de leite com nozes e cobertura de chantilly.

"Foi uma experiência incrível. Tivemos que fazer muitas pesquisas, pensar no local, no cardápio, nas articulações. Tudo isso fez com que tivéssemos a certeza de que é isso que queremos como profissão", diz Luana Martino, aluna do Técnico em Cozinha.

Os alunos de fotografia registraram cada detalhe da cerimônia, que reuniu cerca de 150 convidados, além das 50 pessoas que integraram o staff.  

Para Ricardo Pereira Biserra, docente da área de fotografia, a participação em vivências desse tipo é essencial para aproximar os estudantes do dia a dia da profissão. "A experiência de uma atividade real como essa traz ao aluno de fotografia a visão exata das dificuldades e desafios de uma atividade tão importante quanto a fotografia de casamento", afirma. 

Confira na galeria abaixo as imagens dos casamentos:

Notícias relacionadas:
- Academia de Influenciadores aborda estratégias para meios digitais
- Academia de Influenciadores aborda estratégias para meios digitais
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Empreenda premia ideias inovadoras de negócios propostas por alunos
- Primavera inspira brunch e festival organizados por alunos
- Primavera inspira brunch e festival organizados por alunos
- Primavera inspira brunch e festival organizados por alunos


Tags: Casamento: Do Planejamento a Celebração em Grande Estilo, Formação Básica em Fotografia, Organizador de Eventos, Senac Jundiaí, Senac São Paulo, Senac Taboão da Serra, Técnico em Cozinha, como organizar casamento


Últimas notícias

10/12/2019
09/12/2019
09/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
06/12/2019
Descontos Senac
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)